Independente das técnicas de vendas utilizadas, elas sempre variam de acordo com o mercado de atuação e o produto/serviço com o qual se trabalha. Porém, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas para se conquistar um alto grau de sucesso.
Confira 11 Dicas Poderosas para ser Efetivo nos Processos de Negociação:
- Saiba identificar as áreas de interesse do seu cliente e fazer perguntas estratégicas, que chamem a atenção do mesmo. Busque entender na essência a real necessidade do cliente para só então oferecer o produto ou serviço como a solução.
- Fique atento quanto aos clientes compararem seu produto/serviço com um concorrente, que possua mais qualidade ou não. É fundamental conhecer o seu concorrente para que você possa vencê-lo. Assim fica mais fácil também, de você conhecer o poder de aquisição do seu cliente, o quanto ele está disposto a pagar para que sua necessidade seja atendida.
- Antes de negociar efetivamente, procure criar um clima positivo. Procure averiguar tudo, a política do cliente e da empresa, preferências pessoais e qualquer informação que possa ser pertinente a sua negociação.
- Caso haja um concorrente como atual fornecedor, tente levar o seu cliente a refletir sobre a qualidade do produto/serviço oferecida e os porquês que o levaram a procurar uma nova empresa. Esse é o momento de coletar informações valiosíssimas para a sua negociação.
- Nunca fale mal da concorrência, demonstre que você tem confiança no produto/serviço que você está oferecendo, exalte suas qualidades e benefícios.
- Se o cliente apresentar objeções é porque ele espera que você seja criativo ao contornar essas situações. Por isso abuse da sua criatividade no trabalho e tenha habilidade em contornar essa etapa, pois depois que você eliminar essas objeções é natural que você execute a venda.
- Em geral o comprador chegar com uma solução ideal em mente e busca nas compras um meio de satisfazer os seus desejos. Por isso, procure traçar estratégias que o ajudem em enxergar que suas necessidades podem estrar conectadas ao produto/serviço.
- Observe qual o motivador de compra, isso pode fazer toda a diferença. Você conseguirá identificar isso por meio de perguntas, procure conhecer o que as pessoas realmente procuram e dessa forma, conduza a negociação de maneira assertiva.
- Conheça o negócio do seu cliente. Tenha postura, empatia e mostre o quanto o seu produto/serviço agregará valor. Assim você consegue conquistar uma relação de confiança com o cliente, mostrando que o caminho indicado é o melhor.
- Assuma a sua negociação e tenha controle do processo se você quer alcançar o seu objetivo. Também é preciso direcionar a conversa para que você possa atingir as metas propostas.
- Grande parte das vendas é concluída pelo tomador de decisões (gestor da área), então crie meios que o ajude a chegar diretamente nele, mas sem ser agressivo, se gaguejar ou mesmo ficar amedrontado.
Estamos vendo que cada vez mais a profissão de vendedor vem se aprimorando. E aquela antiga percepção de que para ser bom vendedor basta ser bom de papo, está se extinguindo. Velhos clichês e fórmulas batidas de vendas não funcionam mais, é preciso que haja técnica e conhecimento.
Hoje o processo de vendas vem sendo estudado, onde os profissionais da área trabalham muito com planejamento estratégico. O investimento está em destinar o tempo em aprender sobre o mercado em que se atua, por meio de táticas para alcançar os melhores resultados.
Gostou do artigo? Comente e compartilhe!