No cenário empresarial é muito comum ainda encontrar que olham para as pequenas empresas como inofensivas, empresas que não possuem meios para abalar ou conquistar fatias de mercado das grandes empresas. Se você é dessas pessoas que acreditam nessa afirmação, quero te contar que isso não é verdadeiro. Muitas empresas que hoje são grandes começaram expandir seus negócios com estratégias ousadas e criativas. Estratégias que tem um nome: marketing de guerrilha. E é sobre esse tema que quero conversar com você, querida pessoa! Vamos conversar sobre Marketing de Guerrilha?
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Entenda o Conceito de Marketing de Guerrilha
O conceito do Marketing de Guerrilha foi criado pelo publicitário americano, Jay Conrad Levinson, na década de 70. É um conceito oriundo das táticas militares e que se valiam desta para divulgar pequenos negócios. A lógica de Jay defendia que com ideias criativas é possível que as empresas de menor porte se destaquem na concorrência com as grandes pelo crescimento no mesmo setor.
A palavra “guerrilha” teve origem durante a Guerra do Vietnã e se referia às estratégias de guerra utilizadas pela parte mais fraca do combate (Vietnã) para deter a parte mais forte (Estados Unidos). O efeito surpresa é o grande aliado dessa tática, ou seja, surpreender é a ama para ter alguma vantagem em relação ao inimigo que é mais forte.
Quando Levinson ficou sabendo a respeito do conceito de guerrilha no âmbito militar, percebeu que poderia se valer de estratégias semelhantes para obter resultados significativos em termos de lucros e conquista do público-alvo. A ideia básica do marketing de guerrilha é usar energia e criatividade para suprir a falta de recursos financeiros.
Este método é muito usado, ainda que de forma não muito aceita, por marcas em grandes eventos, onde não são as patrocinadoras, mas os seus concorrentes sim. Grandes jogos das Olimpíadas e Copa do Mundo já foram alvos de empresas, que fizeram uso das torcidas, por exemplo, para divulgar sua marca na zona de atuação das empresas rivais.
Marketing de Guerrilha: alguns cases de sucesso
A seguir listei exemplos de marketing de guerrilha que, além de te ajudar a entender o conceito, irão demonstrar como boas ideias podem transformar a divulgação de produtos e serviços e dar destaque e notoriedade às empresas. Vale destacar que o conceito do marketing de guerrilha foi pensado para empresas de pequeno e médio porte, mas este conceito é bastante popular também entre as grandes empresas. Confira alguns exemplos de sucesso do marketing de guerrilha:
Case 1 – Memória de Gelo – Post-it
Quando a gigante dos adesivos de lembretes, Post-it, percebeu que havia um potencial público consumidor que não utilizava o seu produto – os estudantes universitários – resolveu aderir ao marketing de guerrilha. A ação consistiu em instalar uma mensagem com a seguinte frase “Devolver o livro de Inglês” esculpida em gelo numa grande universidade peruana.
Conforme as horas foram passando, a escultura foi derretendo, fazendo com que a mensagem desaparecesse. Os estudantes foram impactados pela mensagem de que a escultura de gelo é como a memória que vai se esvaindo com o passar do tempo. É mais válido ter um post-it à mão!
Case 2 – Ponto de Ônibus ou Gol? – Guaraná Antarctica
O ponto de ônibus é um dos locais preferidos das empresas para realizar intervenções que são ótimos exemplos de marketing de guerrilha. O Guaraná Antarctica queria promover o seu patrocínio à Copa do Mundo e, então, transformou alguns pontos de ônibus com balizas e rede, criando gols no meio das cidades. Com certeza algo que tem um grande impacto visual, gravando a mensagem e tendo boa repercussão.
Case 3 – Faixa de Pedestre de Batata Frita – McDonald’s
Uma das técnicas de marketing de guerrilha mais utilizadas pelas empresas é a de intervenção urbana. Basicamente, se trata de transformar algum elemento nas ruas para causar estranheza nas pessoas que passam por elas, chamando atenção para algum produto ou serviço. Um exemplo de ação com esse foco foi feito pelo McDonald’s, por meio do uso de faixas de pedestres como se fossem batatas fritas. As listras foram pintadas de amarelo e, logo abaixo, desenhado um pacote de batatas da empresa.
Quão interessantes são estes cases, não é mesmo? Espero que este conteúdo sirva de inspiração para que você possa traçar estratégias criativas e ousadas. Que a sua empresa consiga atingir resultados cada vez mais satisfatórios e positivos. Agora, me conte: o que você achou do marketing de guerrilha, cases e definição? Tem algum exemplo que você acha interessante e que não apareceu nessa lista? Você já utilizou esta estratégia em sua empresa? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre este assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma verdadeiramente positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
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