O segundo nível da pirâmide traz a Necessidade de Segurança. Essa é a necessidade de sentir que não estamos correndo perigo, de ter abrigo, de sentir proteção. Antes de viajarmos, por exemplo, costumamos levar nosso carro para a revisão, a fim de evitarmos acidentes.

Pelo medo causado pela insegurança algumas pessoas dirigem vários quilômetros para não entrarem em um avião. Outros gastam milhares de reais em sofisticados sistemas de segurança em suas residências. Temos ainda aqueles que chegam a sofrer transtornos psicológicos em decorrência do excesso de medo e da sensação constante de insegurança física e emocional.

A necessidade de segurança também transparece na nossa busca por estabilidade na carreira e nas relações afetivas e familiares. Não raro vemos pessoas que namoram sem paixão alguma, apegadas à segurança que o outro transmite e que pensam não ser possível encontrar uma relação estável com outra pessoa.

Podemos também pensar naqueles que se submetem a duras rotinas de trabalho ou até ao assédio moral pela segurança da carteira assinada e do salário fixo no final do mês. Ou ainda, naquele indivíduo que por medo de não ser aceito pelos amigos, não expõe suas verdadeiras opiniões e sempre se manifesta de forma contrária ao que realmente pensa.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

A Importância de Sentirmo-nos Seguros

E, pensando em satisfazer as necessidades de segurança, acho importante reconhecer que, quando nossas necessidades de segurança não estão sendo atendidas plenamente, ou temos receio se não sermos capazes de atender as nossas necessidades de estabilidade, ou que não seremos capazes de pagar o nosso aluguel, nossas contas pessoais ou algo assim, o que normalmente acontece é o estresse e ansiedade.

Por isso, na maioria das vezes que estamos estressados ficamos com muita ansiedade e voltamos às necessidades de segurança. Sentimos isso porque todo ser humano possui o seu “ambiente seguro”, ou seja, um estado físico e mental onde sente-se totalmente confortável e livre de transtornos de qualquer natureza.

PSC

Essa segurança é essencial para que cada um de nós possa avançar na pirâmide e sentir-se confiante e motivado para buscar nossos objetivos, metas e sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais. Por isso, quando sentir-se inseguro, busque imediatamente encontrar seu equilíbrio e estar plenamente “dono de si”. Isso é fundamental para ter mais qualidade de vida e eliminar medos desnecessários do seu dia a dia. Liberte-se!

Necessidade de Segurança como ferramenta de marketing

Muitos são os produtos anunciados nos meios de comunicação que usam imagens e ações que atendem às nossas necessidades de segurança. Por exemplo, as instituições com os produtos financeiros, frequentemente nos vendem para nós com imagens e cenas mostrando uma família segura e feliz se instalando em sua nova casa, depois de fazer uma hipoteca ou investir suas economias. Essas imagens mostram o estilo de vida que associamos à segurança. Casa linda e família feliz, e ainda com um animalzinho de estimação. As conexões que você faz entre os produtos que você está projetando e as qualidades de fornecimento de segurança que eles podem ou não possuir são o que ajuda a garantir a atenção do consumidor. Ao sugerir que seus produtos satisfarão uma ou mais das necessidades de segurança, por exemplo, deixar os usuários satisfeitos, proporcionar conforto a eles e a seus amigos ou a garantia de sua segurança pessoal ou financeira, você está acalmando seus medos e movendo um passo mais perto de ganhar sua confiança. A confiança é um dos aspectos mais importantes do comércio eletrônico, especialmente; sem confiança, os usuários não estão preparados para inserir seus detalhes, muito menos fazer uma compra. Portanto, imagens ou texto e quaisquer outros elementos que sugiram ou garantam a segurança incentivam os usuários a confiarem em você e concluem as compras como um resultado direto.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Dicas para se manter mais seguro

Precauções simples não custam muito tempo ou dinheiro. Coisas simples podem te deixar inseguro diante da vida. Siga esses pequenos conselhos para não ter aborrecimento e se sentir mais seguro. Não aja após o evento ou espere até que algo seja roubado. Siga nosso conselho agora.

  1. Assuma a responsabilidade por si mesmo!
  2. Tenha precauções quando sair de casa. Cuide de você, de sua família e do seu lar. 
  3. Mantenha-se sempre no equilíbrio de suas ações. Se for sair para uma festa, cuidado com bebidas em excesso. 
  4. Faça um seguro de vida e se preocupe com seus pertences. 
  5. Assegure seus bens!
  6. Certifique-se de que sua casa está segura
  7. Seja cauteloso com seu carro, faça as revisões solicitadas pela concessionária. 
  8. Mantenha detalhes pessoais seguros
  9. Tenha um plano de saúde ou seguro saúde.
  10. Tenha cuidado extra com dinheiro

E você, quando sente mais necessidade de segurança? Comente abaixo, continue acompanhando meu blog, na categoria Self Coaching, e conheça também todos os artigos sobre as demais Necessidades Básicas do Ser Humano.

 

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/