O 3º nível de necessidades em nossa hierarquia de necessidades básicas é a “Necessidade de Amor e Pertencimento” que já entra no grupo das necessidades sociais. Esta é a necessidade de se comunicar com outros, de ter relações pessoais com outros, com amigos, familiares e relacionamentos íntimos e/ou sexuais com nossos parceiros. Isto em geral, é apenas a necessidade de ter interação social.

Quando sentimentos que amamos e somos amados, sentimos que pertencemos a um local seguro, onde somos compreendidos e aceitos como somos e também oferecemos o mesmo ao outro. Assim, podemos construir relacionamentos onde a troca é recíproca e cada um tenta proporcionar o seu melhor ao outro.

Por isso, quando nossas necessidades de amor e pertencimento não estão sendo atendidas verdadeiramente, por mais que tentemos esconder esta realidade, começamos a nos sentir isolados, sozinhos, solitários, depressivos e começamos a ficar mais introvertidos. Isso ocorre porque um amor não correspondido traz diversas frustrações e a sensação de insuficiência à pessoa.

Conquiste uma vida mais leve e feliz!
Acesse meu desafio “Detox 21” ele vai te ajudar!

O que é pertencimento?

Pertencer significa ser aceito como parte de algo, de alguém, de algum grupo. A palavra é simples mas o conceito dela é grandiosamente importante. Sentir parte de algo é uma necessidade humana, assim como a necessidade de comer, dormir. Todo ser humano precisa ter esse sentimento de pertença. Vivemos em sociedade desde que nascemos, em grupos de amigos, igreja, comunidades. Depois no trabalho. Mas sempre conectados à algum tipo de grupo. O ambiente familiar, quando estremece é o primeiro que faz com que o ser humano se sinta sozinho. Esse sentimento pode potencializar e chegar até causar uma depressão.

Para melhorar a motivação, saúde mental e felicidade, é preciso se sentir parte de alguma comunidade. Quando o indivíduo se conecta com outros ele sente que não está só e os momentos difíceis são melhores superados. 

Construindo o sentimento de pertencimento

Quando se perde esse sentimento, construí-lo novamente é tarefa árdua paa muitos. Uma das maneiras mais comuns de aumentar esse sentimento é procurando maneiras de ser parecido com os outros, em vez de se concentrar em maneiras diferentes. Outra maneira de construir seu próprio senso de pertencer é tentar aceitar o outro. Aceitar o outro e seus pontos de vista diferentes exige que você abra seus pensamentos para a ideia de que há valor no pensamento do outro. Você pode encontrar a verdade mesmo nos mais difíceis de entender, mesmo que você não concorde. Uma das melhores maneiras de aceitação é através da validação. A validação cria um sentimento de pertencimento e fortalece a relação. É o reconhecimento de que a experiência interna de alguém é compreensível e ajuda você a permanecer do mesmo lado, com um sentimento de pertencimento, mesmo quando você discorda.

PSC

Procure aceitar as oportunidades de estar com alguém e se dedique a uma atividade. Pare de julgar. Julgamentos constroem muros. Concentre-se no relacionamento com as pessoas. 

Preste atenção a sua forma de falar e pensar. Algumas palavras criam separação e outras promovem a união. 

Não pense que só você sofre emocionalmente, os outros também. Cada um com sua dor. Trabalhe essa dor sem culpa para você para o outro. 

Ouse Amar-se e Pertencer a si Mesmo

Para mudar este cenário e vivenciar relações positivas e recíprocas, é preciso tomar a iniciativa, ter atitude e sair em busca dos outros, das pessoas, porque uma vez que estamos na situação social, conversando com os amigos ou com a família, fazendo o básico, estamos satisfazendo a necessidade básica de interagir.

Do mesmo modo, quando nos abrimos a conhecer novas pessoas e nos deixarmos conhecer por elas, também estamos criando um ambiente de interação, onde cria-se espaço para amizades e também para relacionamentos amorosos profícuos.  Neste sentido, Maslow estimou que apenas 50% das pessoas satisfazem suas necessidades de amor e pertencimento.

Conquiste uma vida mais leve e feliz!
Acesse meu desafio “Detox 21” ele vai te ajudar!

Mas por que isso ocorre? Será que nem todos nasceram para amar e ser amados? E como se sentir pertencente? Cada pessoa, de acordo com suas experiências de vida, tem uma forma diferente de entender e viver seus sentimentos. Pode ser que experiências negativas tenham sabotado sua forma de enxergar as relações e o amor e que isso, a isolou do mundo.

Por isso mesmo, é preciso reverter esta crença limitante e passar a acreditar que sim, você pode e é capaz de amar e ser amado. Do mesmo modo, se você se sente desconfortável onde está, não sinta-se deslocado, mas procure ver isso como um sinal interior de que você precisa buscar seu próprio lugar no mundo.

Deste modo, você se sentirá realmente pertencente ao lugar onde está, e o que é melhor, porque você deseja estar ali e não porque se sente pressionado pelos outros a estar. Permita-se Amar-se e Pertencer a si mesmo!

Para conhecer as demais Necessidades Básicas do Ser Humano, clique e acesse a Categoria Self Coaching.

 

Copyright: Pressmaster/Shutterstock