“Quero ser uma pessoa melhor a partir deste ano”. Quem é que nunca fez a si mesmo essa resolução de fim de ano, não é verdade? A realidade é que tornar-se alguém melhor não é algo que se decide e se realiza de uma hora para outra, mas sim em um conjunto de atitudes que se tornam hábitos, dia após dia.

Resumidamente, o conceito de tornar-se melhor refere-se a diferentes competências humanas, como a empatia, o respeito, a tolerância, o carisma e o altruísmo. Se cada pessoa exercitasse esses aspectos em seu dia a dia, certamente o mundo seria um lugar melhor. Neste artigo, reunimos 15 ações práticas para que você seja um ser humano iluminado e que ilumina também aqueles que estão ao seu redor. Preparado para conhecê-las? Então, siga em frente e boa leitura!

1. Dedique-se a iniciativas voluntárias

Nem sempre a recompensa mais valiosa por um trabalho é a remuneração financeira. Podemos ganhar muito mais quando fazemos algo por quem precisa e recebemos carinho e gratidão em troca. Escolas, asilos, hospitais, abrigos, iniciativas veterinárias e a própria população de rua representam elementos da sociedade que precisam de ajuda constantemente. Fazer algo por eles certamente é um gesto nobre!

2. Conheça as suas falhas

Ser melhor a cada dia não significa ser perfeito, afinal de contas, a perfeição não existe. O que você pode e deve fazer é desenvolver o autoconhecimento, sobretudo identificando aqueles aspectos do seu ser que precisam ser melhorados. Esse exercício nos torna mais humildes e permite que reconheçamos os traços e atitudes em que devemos evoluir continuamente.

3. Seja altruísta

O altruísmo é o oposto do egoísmo, ou seja, é pensar no outro, respeitar o seu espaço e ajudá-lo no que for possível. Combater o egoísmo é uma tarefa diária, que não depende apenas de fazer caridade a quem sofre, mas também de dividir, de ajudar, de pensar no outro que está ali ao nosso lado — seja um vizinho, um amigo, um colega de trabalho ou um familiar.

4. Aprenda a perdoar

Quando você comete um erro, tem todo o direito de se arrepender, de pedir perdão e de ser perdoado, se a outra pessoa assim desejar. Da mesma maneira, faça o mesmo com que lhe pedir perdão com sinceridade. Você não precisa responder prontamente, mas deve compreender que você também erra. Negar o perdão a alguém é colocar-se em falsa posição de superioridade e acabar com a relação. Evite que isso aconteça. Seja humilde, espere os ânimos se acalmarem e converse francamente com a pessoa.

5. Lembre-se das palavrinhas mágicas

“Por favor”, “obrigado”, “de nada”, “com licença”, “bom dia” e “como vai?” são expressões diárias que indicam respeito e educação. Não é à toa que essas palavras são ensinadas desde a infância, ainda que alguns adultos pareçam ter-se esquecido delas. Não seja uma dessas pessoas. Garçom, porteiro, chefe, amigo, pai, mãe — todo mundo que interage com você ao longo do dia merece respeito. Sem exceções.

6. Faça o que é certo, mesmo que ninguém esteja vendo

PSC

Falar em honestidade é uma coisa tão óbvia, afinal de contas, é obrigação de todo e qualquer ser humano. Infelizmente, vemos diariamente pessoas de todas as classes sociais cometendo “deslizes” nessa área, desde políticos que desviam verbas monumentais até o consumidor que recebe troco a mais do supermercado e não repara o erro cometido. A intensidade varia, mas o erro de caráter é o mesmo. Portanto, não queira levar vantagem sobre ninguém. Seja honesto!

7. Reflita sobre as suas atitudes

Muitas vezes, os conflitos surgem porque as pessoas não pensam antes de falar e de agir, movidas pelo calor do momento. Evite que isso ocorra. Se sentir uma emoção intensa, respire fundo para não falar ou fazer algo de que vá arrepender-se depois. Pense com calma para evitar a resposta irônica, o desejo de vingança, o ato egoísta, entre outras ações que nos afastam de fazer o bem. Use o diálogo como ferramenta para solucionar conflitos, e não para criar outros.

8. Aprenda a lidar com as diferenças

Tolerância é uma das palavras-chave para ser alguém melhor. Assim como devemos tolerar o erro do outro (com limites, é claro), devemos também tolerar as diferenças e lidar com elas. As pessoas têm distintas origens, escolaridades, condições socioeconômicas, etnias, crenças religiosas, orientações sexuais, posições políticas, entre outros aspectos. O importante é que o respeito prevaleça e que ninguém julgue a rica totalidade de um indivíduo por apenas uma de suas características.

9. Tenha objetivos

Objetivos são os projetos para a realização dos nossos sonhos. Eles resumem em uma ou duas frases o que queremos conquistar nas diferentes áreas das nossas vidas. Quando definimos um objetivo e trabalhamos para conquistá-lo, aprendemos a persistir, a progredir continuamente e a não julgar os objetivos dos outros.

10. Aja com autenticidade

Autenticidade significa ser você mesmo. Não abra mão de quem você é, nem dos seus sonhos, apenas por medo do julgamento e da rejeição alheios. Assim como você deve respeitar as decisões dos outros, eles devem fazer o mesmo com você. Infelizmente, as pessoas julgam umas as outras, independentemente daquilo que façam. Portanto, se for para ser julgado, que seja fazendo o que o faz verdadeiramente feliz, sendo você mesmo!

11. Seja gentil e confiável

Se alguém lhe conta um segredo ou um fato qualquer sobre a sua vida, respeite a privacidade dessa pessoa. Demonstre que você é alguém confiável, que jamais utilizará a informação recebida em benefício próprio. Além disso, se você precisar fazer uma crítica construtiva ou apenas discordar da opinião/decisão de alguém, exponha o seu ponto de vista com calma e educação, sem grosseria ou inflexibilidade.

12. Viva com otimismo

O otimismo é a crença de que as coisas vão melhorar e de que a vida, em geral, é uma experiência positiva, que vale a pena ser vivida, mesmo nos momentos de adversidade. Seja uma pessoa que melhora o ânimo e a motivação das outras. Ninguém merece conviver com quem só reclama, aponta defeitos, pensa no pior e joga baldes de água fria nos sonhos dos outros. O mundo já tem críticos demais. Não seja mais um!

13. Elogie as pessoas

Muitas vezes, um simples comentário positivo sobre alguém faz a diferença no dia da pessoa! Pode ser algo sobre a aparência física, sobre um traço da personalidade, sobre uma atitude bacana ou sobre um bom trabalho realizado. Demonstre gratidão e reconhecimento para com as pessoas que fazem parte da sua vida!

14. Cuide de quem você ama

Por falar em demonstrar gratidão, cuide das pessoas que você ama. Todos nós precisamos uns dos outros, seja por meio de uma ajuda concreta, de um abraço, de uma palavra amiga, de uma visita quando estamos doentes ou de uma simples carona em um dia chuvoso. Em pequenas atitudes do dia a dia, mostramos solidariedade. Cuide também dos seus animaizinhos de estimação. Somos responsáveis por eles.

15. Sorria

Por fim, não se esqueça de conduzir a sua vida com graça e alegria. Mesmo nos momentos difíceis, certamente encontraremos algum motivo pelo qual vale a pena lutar: a amizade, a família, a vocação ou apenas a fé que nos motiva. Além do mais, lembre-se de que o bom humor contagia. Portanto, sorria para as pessoas que fazem parte da sua rotina. Ninguém merece lidar com gente emburrada.

As 15 dicas acima são pequenas atitudes que, quando colocadas em prática, nos ajudam a sermos pessoas melhores. Procure adotá-las em sua rotina e veja a diferença que elas farão na sua vida e na vida de quem convive com você!

E você, querida pessoa, coloca em prática alguma das ações acima? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal começar a ser uma pessoa melhor desde já e levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!