Aqui no blog, já comentamos sobre o, que originou a filosofia Lean Thinking, que tem orientado os processos de grandes empresas de sucesso. Essa filosofia define 3 itens que são indesejáveis dentro de uma empresa e que precisam ser eliminados, conhecidos como os “3 Ms”: Muda, Mura e Muri.

Neste artigo, você vai compreender quais são os problemas que essas 3 palavras representam dentro das empresas, por que é importante resolvê-los e como é possível fazer isso. A eliminação dos 3 Ms é a chave para uma organização mais lucrativa, competitiva, consistente e equilibrada. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

3 Ms: o que são?

Os 3 Ms (Muda, Mura e Muri) são 3 palavras de origem japonesa que significam os 3 piores problemas que uma organização pode enfrentar. Portanto, esses termos designam falhas e fatores que comprometem a qualidade e a produtividade da organização.

Quando os 3 Ms são eliminados, promovem um processo de melhoria contínua nas organizações. Confira os seus significados:

  • Muda: desperdício;
  • Mura: irregularidade;
  • Muri: sobrecarga.

Vamos compreender melhor os significados desses termos e a importância de eliminá-los das empresas.

1. Muda: desperdício

Muda representa todos os desperdícios que são encontrados em uma empresa. O conceito de desperdício refere-se à utilização de determinados recursos (pessoas, ferramentas, tempo, tecnologia, energia, dinheiro etc.) em atividades que geram pouco ou nenhum retorno. Segundo os teóricos, há 2 tipos de Muda.

  • Muda tipo 1: são atividades que não agregam nenhum valor, mas que precisam ser realizadas de alguma maneira, como a inspeção, por exemplo.
  • Muda tipo 2: são atividades que não agregam nenhum valor e que não precisam ser realizadas, ou seja, que devem ser eliminadas imediatamente, como as movimentações desnecessárias e os retrabalhos.

2. Mura: irregularidade

PSC

O conceito de Mura refere-se à irregularidade dos processos de uma organização, ou seja, à falta de um padrão de ação. Algumas empresas têm turnos muito intensos de trabalho, seguidos de outros muito tranquilos. Podem ter também processos sendo feitos de um jeito diferente a cada dia, impedindo que haja a padronização.

A variabilidade dos métodos de trabalho e da distribuição das tarefas, com momentos de atividade intensa e momentos de ócio, constitui a irregularidade típica do Mura. Para eliminar o Mura, é necessário recorrer a ferramentas de planejamento e controle para padronizar os processos, o que permite que haja mais previsibilidade sobre os resultados.

3. Muri: sobrecarga

Por fim, o conceito de Muri se refere às sobrecargas que podem ser encontradas nas empresas. Uma sobrecarga ocorre quando estimulamos os processos, os colaboradores, os equipamentos, entre outros recursos, além das suas capacidades. Isso é feito em nome de uma produtividade elevada (fazer muito em pouco tempo), mas traz consequências negativas.

A sobrecarga de trabalho aumenta a quantidade de falhas nos equipamentos, a perda de qualidade nos produtos/serviços e problemas de saúde física e/ou mental aos colaboradores. Com alguma frequência, a sobrecarga é consequência das irregularidades e desperdícios. Em outras palavras, Muri pode ser consequência de Muda e Mura.

Qual a importância da identificação e da eliminação dos 3 Ms?

Os 3 Ms, como podemos notar, são elementos indesejáveis e que precisam ser eliminados das empresas. Eles podem ocorrer em organizações de absolutamente qualquer porte ou área de atuação. Podem estar presentes em qualquer departamento ou nível hierárquico. Além disso, um pode “atrair” o outro, podendo culminar em graves crises e na falência das organizações.

Dessa forma, é fundamental adotar e colocar em prática planos estratégicos para:

  1. Mapear os processos e os recursos (pessoas, equipes, funções, equipamentos, materiais, ferramentas, dinheiro etc.) de cada departamento;
  2. Identificar falhas, inconsistências e desperdícios que estejam provocando os 3 Ms;
  3. Adotar um plano de ação, com modificações para que esses problemas não se repitam.

Como fazer isso?

1.Eliminação de Muda

Eliminar Muda significa eliminar os desperdícios da organização, o que se faz nas etapas a seguir:

  • Analise de forma sistêmica cada processo da organização;
  • Divida o processo em etapas e atividades menores, facilitando a análise;
  • Separe essas atividades em NVAA (atividades que não agregam valor) e VAA (atividades que agregam valor);
  • Identifique as possibilidades de melhoria ou de eliminação para as NVAAs;
  • Padronize o processo acima e adote-o em todas as áreas da organização.

2. Eliminação de Mura

Eliminar Mura significa eliminar as inconsistências e irregularidades dos processos da organização, conforme as orientações a seguir:

  • Identifique as atividades mais importantes e cronometre-as 15 vezes por turno;
  • Verifique as variações de tempo na realização das atividades, de acordo com a tarefa e com o operador;
  • Analise sistematicamente os resultados e compare os ciclos dos colaboradores;
  • Proponha melhorias para que as tarefas sejam executadas no mesmo tempo, mesmo que realizadas por colaboradores diferentes;
  • Crie um manual interno de métodos e diretrizes para executar as atividades, de modo a criar uma padronização.

3. Eliminação de Muri

Por fim, eliminar Muri significa eliminar toda e qualquer sobrecarga da empresa, conforme você conferirá na sequência:

  • Elimine Muda e Mura, pois isso provavelmente eliminará Muri da organização;
  • Repita as etapas definidas em Muda, caso detecte algum momento de sobrecarga em equipamentos, processos ou colaboradores;
  • Solicite que os líderes desenvolvam as suas capacidades de delegar funções e de administrar o tempo da equipe, de modo a não sobrecarregar ninguém;
  • Aplique melhorias ergonômicas na empresa, de modo a melhorar o conforto e a qualidade de vida dos colaboradores.

Muda, Mura e Muri são os 3 Ms, ou seja, 3 elementos que precisam ser eliminados das organizações. Eles se referem, respectivamente, a desperdícios, irregularidades e sobrecargas. Portanto, coloque as orientações acima em prática para eliminar de vez esses fatores da sua organização. Isso permitirá que ela alcance resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, identifica e consegue eliminar os 3 Ms da sua empresa ou do seu local de trabalho? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!