O estresse é um conjunto de reações físicas e mentais que geram desconforto, justamente com o objetivo de nos levar a alguma ação para que amenizemos essa sensação ruim. Por exemplo: se você se preocupa por uma prova difícil a ser realizada no dia seguinte, essa sensação ruim, que é o estresse, é o que o impulsiona a agir para resolver o problema, isto é, que o leva a estudar e se preparar.

Isso quer dizer que, sim, nós precisamos de algum nível de estresse nas nossas vidas, pois é essa emoção que nos leva a agir, a mudar, a sair da zona de conforto e a fazer o que for preciso para que sejamos felizes. Sem o estresse, não faríamos nada para mudar, de modo que jamais evoluiríamos.

No entanto, existe um nível em que o estresse é estimulante e saudável. Quando ele passa desse nível, ele se torna contraproducente, ou seja, mais nocivo do que benéfico. Mas como diferenciar o estresse positivo do estresse prejudicial? Confira os 10 sinais abaixo para detectar o estresse que faz mal!

1. Dores de cabeça frequentes

Todo mundo sente dores de cabeça de vez em quando. Todavia, o estresse tende a torná-las mais intensas e mais frequentes. O quadro é ainda pior em quem tem enxaqueca, pois o problema também aparece mais nesses momentos de tensão emocional. Sendo assim, fique de olho nas causas da sua dor de cabeça. Se ela sempre aparece quando você está preocupado, ansioso ou irritado, é sinal de que o próprio estresse é a causa dela.

2. Cansaço fácil

O estresse é uma reação que ativa o nosso “modo alerta”, que nos mantém prontos para lutar ou fugir, tão logo identifiquemos alguma ameaça. O problema é que, quando ficamos com esse “modo alerta” ativado de forma prolongada, acabamos perdendo muita energia. Por isso, ficamos cansados física e emocionalmente com muito mais facilidade, o que acaba com a nossa disposição. Até mesmo as atividades que antes nos pareciam mais simples e prazerosas acabam tornando-se verdadeiros fardos.

3. Oscilações de peso

O estresse pode se manifestar de maneiras diferentes em cada indivíduo. Em algumas pessoas, ele tira a fome e torna as pessoas mais cansadas, mesmo depois de uma noite de sono. Isso as leva ao emagrecimento. Entretanto, há outros indivíduos em que o estresse desencadeia compulsões alimentares, em que o prazer de comer representa uma tentativa de amenizar o mal-estar. Nesse caso, a consequência pode ser o ganho de peso, especialmente porque o cortisol (o hormônio do estresse) favorece o acúmulo de gordura para poupar energia.

4. Dificuldade de concentração

PSC

O estresse também provoca dificuldade de concentração. A falta de motivação para as atividades faz com que qualquer distração pareça mais interessante, o que prejudica consideravelmente o nosso foco. Além disso, pegamo-nos no meio de uma tarefa já preocupados com outras questões, o que também prejudica a atenção. Em consequência disso, cometemos erros bobos, nos distraímos, temos esquecimentos e demoramos mais tempo nas atividades. Isso gera frustração e ainda mais estresse.

5. Mau humor

Em consequência de todos os efeitos citados até aqui, é fato que a pessoa com estresse acima do normal tem oscilações de humor. Em geral, ela fica mais ranzinza, pessimista, fechada e até mesmo irritada com coisas pequenas. Pequenas alegrias do dia passam despercebidas, como se o cérebro estivesse “viciado” em identificar apenas o lado ruim da vida. Preocupações incessantes, baixa autoestima, sentimento de culpa, solidão, incapacidade e até mesmo inveja dos outros podem surgir em consequência disso.

6. Problemas de pele sem explicação aparente

Manchas que surgem do nada, coceira, descamação, inchaço e ardência são problemas de pele que podem ser consequência do estresse. A chamada “alergia nervosa” é uma dermatite associada às instabilidades emocionais. Por mais que alguns medicamentos até tenham algum efeito sobre esses sintomas, a verdade é que somente um acompanhamento psicológico para resolver as questões emocionais que os desencadearam será verdadeiramente eficaz na solução do problema.

7. Adoecimentos mais frequentes

Como citamos, o estresse prolongado derruba a nossa energia, o que inclui também um enfraquecimento do sistema imunológico, que é o sistema das nossas defesas naturais contra vírus, bactérias e outros microrganismos capazes de provocar doenças. Com a imunidade em baixa, infecções tornam-se mais frequentes, especialmente os resfriados. Febre, náusea, calafrios, entre outros sintomas desagradáveis podem tornar-se mais comuns em momentos estressantes.

8. Desconforto gastrintestinal

Em algumas pessoas, o estresse pode provocar prisão de ventre, ou seja, a dificuldade em ir ao banheiro com regularidade, mesmo mantendo uma alimentação equilibrada e um bom consumo diário de água. Em outras pessoas, no entanto, pode haver o efeito oposto: a diarreia. O estresse torna as pessoas mais suscetíveis ao inchaço abdominal, aos gases, às doenças inflamatórias, à gastrite nervosa e à síndrome do intestino irritável.

9. Queda de cabelo

Assim como o estresse afeta a pele, ele também enfraquece o couro cabeludo, aumentando a oleosidade e a inflamação da região. É comum, portanto, verificar pessoas que alegam que a queda de cabelo e a ocorrência de caspa aumentam em períodos de estresse elevado, tendo em vista que a gordura no local e a circulação sanguínea comprometida no couro cabeludo facilitam a queda dos fios. Sendo assim, fique atento para identificar se esses problemas se intensificam com o estresse.

10. Tensão muscular

Outro aspecto muito comum nas pessoas durante períodos de estresse, ansiedade e preocupação é a tensão muscular. Isso acontece porque aquele “modo alerta” que essas emoções ativam deixa os nossos músculos mais rígidos, justamente para nos preparar para lutar ou fugir. Em períodos prolongados, portanto, o estresse deixa a nossa musculatura mais tensa e mais suscetível a inflamações e lesões. O torcicolo, por exemplo, pode ser causado pelo estresse.

Como você pode perceber, o estresse pode provocar uma série de reações físicas e emocionais no seu ser. É essencial identificar o surgimento desses sintomas e verificar se eles podem estar associados aos momentos estressantes. Se estiverem, é preciso resolver o problema emocional para solucionar as questões físicas decorrentes. Se necessário, converse com um psicólogo para aprender técnicas de administração do estresse e de inteligência emocional.

E você, ser de luz, se identificou com algum desses sintomas? O que você faz diante de momentos de estresse? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!