Estabelecer e manter, a sua saúde emocional, é uma forma de se tornar uma pessoa equilibrada e ciente do seu próprio potencial. Você já deve ter ouvido falar sobre pessoas que perderam o emprego porque não conseguiam controlar suas emoções. Sabemos que trabalho, às vezes, pode ser muito estressante e, por isso, o indivíduo deve focar em ter uma boa saúde emocional também neste ambiente para que interna e externamente possa manter sua qualidade de vida e bem-estar mental.
Neste sentido, é importante evitar episódios de agressividade com colegas, clientes ou chefes, choros por estresse, entre outras manifestações de desequilíbrio emocional que possam prejudicá-lo tanto emocional como profissionalmente.
Contents
Saúde Emocional: O Que É?
Podemos definir como o estado em que o indivíduo tem pleno controle das suas emoções e se encontra numa situação de bem-estar psicológico. Pessoas que têm boa saúde emocional são aquelas que se sentem bem em relação a si mesmas, assim como as que estão livres de problemas como depressão, ansiedade ou outros transtornos emocionais.
A sensação de estar saudável emocionalmente inclui a satisfação psicológica e física, bem como o controle do estresse e de episódios de acessos de raiva ou choro.
15 Ações Para Manter a Sua Saúde Emocional no Trabalho
Confira exemplos de atitudes que você pode conservar em sua rotina na empresa para cuidar de suas emoções de forma sempre assertiva e positiva:
1 – Desenvolva a Capacidade de Adaptação
O fator de desestabilização de muitos profissionais é alguma mudança no ambiente de trabalho. Ser resiliente, isto é, ter a capacidade de se adaptar a novos contextos, pode te ajudar a manter a sua saúde emocional. Essa capacidade ajuda, também, no desenvolvimento de soluções para problemas que surgem inesperadamente.
2 – Não Leve Questões Profissionais Para o Lado Pessoal
Um colega ou um superior criticar construtivamente o seu trabalho não deve ser levado para o lado pessoal, pois vocês estão na empresa para desenvolver um trabalho em conjunto, visando resultados para a organização. Dessa forma, não crie sentimentos negativos em relação a essa pessoa, ela não tem nada pessoal contra você. A saúde emocional no trabalho está intimamente ligada às relações desenvolvidas com os outros funcionários.
3 – Reconheça o Seu Valor
Todo ser humano erra em algum momento e se você está num período em que os projetos em que trabalhou não deram bons resultados foque em reconhecer os talentos que possui e em como pode utilizá-los para voltar a crescer na empresa. Se, por acaso, você levar uma bronca do seu chefe, não guarde isso como algum ruim, mas sim como um incentivo para voltar a render e ser o seu melhor.
4 – Faça Pequenos Intervalos Entre Atividades Estressantes
Entre uma atividade e outra do trabalho é interessante fazer pequenos intervalos, essa é uma maneira de oxigenar o seu cérebro e fomentar o surgimento de boas ideias. Além disso, você evita que o cansaço mental se acumule, comprometendo o seu bem-estar psicológico.
5 – Deixe os Problemas de Trabalho no Trabalho
Ao terminar o seu dia de trabalho, vá para casa e relaxe, pois de nada adianta manter essas questões martelando na sua cabeça. Os problemas não irão se resolver mais rapidamente se você não conseguir esquecê-los, isso apenas irá afetar a sua qualidade de descanso e deteriorar a sua saúde emocional. O mais importante é manter a sua mente preparada para resolver os desafios atuais e viver uma coisa de cada vez.
6 – Desenvolva bem suas tarefas
Um dos problemas mais constantes dentro de uma empresa é na execução de tarefas. É importante que haja respeito e cordialidade entre todos, seja qual for o cargo que a pessoa ocupe na empresa. Valorizar os relacionamentos pessoais dentro da empresa faz com que os colaboradores se sintam confortáveis para desenvolver suas tarefas. Para ser valorizado pelo mercado é importante primeiro ser valorizado por seus colaboradores. Faça como as grandes organizações, dê atenção a esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Afinal, o seu primeiro cliente é o seu colaborador.
7 – Auto validação
A baixa produção tem muito a ver com a falta de validação. Valorize sua criatividade. Potencialize em você as ferramentas que motivem e estimulem a criatividade. Essa atitude ajuda a criar o seu processo de pertencimento e de toda a equipe, estimula o pensamento, valida o trabalho desenvolvido, fazendo-os acreditarem em si mesmos.
8 – Tenha foco
A falta de estímulo no trabalho gera falta de foco. Sentir que faz parte de um grupo e que é importante para a empresa fará com que você se sinta à vontade em ajudar o colega dentro do propósito da equipe. A motivação será uma rotina espontânea dentro da empresa se você se sentir importante.
9 – Evite conflitos entre colaboradores ou colegas de equipe
Uma grande dificuldade de muitos líderes é solucionar conflitos. Neste momento o líder tem que ter muita sensibilidade e cuidado para a solução de algum conflito entre a equipe. Deverá encontrar uma solução rápida e adequada para o problema. Se for também um colaborador, tente respeitar a opinião do colega de equipe. Será saudável para ambas as partes.
10 – Controle as expectativas
Quando temos expectativas e as mesmas não são alcançadas, nos decepcionamos e acabamos perdendo o equilíbrio. Por isso, quando uma expectativa não se tornar realidade, tente ser flexível e se adaptar à sua realidade.
11 – Aprecie suas conquistas
Toda trajetória profissional é marcada por conquistas, seja grato a cada uma delas e analise todas as situações positivas que você já viveu em sua carreira e te trouxeram até aqui, isso diminuirá o seu estresse e contribuirá com o seu equilíbrio emocional.
12 – Foco no positivo
Viva, pense e lide com todas as situações do seu trabalho de forma positiva e sob uma nova perspectiva. Evite pensar de forma negativa sobre as situações, isso só aumentará o seu medo e frustração.
13 – Não se preocupe com o que não pode ser mudado
Algumas circunstâncias no meio corporativo, por mais que você se esforce, não poderão ser mudadas. Nesse sentido, não se preocupe com aquilo que você não pode alterar, isso só sugará a sua energia e equilíbrio.
14 – Não discuta
Todo debate é bem-vindo e produtivo no ambiente de trabalho, pois através dele, todos têm espaço para expor suas ideias e contribuir positivamente com os processos da empresa. Porém, o resultado é outro se você transforma uma simples conversa em uma discussão. Para evitar esse contexto, ouça com atenção os argumentos da outra pessoa, converse com calma, utilize um tom de voz adequado e se for necessário, reflita sobre a relevância do assunto e altere o motivo da conversa.
15 – Pense antes de falar
A impulsividade é características de pessoas nervosas. Não pensam antes de falar. Quando estiver numa situação em que você percebe que está ficando nervoso, antes de reagir, pare. Respire fundo, se for o caso pare o que está fazendo por um momento, pela licença e pense sobre o que está ocorrendo e escolha a melhor maneira de agir.
Você consegue aplicar essas ações no seu dia a dia de trabalho? Deixe seu comentário abaixo dizendo como vai a sua saúde emocional no trabalho.
Deixe seu Comentário!
Copyright: 216062674 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem