boa convivência no ambiente de trabalho é uma das condições básicas para a produtividade e o bem-estar emocional dos funcionários, pois pessoas que estão o tempo todo insatisfeitas e em conflito constante com as outras, tendem a transformar o ambiente negativamente também. Como sabemos o ser humano não desliga suas emoções no escritório, por isso, para evitar desgastes emocionais e confrontos repetidos com os colegas e gestores, é importante estar aberto a construir um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor e colaborar para isso.

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7 Dicas Para Ter Boa Convivência no Ambiente de Trabalho

Trabalhar em equipe tem se tornado um grande desafio nos últimos tempos? Você tem sentido que os colaboradores estão mais dispersos e insatisfeitos? Então, leia com atenção as três dicas que trouxe de como estabelecer uma convivência mais harmoniosa no ambiente de trabalho.

1 – Tenha Empatia Com a Equipe

Todos os membros de uma equipe precisam estar atentos a todas as situações que são potencialmente estressantes e que podem acarretar em complicações no relacionamento para evitá-las. Portanto, seja você é gestor ou colaborador da empresa, ao identificar que um dos profissionais não está muito à vontade com alguma atividade, não sabe como executar assertivamente o trabalho ou mesmo que parece estar com algum problema pessoal, é essencial demonstrar empatia.

Quando um dos membros da equipe está se sentindo estressado ou distante pode acabar gerando situações desgastantes no trabalho. Por isso, conversar com essa pessoa e demonstrar que ela pode falar sobre o que a incomoda é uma maneira de ajudá-la a tirar a nuvem de tempestade de cima da sua cabeça, de lidar e começar a resolver seu problema.

2 – Tome Cuidado Com a Forma Como Você Se Expressa

Hoje em dia, boa parte da comunicação é feita através de e-mails, mensagens escritas enviadas por aplicativos ou sistemas de intranet. Os profissionais precisam ter muito cuidado com a maneira de se expressar, pois uma vírgula no lugar errado e a falta de entonação fazem com que algumas pessoas entendam sua mensagem de forma diferente e equivocada.

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Mesmo no dia a dia das conversas orais é essencial manter esse cuidado, pois mesmo que estejamos desenvolvendo um relacionamento mais próximo com os colegas, é importante lembrar-se de que eles não são amigos pessoais e que não podemos usar qualquer linguagem. Evite brincadeiras que possam deixar os demais desconfortáveis com a sua presença e também invasões de privacidade.

3 – Respeite o Espaço do Outro

Uma das questões que mais gera dissabores entre os colaboradores de empresas é a falta de respeito em relação ao espaço do outro. Para manter uma boa convivência no ambiente de trabalho é necessário entender e respeitar que os demais podem ter outra religião, torcer por outro time, ter outra forma de realizar uma determinada tarefa, experiências profissionais diferentes e assim por diante.

Tenha em mente que ninguém é melhor e nem pior que você, apenas diferente. Por isso, evite tentar convencer os demais a mudar alguma característica inerente só para agradar seu ego e satisfazer suas vontades pessoais. Exercite o respeito.

4 – Seja solícito

Uma equipe bem engajada é aquela que realmente trabalha pensando em grupo, focando em resultados. Ao invés de desenvolver o espírito competitivo para “chegar na frente”, seja solícito, ajude seu colega de equipe a chegar junto com você. Trabalhar em equipe não é tarefa fácil. Pessoas pensam diferentes, foram criadas de forma diferente. É preciso ter inteligência emocional, muito respeito e administrar bem seus relacionamentos interpessoais. Partindo desse princípio, tudo fica mais fácil e harmonioso. Afinal de contas, não conseguimos nada sozinho. Somos parte de uma sociedade onde um depende do outro.

5 – Evite fofocas

Um dos maiores problemas que todo gestor de equipe enfrenta é quando a equipe não está muito coesa e começam as fofocas. Quando você sentir que o ambiente não está muito ameno, que um ou outro colega não está te respeitando como deveria, chame seu chefe e informe o problema à ele. Ambiente de animosidade existe em qualquer lugar, no trabalho não é diferente. Evite falar de um colega para outro ou se estiverem falando de você, se afaste por um tempo e comunique o constrangimento para seu chefe. Uma boa conversa pode resolver tudo isso, mas evite que seja através de fofocas.

6 – Seja sincero e transparente

Uma boa convivência pede isso! Seja o mais sincero e transparente possível. Isso vai fazer com que seus colegas o conheçam e o respeite. Falsidade não é bem quisto em lugar algum, em ambientes familiares e nem no trabalho. Se for você o líder, mais ainda tem que se preocupar com sua reputação. Sua equipe está no seu encalço. A imagem que você passa para ela é fundamental para o bom desenvolvimento e a reciprocidade. A sinceridade cabe em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho.

7 – Saiba receber críticas

Esteja aberto às críticas! Não estamos nesse mundo para acertar tudo. Ninguém nascer sabendo tudo. Até mesmo um grande líder pode cometer erros de vez em quando. O primeiro passo para resolver isso é assumir que errou e ouvir as críticas com bom grado. A opinião da equipe, do chefe ou do colaborador, tem que soar para você como construção para a sua evolução. Agindo assim, verá que sua equipe irá trabalhar com mais harmonia e confiabilidade. Pare de achar que por você ser o líder de uma equipe, você nunca poderá errar, terá que ser exemplo. A humildade em errar e assumir o erro é uma das grandes virtudes do ser humano. Não tenha receio de perder autonomia com seus colaboradores ou colegas por isso. Tenha certeza que eles irão te respeitar muito mais por isso.

Gostou das dicas? E em sua empresa existe uma boa convivência no ambiente de trabalho? Lembre-se que o trabalho edifica o homem e que trabalhar em equipe faz você crescer como pessoa, como profissional e ajuda muito nas relações interpessoais. Deixe seu comentário, compartilhe em sua rede social e lembre-se de implementar essas dicas!

 

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