Ser líder é muito mais do que apenas dar ordens e envolve, principalmente, inspirar e motivar as pessoas a irem em busca de um objetivo comum, que é o sucesso da organização. Desse modo, é fundamental que, ao assumir um cargo de liderança, o profissional busque aperfeiçoar suas habilidades para que consiga extrair o melhor de cada colaborador da sua equipe. Além disso, é importante estar atento aos principais defeitos de um líder, para saber que tipo de atitude deve evitar ter dentro da empresa e na vida de uma forma geral.
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Defeitos de um Líder Ineficaz – 20 Atitudes Que Devem Ser Evitadas
Quando se está em um processo de desenvolvimento de qualquer tipo, além de saber as habilidades que precisam ser aprendidas, é importante identificar as atitudes a serem evitadas. Assim, se tem uma visão global a respeito dos seus pontos fortes e daqueles que precisam ser aperfeiçoados. Confira, a seguir, vinte atitudes que um líder deve evitar completamente em seu comportamento.
1 – Ser Arrogante
Uma pessoa arrogante é aquela que se sente superior em relação aos demais e demonstra isso através de suas atitudes e palavras. Dentro do perfil de um líder, esse tipo de comportamento não cabe, principalmente porque liderar é fazer parte da equipe e estar lado a lado com os colaboradores.
2 – Não Ter Inteligência Emocional
A inteligência emocional é uma característica essencial para qualquer profissional, entretanto, no caso de um cargo de liderança, se torna ainda mais relevante. Afinal, será necessário lidar diretamente com pessoas e é importante saber gerenciar bem as emoções para evitar desentendimentos e outros tipos de problemas.
3 – Centralizar Funções
Por mais habilidades técnicas que um líder possua, é preciso que ele confie na sua equipe para delegar tarefas. Achar que é o único capaz de realizar determinadas atividades não é uma atitude positiva e pode, até mesmo, prejudicar o andamento dos processos.
4 – Diferenciação no Tratamento da Equipe
Quando se trata de relacionamento interpessoal, é natural sentir mais empatia por uns do que por outros. Entretanto, isso jamais deve ser motivo para que um líder privilegie alguns e deixe os demais de lado. O tratamento deve ser sempre igual para todos.
5 – Fazer Promessas e Não Cumprir
De nada adianta prometer um bônus se todos se esforçarem para bater uma meta se essa promessa não for cumprida. Esse tipo de atitude é extremamente prejudicial e pode fazer com que um líder perca a credibilidade perante os seus colaboradores.
6 – Apenas Dar Ordens e Não Participar
Ser líder é ser parte da equipe, com a diferença de que tem como principal função orientar e definir os objetivos a serem alcançados. Dessa maneira, é necessário que se faça mais do que apenas dar ordens e também coloque a mão na massa.
7 – Colher os Louros do Sucesso Sozinho
Quando um objetivo importante é alcançado, é extremamente importante que o líder reconheça o esforço e a participação de toda a equipe. Afinal, sozinho, provavelmente ele não conseguiria chegar a esse resultado.
8 – Culpar Terceiros Por Tudo
Se os louros do sucesso devem ser compartilhados, a responsabilidade pelos fracassos deve ser assumida completamente pelo líder. Então, posteriormente, descobrir juntamente com a equipe os erros e trabalhar com todos a fim de evitar que se repitam.
9 – Aversão a Mudanças
Como bem disse Heráclito, a única coisa que nunca muda é que tudo muda. Assim, o líder que tem problemas com mudanças pode comprometer o desenvolvimento da organização. Afinal, a inovação é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva.
10 – Não Ouvir os Liderados
O diálogo é imprescindível em qualquer tipo de relacionamento e nas empresas não é diferente. Um líder que não ouve o que os seus liderados têm a dizer perde em muitos aspectos, incluindo o desperdício de boas ideias e o entrosamento que toda equipe precisa ter.
11 – Ter Inveja dos Progressos Alheios
Um líder que não consegue se orgulhar dos progressos de seus colaboradores demonstra não estar preparado para assumir tal posto. Afinal, liderar é exatamente trabalhar pelo desenvolvimento da equipe e se alegrar com os bons resultados.
12 – Agir Com Desonestidade
A honestidade é uma qualidade essencial a qualquer ser humano e, em se tratando de liderança, é indispensável para construir uma relação de confiança com os colaboradores. É sempre importante lembrar que o líder é um espelho para os demais e, por isso, deve sempre dar um bom exemplo.
13 – Fazer Críticas em Público
Se um colaborador não está desempenhando o seu papel como deveria, criticá-lo na frente dos outros irá desestimulá-lo ainda mais. Por isso, é sempre importante escolher bem as palavras e falar em particular, para ouvir o que o funcionário tem a dizer e evitar constrangimentos.
14 – Reagir ao Invés de Responder
Dentro de uma empresa, o líder está a todo o momento lidando com pessoas e situações inesperadas. Por isso, é fundamental que ele esteja pronto para responder a tudo isso com serenidade e, assim, evitar ter reações intempestivas e que gerem um clima negativo entre a equipe.
15 – Estar Sempre Estressado
Todo mundo tem um dia em que se sente mais estressado, seja por não ter dormido bem na noite anterior ou por estar com alguma preocupação, por exemplo. Entretanto, um líder que está a todo o momento irritado pode fazer com que os colaboradores sintam medo dele, o que certamente irá comprometer o relacionamento entre todos.
16 – Não Estar Presente
Ser líder não envolve apenas delegar tarefas e inclui estar ao lado dos liderados, oferecendo suporte, tanto moral quanto técnico, durante a execução delas. Por essa razão, é fundamental que se esteja presente no dia a dia da equipe, de corpo e alma.
17 – Reuniões Improdutivas em Excesso
Fazer reuniões com a equipe é necessário para que todos fiquem cientes dos próximos passos a serem dados. Contudo, fazer reuniões em excesso não é positivo, principalmente porque se compromete um tempo valioso em que todos poderiam estar produzindo.
18 – Não Dar Feedbacks
Os feedbacks são uma ferramenta fantástica para apontar os acertos dos colaboradores e mostrar aquilo que pode ser melhorado. Abrir mão disso é o mesmo que jogar pelo ralo grandes oportunidades de crescimento e aprendizado.
19 – Não Compartilhar Objetivos e Resultados
Imagine que o líder está em um barco com os seus liderados e cada um tem um remo em suas mãos. Se todos não souberem para que direção remar, certamente não chegarão a parte alguma. Por isso, é sempre importante que todos estejam cientes dos objetivos a serem alcançados, para que unam os seus esforços e consigam chegar lá.
20 – Agir de Forma Desrespeitosa
A última atitude a ser completamente evitada pelos líderes envolve situações de desrespeito, como alterações de voz, se referir aos colaboradores de maneira inadequada, entre outras. É sempre importante se lembrar que por trás de cada profissional existe um ser humano que merece ser tratado com respeito.
Quais dessas atitudes você considera as mais graves no comportamento de um líder? Deixe a sua opinião nos comentários!
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