A música é uma arte extraordinária e capaz de suscitar em nós as mais diversas emoções. Quem nunca suspirou ao ouvir uma bela canção de amor ou se sentiu animado com uma batida mais agitada, não é verdade? 

Além disso, muitas letras e melodias são capazes de nos fazer viajar no tempo, recordando memórias e revisitando o passado. Neste artigo, falaremos a respeito de um estilo em especial, que são as músicas de superação, que podem nos inspirar e motivar a vencer obstáculos e seguir em frente. Confira!

Músicas de superação para ajudar você a seguir em frente

Elaboramos uma lista com 30 músicas para inspirar você que passa agora por alguma situação delicada. Dedique um momento do seu dia para ouvi-las na essência, sentindo a melodia e absorvendo as belas mensagens das letras. A música tem um poder visceral, capaz de fazê-lo sentir-se mais forte e motivado!

  • Tente outra vez: Raul Seixas

Uma das canções brasileiras mais icônicas quando o assunto é superação, ela é bastante emocionante e fala que todos têm força para se levantar após uma queda e tentar novamente. Ela diz que é necessário ter fé na vida e em si mesmo, além de entender que nunca é tarde para cruzar a ponte e vencer. Dê mais uma chance a si mesmo: você vai se surpreender!

  • Mais uma vez: Legião Urbana

Por meio de uma bela metáfora, Renato Russo diz que é claro que o sol vai voltar a brilhar amanhã. Assim como nas nossas vidas, mesmo quando estamos vivendo uma situação delicada, é importante sempre se lembrar de nunca se esquecer de que as coisas vão se encaixar, e tudo ficará bem. Após a escuridão da noite, um novo dia nasce, com oportunidades de resolver os problemas e alcançar metas.

PSC Renascimento

  • Amanhã: Guilherme Arantes

Esta é outra bela música que usa a metáfora do sol para representar a vida e os seus desafios. Guilherme Arantes diz que, apesar das dificuldades de hoje, amanhã surgirá uma nova estrada para se trilhar. Se o presente está difícil, precisamos ter em mente que não há mal que dure para sempre. Confie em um amanhã de mais paz e serenidade!

  • Tema da vitória: Maestro Eduardo Souto Neto

Uma bela canção instrumental, que costumávamos ouvir aos domingos, sempre que o nosso eterno campeão Ayrton Senna entrava nas pistas e alcançava mais uma vitória na Fórmula 1. Inspire-se com o tema da vitória desse homem que foi, e continua sendo, um grande exemplo de dedicação e perseverança. Você também pode e deve ser o número 1 nas corridas da sua vida!

  1. Já deu tudo certo: Padre Marcelo Rossi

Independentemente da sua religião, permita-se ouvir e inspirar-se com essa bela canção. Ter fé de que tudo o que o aflige dará certo vai acalmar o seu coração e fazer com que as soluções se tornem mais próximas. Muitas vezes, forças que nós mesmos desconhecemos intercedem em nosso favor por meios que jamais saberemos. Confie que essas forças o ajudarão nos momentos mais difíceis da sua vida!

  • Anjos: O Rappa

A canção da banda brasileira diz que, para aqueles que têm fé, a vida nunca tem fim. Diz, ainda, que, apesar de todos os desafios, a vida é maravilhosa. É o tipo de música que traz uma mensagem positiva e que anima por meio da melodia, que é cheia de nuances. Se você acredita que existem mais coisas entre o céu e a Terra do que a ciência pode provar, essa música é uma mensagem de força, fé e ânimo.

  • O sol: Jota Quest

A letra dessa música traz lições que você deve levar para a sua vida. Ela diz que não se deve escutar a dor e o medo, pois eles não levam a nada — aliás, muitas vezes, são criações da nossa própria mente limitante. Em vez disso, é preciso seguir o caminho do sol, da luz, pois é ele que o levará para um lugar em que realmente vale a pena estar!

  1. Sorri: Fábio Júnior

Esta é uma canção que fala sobre a importância e o poder do sorriso, mesmo quando estamos passando por situações delicadas. Trata-se de uma versão da música Smile, de Charles Chaplin, que diz que, quando se sorri, é possível perceber que a vida continua. Mesmo diante de dificuldades, devemos manter o ânimo, pois é assim que superamos esses obstáculos.

  • A festa: Ivo Mozart

Esse é o tipo de música que motiva e anima ao mesmo, pois fala da vida comparando-a a uma festa. É importante deixar as preocupações de lado, o medo, as opiniões dos outros e manter o foco em ser feliz, sempre aprendendo com os erros e tirando lições positivas deles. Por mais que a vida seja repleta de desafios, não devemos nos esquecer de tirar o máximo das experiências positivas!

  • Tudo novo de novo: Paulinho Moska

Esta é uma canção que fala sobre a importância de recomeçar após sofrer uma desilusão ou qualquer outro tipo de sofrimento, sem medo de que aconteça novamente. Não é porque algo deu errado no passado que vai se repetir, não é mesmo? Além disso, ela diz que, se analisarmos bem, nada é tão triste assim, e as dores podem (e devem!) ser superadas.

  • Um dia após o outro: Tiago Iorc

A música fala a respeito da importância de desacelerar e evitar que as preocupações dominem a mente. Assim, é possível se abrir para o novo, que virá para estabelecer a harmonia e colocar tudo no seu devido lugar. Planejar o futuro é importante, mas também não podemos queimar etapas e nos esquecer de que o amanhã depende diretamente daquilo que fazemos hoje. Viva um dia de cada vez!

  • Quando o sol bater na janela do seu quarto: Legião Urbana

Se você está passando por um momento delicado, achando que tudo está perdido, ouça essa canção e veja que é possível começar tudo de novo, agora mesmo. Permita que o sol entre pela janela do seu quarto e ilumine a sua vida novamente. Para isso, porém, é preciso sair da cama, lavar o rosto, abrir as janelas e respirar o ar puro de um novo dia. Restabeleça as suas forças, pois a vida continua!

  1. O sol nascerá: Cartola

O grande mestre Cartola nos fala, por meio dessa nobre canção, que devemos levar a vida sempre de forma positiva, cultivando bons pensamentos e com um sorriso no rosto. Você já deve ter percebido que muitos compositores recorrem ao astro-rei para simbolizar a ideia de superação, não é mesmo? De fato, ele é a principal fonte de energia do universo, sendo que não há nuvem ou noite que o impeça de renascer!

  • Trem-bala: Ana Vilela

Essa é uma canção de grande sucesso no Brasil, composta e gravada por Ana Vilela. “Trem-bala” traz uma mensagem muito bonita, que compara a vida ao caminho de um trem e fala sobre a importância de aproveitar cada instante. Pessoas entram e saem, como se cada etapa da vida fosse uma estação específica. Por isso, devemos pensar não apenas no destino, mas em aproveitar o próprio percurso também!

 

  • Como uma onda: Lulu Santos

“Como uma onda”, um dos maiores sucessos da carreira de Lulu Santos, fala sobre a rapidez com a qual a vida se transforma, comparando esse movimento ao de uma onda. É uma letra que gera reflexão e, ao mesmo tempo, que nos dá esperança para continuar. Se a vida muda, assim como as marés, precisamos viver as oportunidades e os aprendizados de cada fase: as calmarias e as tempestades.

  1. Faça desse drama: 5 a seco

Todo mundo enfrenta os seus próprios dramas em determinadas fases da vida, e a música da banda 5 a Seco sugere que aproveitemos esse momento para recomeçar, voltar a sorrir e nos redescobrir. Faça dos dramas da sua existência fontes de aprendizado e pontos de luz. Sem as adversidades da vida, nós não desenvolveríamos muitas das competências que temos hoje. Fortaleça-se!

  • Enquanto houver sol: Titãs

Titãs, uma das mais importantes bandas do cenário nacional, traz nessa canção uma bela lição sobre a vida. A letra fala que, mesmo quando tudo parece estar perdido, sempre há esperança. Um trecho muito significativo diz: “é caminhando que se faz o caminho”. Portanto, não espere as circunstâncias ideais para agir. Comece a agir agora, como lhe for possível, para alcançar os progressos que você deseja!

  • Grandes coisas: Fernandinho

Esta bela canção de Fernandinho, um artista muito talentoso, é uma verdadeira lição de motivação, fé, esperança e amor. A canção nos lembra que é importante acreditar que o melhor sempre está por vir, mesmo que alguns indícios digam o contrário. Desconfie dos seus pensamentos e confie na capacidade que a vida tem de recomeçar e de novamente proporcionar bons momentos!

  • Eye of the Tiger: Survivor

Essa é canção que se tornou um ícone quando o assunto é superação, pois foi tema do filme Rocky: um lutador, um grande sucesso do cinema. Assim como o personagem venceu, você também é capaz de se tornar um campeão nas suas batalhas diárias. Acredite nas suas próprias capacidades de vencer os desafios e alcançar aquilo que você deseja!

  • Chariots of fire: Vangelis

Esta é uma música instrumental, mas, mesmo sem letra, com certeza você já a ouviu e se emocionou com ela, sobretudo na corrida de São Silvestre ou nos Jogos Olímpicos. Ela é conhecida como o hino dos maratonistas, atletas que superam os seus limites diariamente, seja nos treinos, seja nas competições. Essa canção deu ao filme homônimo (Carruagens de Fogo) o Oscar de melhor trilha sonora de 1982.

  1. Hero: Mariah Carey

Mariah Carey canta essa canção que fala sobre o herói que existe dentro de cada um de nós. Ela reforça que todas as respostas que buscamos estão na nossa alma. Portanto, permita-se encontrar esse herói, e você verá que nenhuma dificuldade será capaz de derrotá-lo. Não busque heróis alheios; seja você mesmo a salvação que tanto procura!

  • We are the champions: Queen

Essa música fala sobre os erros que fazem parte da vida e que, depois, ao superá-los, todos se tornam verdadeiros campeões do mundo. Permita-se tornar-se também um vencedor, pois você é capaz. Esse sucesso do Queen é mais um clássico dos cinemas e das competições esportivas que sempre causa muita emoção. Ouça com atenção!

  • Man in the mirror: Michael Jackson

A canção do rei do pop nos convida a fazer uma reflexão a respeito de quem somos, como se estivéssemos olhando para um espelho. Esse é o primeiro passo para construirmos um mundo melhor e repensarmos as nossas atitudes, a fim de que a transformação se inicie dentro de cada um de nós. O espelho é uma metáfora para o autoconhecimento, afinal de contas, “quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”.

  • Beautiful day: U2

Essa é uma canção que fala sobre o quanto o dia pode ser maravilhoso, basta que saibamos apreciá-lo e que não o deixemos escapar, focando na negatividade. Aproveite para observar o mundo ao seu redor, a paisagem, o céu, enfim, aprenda a apreciar cada detalhe. Ouça essa música logo pela manhã, pois a letra e a melodia, combinadas, farão com que você tenha um dia extraordinário.

  • Happy: Pharrell Williams

Happy significa “feliz” em inglês. A superação requer força, e uma das melhores maneiras de recarregar as energias é por meio da positividade. Esta canção do cantor estadunidense Pharrell Williams fez e ainda faz muito sucesso, devido ao seu poder de contagiar. Aproveite para arrastar os móveis da sala e dançar. Sem julgamentos, permita-se e mergulhe no alto astral!

  • Imagine: John Lennon

Imagine é uma música que se tornou um ícone quando o assunto é a busca por um mundo melhor. Quanto mais pessoas imaginarem e acreditarem nos seus próprios sonhos, mais motivadas estarão para contribuir com a transformação do mundo em que vivemos. Não há realizações sem sonhos e sem a vontade genuína de realizá-los. Por isso, imagine a vida que deseja e aja para concretizá-la!

  • Don’t stop believin’: Journey

A banda Journey, que fez um grande sucesso nas décadas de 1970 e 1980, tem como uma das suas principais canções a bela “Don’t stop believin”, que fala sobre a importância de não pararmos de acreditar e de nos apegarmos aos nossos sentimentos e às pessoas a quem amamos. Nunca deixe de acreditar que dias melhores estão por vir. Eles sempre vêm!

  • It’s my life: Bon Jovi

It’s my life é um clássico do rock, uma canção potente que se tornou um dos maiores sucessos de Bon Jovi. Ela fala sobre a importância de desfrutar da vida enquanto ela acontece. Unindo a mensagem da letra com a melodia forte, essa é uma música que transmite força e motivação para seguir em frente. Você não vai viver para sempre. Portanto, a hora de lutar pelos seus objetivos é agora!

  • Jump: Madonna

“Saltar”, do inglês jump, é o que sugere Madonna nesta música, que fala sobre a importância de agir, enfrentar os próprios medos e seguir em frente sem olhar para trás. Precisamos saltar para superar as barreiras da vida e aqueles obstáculos que insistem em aparecer. Precisamos saltar, também, para reconhecermos o quão alto podemos chegar quando acreditamos em nós mesmos.

  • I feel good: James Brown

Para finalizar em grande estilo, selecionamos um grande clássico do gênio da música James Brown, que traz uma afirmação positiva para que você cante e diga a si mesmo: “Eu me sinto ótimo”. Ouvir essa canção dançante e poderosa vai dar a você energia e ânimo para superar os obstáculos e ser feliz. Ouça-a para elevar o seu humor e contagiar a quem estiver ao seu redor!

Que essas músicas o ajudem a renovar as suas esperanças e a sentir-se mais otimista em relação a si mesmo e à sua vida. E você, ser de luz, quais são as músicas que não podem faltar na sua playlist de inspiração? Comente abaixo quais são as suas favoritas e, claro, compartilhe também essa seleção de canções de superação com os seus amigos e familiares, por meio das suas redes sociais!