Querida pessoa, quero hoje conversar com você sobre leitura. Sabia que os livros são uma fonte inesgotável de conhecimento? Por meio deles aprendemos sempre um pouco mais sobre nós, as pessoas e o mundo à nossa volta. Existem vários livros que podem contribuir de maneira poderosa com a nossa carreira profissional.  Todos os profissionais de todas as áreas podem contar com leituras poderosas para alavancar suas carreiras. Esta afirmação também se aplica aos profissionais de Recursos Humanos, pois existem livros que são poderosos aliados no desenvolvimento contínuo dos profissionais desta área.

E aposto que você, profissional de RH que lê este artigo está curioso para saber que livros são estes, não é mesmo? Para saciar a sua curiosidade e contribuir com o seu sucesso profissional, fiz uma lista com onze títulos sobre RH, que podem enriquecer ainda mais seus conhecimentos sobre o comportamento humano nas organizações. Confira a lista que preparei especialmente para você, querida pessoa!

Livros Para os Profissionais de RH

Antes de iniciar a lista de indicações, gostaria de dizer que são livros das mais variadas abordagens comportamentais e que acredito que podem contribuir de maneira positiva com o trabalho dos profissionais de RH dos mais variados segmentos do mercado de trabalho. Mas, que livros são esses? Continue a leitura, querida pessoa!

 

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1 – Como Dizer? A Arte de Dar e Receber Feedback

Este livro é da autora Eliana Pitta e aborda este que é um dos temas mais debatidos nas empresas na atualidade. Muitos profissionais gostam, outros fogem veementemente dele, mas o certo é que a cultura de feedback, quando bem aplicada, traz um importante crescimento, tantos para os gestores, como também para os seus liderados. Assim, a autora mostra as melhores formas de dar feedbacks, de modo a corrigir falhas e potencializar competências, assertivamente.

2 – Concentração – O Segredo das Pessoas Produtivas – Como Pensar com Rapidez, Melhorar seu Foco e não Dispersar sua Atenção

Escrito por Joseph Cardillo, discorre sobre um dos principais problemas dos profissionais das empresas, que é a falta de foco. Traz dicas de como aumentar a concentração e mostra como manter o foco é uma competência essencial ao sucesso. O objetivo com isso é que os profissionais saibam gerir melhor seu tempo, manter sua atenção e melhorar progressivamente a sua produtividade no trabalho.

3 – Gestão da Singularidade – Alta Performance Para Equipes e Líderes

De Eduardo Carmello, este livro mostra a importância dos líderes conhecerem bem as competências, habilidades, talentos e pontos de melhoria de cada um dos seus liderados. A intenção é que isso permita aos gestores extrair de seus colaboradores seu potencial infinito, corrigir comportamentos negativos e alcançar resultados extraordinários com suas equipes.

4 – Gestão por Competências: Ferramentas para Atração e Captação de Talentos Humanos

É uma incrível produção da psicóloga Maria Odete Rabaglio. Traz diversas ferramentas para a realização da seleção e gestão de competências nas empresas. Entre elas, formulários para a descrição de processos seletivos, descrição de cargos e dicas de como mapear os processos que tangem uma entrevista comportamental, por exemplo. Este livro é um importante suporte aos profissionais de RH, pois apresenta as melhores práticas para fazer uma gestão de talentos efetiva.

5 – Coaching Nas Empresas – Estratégias de Coaching para o Ambiente Corporativo

Esta obra tem a minha coordenação editorial e os relatos de 22 coaches profissionais, que trabalham especificamente, atendendo empresas. O livro traz diversos cases de sucesso envolvendo a aplicação do processo de Coaching na resolução de problemas organizacionais e, mostra, aos gestores de RH, como esta metodologia fantástica de desenvolvimento humano pode ajudá-los a melhorar a gestão de pessoas e processos.

6 – Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança.

De minha autoria, este é um poderoso livro que trata da formação de líderes coaches, profissionais com as competências de Coaching, nas empresas. Traz ao RH a perspectiva diferenciada desta nova forma de liderar, que tem sido utilizada em organizações, de todo o mundo, para melhorar o desempenho dos gestores e alavancar os resultados de suas equipes e, consequentemente, a performance da empresa.

7 – Pessoas de Resultado – O Perfil de Quem se Destaca Sempre

De Luis F. Garcia, traz um estudo, realizado pelo autor, com mais de 1200 profissionais, e que constatou que neste montante apenas 188 pessoas tinha competências diferenciadas. Assim, o livro mostra, aos profissionais de RH, como identificar as sete características e os sete pontos fortes dos colaboradores diferenciados, que são visão sistêmica, capacidade de superação, foco, planejamento, propósito, resiliência e automotivação.

8 – Resiliência – A Transformação Como Ferramenta Para Construir Empresas de Valor.

Também de Eduardo Carmello. Neste livro, Carmello mostra a importância da resiliência como um fator decisivo para que os profissionais consigam lidar com os problemas diários, superar os constantes desafios do ambiente organizacional, ter maior controle emocional, criar soluções efetivas e se destacar na multidão.

9 – ROI de Treinamento, capacitação & formação profissional – Retorno do Investimento.

De Cristina Gomes Palmeira, esta obra apresenta ferramentas e técnicas para que os gestores de Recursos Humanos possam mensurar, efetivamente, o ROI, o retorno sobre os investimentos feitos em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários. Fornece o subsídio necessário para avaliar a efetividade das formações, bem como para escolher novos cursos e apresentar à empresa os resultados de suas iniciativas focadas em T&D.

10 – T&D – A Mensuração de Resultados de ROI de Treinamento Integrado ao BSD.

De Rogério Leme, este também é um livro sobre mensuração de resultados, mas desta vez com viés do Balanced Scorecard, método de gestão e avaliação de desempenho, desenvolvido em Harvard.  O exemplar apresenta as melhores formas de fazer a mensuração dos resultados técnicos e comportamentais obtidos por meio dos treinamentos e também como medir a reação dos colaboradores às medidas implantadas pelo RH.

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11 – Trabalhando em Equipe Jogando em Equipe – Jogos e Atividades Para a Construção e o Treinamento de Equipes.

Este livro traz 38 tipos de dinâmicas e atividades voltadas para o desenvolvimento de equipes e de suas competências. Proporciona ao gestor de RH novas ferramentas para desenvolver e potencializar os resultados do trabalho em grupo.

 

Espero que este conteúdo te ajude de maneira positiva e poderosa a desenvolver seu trabalho com maior eficiência. Que os livros aqui indicados se tornem verdadeiros aliados em sua carreira enquanto profissional de Recursos Humanos. Agora, me conte: já leu algum destes livros? O que achou destes livros? Tem algum livro para nos indicar? Utilize o espaço abaixo para deixar uma dica de leitura e a sua opinião sobre o tema. Se este conteúdo te ajudou e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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