Sigmund Freud é conhecido como o pai da psicanálise, método terapêutico desenvolvido por ele, que consiste em ouvir e analisar o que é dito pelo paciente, promovendo a chamada cura através da fala. Além disso, é autor de diversas teorias relacionadas à mente e ao comportamento, estudos extremamente relevantes que fizeram com que ele se tornasse uma referência na área. No artigo de hoje irei compartilhar 15 frases Freud para que conheça um pouco mais a respeito desse homem que foi e continua sendo tão importante para toda a sociedade.

O quanto você se conhece?
Se conheça e seja mais pleno e feliz se autoconhecendo.
Baixe aqui o ebook sobre autoconhecimento!

Conteúdos

Frases Freud – Citações Para Refletir Profundamente Sobre a Vida

Freud tinha uma mente brilhante e seus pensamentos ecoam através de suas obras e daqueles que tiveram o prazer de estudá-la. Leia cada uma das frases a seguir e reflita sobre os significados que elas representam em sua vida.

1 – “Um dia, em um retrospecto, os anos de luta lhe parecerão os mais belos.”

Enquanto se está lutando por um objetivo, se esforçando dia após dia para alcançá-lo, tudo parece extremamente desafiador, complicado e, por vezes, assustador. Porém, um dia, irá olhar para trás e ver o quanto essas experiências te proporcionaram força e sabedoria.

2 – “A maioria das pessoas não quer realmente liberdade, porque ser livre envolve assumir diversas responsabilidades e muitos têm medo de carregar esse fardo.”

Ser livre é fantástico, porém, envolve arcar com uma série de responsabilidades que nem todos estão dispostos, pois ser responsável é trabalhoso, tem uma série de recompensas, mas requer esforço.

3 – “As emoções que não são expressadas nunca morrerão. Elas são enterradas vivas e surgirão mais tarde, de maneiras ainda mais aterrorizantes.”

Negar a existência de emoções que você não gostaria de sentir não fará com que elas desapareçam, muito pelo contrário. É preciso aceitar tudo aquilo que se sente para, então, encontrar uma maneira positiva de lidar com isso.

4 – “A civilização começou na primeira vez em que uma pessoa furiosa lançou uma palavra ao invés de uma rocha.”

PSC

Os seres humanos são os únicos capazes de resolverem os problemas que possuem entre si através do diálogo. Esbravejar, gritar ou mesmo partir para as vias de fato faz com que um indivíduo se esqueça da sua humanidade.

5 – “Ser totalmente honesto consigo mesmo é um bom exercício.”

O primeiro passo que uma pessoa deve dar para encontrar a felicidade e a paz interior é começar a ser totalmente honesto consigo mesmo. Ouvir a sua voz interior permitirá que se conheça melhor e tome decisões de forma coerente e segura.

6 – “Antes de diagnosticar-se com depressão ou baixa autoestima, primeiro certifique-se de que você não está, na verdade, apenas cercado por pessoas desagradáveis.”

As pessoas com as quais convivemos têm uma grande influência sobre a maneira como nos sentimos e até nos comportamos. Portanto, faça boas escolhas, cerque-se daqueles que agregam positivamente à sua vida e lembre-se de fazer o mesmo por eles.

7 – “A única pessoa com quem você tem que se comparar é você no passado.”

Cada indivíduo é único e possui a sua história, por essa razão, se comparar com fulano ou sicrano jamais te trará algo de bom. Prefira sempre olhar para trás e ver o quanto evoluiu até chegar onde está hoje.

8 – “Se você não gosta de uma pessoa, é porque ela faz com que se lembre de algo que não gosta em si mesmo.”

Sempre que alguma característica ou comportamento de outra pessoa começar a te incomodar, olhe para si. São grandes as chances de estar enxergando apenas um reflexo de você mesmo.

9 – “Olhe nas profundezas de sua própria alma e aprenda primeiro a conhecer a si mesmo, então, entenderá o motivo pelo qual essa enfermidade estava fadada a cair sobre você e talvez, a partir daí, você evite adoecer.”

Autoconhecimento é poder. A partir do momento em que começar a se conhecer e entender como seus pensamentos e emoções funcionam, conseguirá evitar uma série de problemas e sofrimentos desnecessários.

10 – “O eu público é uma construção condicionada do eu interior.”

Muitos indivíduos têm características que consideram inadequadas e que as escondem, muitas vezes de si mesmos. Então, mostram para a sociedade apenas aquilo que julgam ser aceitável, condicionando a própria essência à aprovação de terceiros.

11 – “Quando não se tem o que se quer, é preciso querer o que se tem.”

Nem sempre temos tudo aquilo que desejamos, entretanto, é preciso valorizar aquilo que se tem. Talvez, hoje, você não tenha o emprego dos seus sonhos, por exemplo, porém, precisa do seu trabalho atual para se sustentar e se planejar para, no futuro, alcançar o seu objetivo.

12 – “Ao tomar decisões de menor importância, sempre achei vantajoso considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, como a escolha de um parceiro ou de uma profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós mesmos. Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades internas de nossa natureza.”

Nem todas as escolhas que fazemos na vida precisam ser consideradas e analisadas de maneira racional. Em muitas situações, o inconsciente e a intuição dão conta do recado e mostram com maestria o melhor caminho a seguirmos.

13 – “Palavras têm um poder mágico. Elas podem proporcionar a maior felicidade ou o mais profundo desespero; podem transferir conhecimento de professor para aluno; as palavras permitem que o orador influencie seu público e dite suas decisões. As palavras são capazes de despertar as emoções mais fortes e estimular as ações de todos os homens.”

Tudo aquilo que dizemos aos outros e a nós mesmos têm um grande peso. Por essa razão, devemos sempre escolher muito bem as nossas palavras, para que elas sejam sementes de incentivo e ânimo e nunca de desestímulo e desânimo.

14 – “Nós somos o que somos porque temos sido o que temos sido.”

A vida que você tem hoje, de alguma maneira, é fruto de escolhas que fez um dia. Ter consciência das suas responsabilidades e do seu poder de decisão é fundamental para que siga por caminhos que estejam de acordo com as suas vontades e expectativas.

15 – “Aquilo que não podemos lembrar, vamos repetir.”

É sempre importante refletir e manter um diálogo interno para que se lembre das experiências que viveu. Assim, poderá repetir as fórmulas dos acertos e repensar as falhas, para evitar cometer as mesmas. Faça da sua memória a principal ferramenta para o seu desenvolvimento.

Gostou das frases? Qual delas mais te tocou? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

Créditos da Imagem: Por Mario Breda – ID do vetor stock livre de direitos: 1043936227