Quando se trata de liderança em organizações empresariais, ter um comportamento assertivo é fundamental para que o líder seja um exemplo positivo para sua equipe e possa ter respeito e credibilidade para conduzi-la aos resultados almejados. Liderar pelo exemplo, com certeza, é um dos melhores meios de inspirar, motivar, engajar os liderados e fazê-los trabalhar de forma produtiva, feliz e eficiente.

Mas, o que significa ter um comportamento assertivo? Quais atitudes atestam que os líderes possuem comportamentos assertivos ao liderar? Para que você identifique quais comportamentos são assertivos e quais precisam ser melhorados, preparei este conteúdo com uma série de atitudes profissionais e também pessoais que são importantes para que a figura do líder seja uma referência positiva diante da sua equipe. Vale destacar que são os comportamentos assertivos que transmitem os valores e crenças do líder. São os comportamentos assertivos que refletem a forma de pensar, agir, liderar e construir os resultados com seus colaboradores.

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11 Exemplos de Comportamento Assertivo que o Líder Deve Ter Diante de sua Equipe

Antes de dar prosseguimento a este conteúdo é importante dizer que esta lista foi feita para que líderes dos mais variados segmentos empresariais. E que comportamentos são esses? Conheça agora 11 exemplos de comportamento assertivo que todo líder precisa ter para construir uma equipe de alto desempenho com resultados sempre crescentes e extraordinários. Continue lendo e confira!

1. Respeito às diferenças

O melhor tipo de líder é aquele que trata seus colaboradores sem distinção de: cor, raça, credo, gênero, orientação sexual…, que se relaciona com todos de forma justa e igualitária e que acima de tudo enxerga seu colaborador como um profissional, um ser humano e não atribuiu aos seus membros nenhum tipo de rótulo negativo.

2. Inteligência Emocional

Saber lidar com as pressões por resultados e dificuldades sem que isso seja repassado de forma negativa aos liderados é uma mostra da inteligência emocional do líder, que também deve ser usada para enfrentar os momentos de dificuldades, conflitos, crises sem sair da linha ou perder o controle de suas emoções.

3. Reconhecimento

O reconhecimento é mais um bom exemplo de comportamento assertivo diante da equipe, que merece ser reconhecida por seu bom desempenho, pelas ideias e soluções apresentadas, projetos, inovações e resultados atingidos com louvor. Reconheça seus liderados sempre!

4. Saber cobrar

Saber  como cobrar uma pessoa educadamente no ambiente de trabalho é outra competência que o gestor deve desenvolver para motivar seus colaboradores a dar o seu melhor, entregar suas demandas no prazo certo e sempre fazer seu trabalho com máximo zelo, dedicação, satisfação, foco e comprometimento.

5. Conhecer a equipe

A melhor maneira de extrair o melhor da sua equipe e conhecendo suas capacidades, experiências e habilidades bem como aqueles pontos de melhoria e gaps que precisam ser trabalhados. Este comportamento assertivo faz com que o líder conheça seus talentos, possa desenvolvê-los continuamente, ajudar aqueles que têm mais dificuldades a superar suas limitações e potencializar os resultados dos seus profissionais em todos os sentidos.

6. Compartilhar os resultados

Nada mais desanimador do que um chefe que quer apenas para si os sucessos. Um líder de verdade, tem um comportamento assertivo e diferente, pois reconhece os resultados de sua equipe, sua dedicação, seu bom desempenho e compartilha os triunfos com todos.

7. Gestão do tempo

Um bom exemplo de líder é aquele que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, com qualidade e excelência, e que inspira sua equipe a fazer mais em menos tempo também. Para isso, a sua habilidade de gerir bem as demandas deve estar sempre em destaque, bem como suas orientações devem ser uma referência positiva para os seus funcionários.

8. Compartilhar seus conhecimentos

O líder que compartilha seus conhecimentos e experiências, que não guarda o que sabe por temer ser ultrapassado, é um exemplo poderoso de como ser uma liderança que agrega valor e que ajuda sua equipe a crescer e evoluir continuamente.

9. Conduta Ética

Agir com ética e respeito é um comportamento assertivo que jamais deve ser deixado de lado, pois o líder está sempre sendo observado por seus profissionais e tudo que ele pensa e faz é avaliado. Seja sempre um gestor correto, ético, justo, com comportamentos que possam ser replicados e repetidos por todos à sua volta.

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10. Comunicação assertiva e feedbacks

Saber se comunicar, no tempo e no momento certo, com clareza e respeito, é um bom exemplo de como o líder deve agir com sua equipe ao compartilhar suas informações e conhecimentos, delegar as tarefas, cobrar as demandas e dar feedbacks assertivos aos seus funcionários.

11. Humanidade

Ter humanidade, pensar nos resultados e também nas pessoas é o que todo bom líder deve fazer, afinal, empresas são formadas por pessoas e quanto mais valorizadas, reconhecidas, satisfeitas e felizes com a gestão elas estiverem, melhores serão os seus resultados profissionais, seu respeito pelo líder e sua dedicação ao trabalho.

Tá vendo como ter um comportamento assertivo como líder não é nenhum bicho de sete cabeças? Portanto, se você é gestor procure avaliar quais são as suas crenças e atitudes em relação aos seus liderados e busque desenvolver o melhor líder que você pode ser. Para isso, conheça o – Leader Coach Training – LCT – a melhor e mais completa formação para líderes do Brasil.

Espero que este conteúdo contribua de maneira verdadeiramente poderosa com a sua liderança, querida pessoa. Que você seja cada vez mais um líder que inspira as pessoas através do exemplo e do comportamento assertivo. Agora, me conte: quais são os seus comportamentos assertivos enquanto líder? E o que você acredita que pode ser melhorado em sua liderança? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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