Todo líder precisa ter estratégias de liderança efetivas para conduzir os seus processos, liderar pessoas e conquistar grandes resultados. Essa habilidade é uma exigência e também uma necessidade no ambiente corporativo, que muda constantemente e para a qual os gestores devem estar sempre bem preparados.

Ter estratégias de liderança é o que permite lidar com os conflitos interpessoais, dificuldades, momentos de crise e pressão. É também o que possibilita organizar as demandas, delegar com precisão, desenvolver uma comunicação eficaz e construir relacionamentos positivos.

O líder é o esteio dos seus colaboradores, o guia das suas ações e uma espécie de mentor do seu crescimento. Tudo o que faz ou deixa de fazer é visto e avaliado. Por isso, ter estratégias para saber lidar com os diferentes cenários e problemas organizacionais é essencial. A seguir, vamos conhecer algumas estratégias que podem ser empregadas para potencializar a liderança. Leia e confira!

8 exemplos de boas estratégias de liderança

1. Comunicação Eficaz

O líder que apresenta uma comunicação verbal e não verbal eficaz, com certeza, está sempre à frente dos demais. Esta competência lhe permite delegar com precisão, ter uma linguagem clara e objetiva, ouvir além das palavras e criar um ambiente de interação aberto, onde todos podem contribuir com as suas ideias e dar o seu melhor na execução do trabalho. Um bom líder não deixa dúvidas e está sempre presente para esclarecer as estratégias, ações e procedimentos da equipe.

2. Bons exemplos

Os exemplos de um líder devem falar por si só e precisam fazer parte de uma boa estratégia de liderança, pois, por meio das suas ações e comportamentos, os liderados podem conhecer as suas crenças, valores, experiências e conhecimentos, alinhando as suas ações ao que o gestor mostra no dia a dia. Assim, líderes de sucesso agem de acordo com o que esperam dos liderados — são assíduos, pontuais, responsáveis, dedicados, criativos, comunicativos, motivados, organizados etc.

3. Resiliência e automotivação

Para lidar com as dificuldades do ambiente corporativo e manter-se firme, é fundamental que o líder tenha grande resiliência, a fim de suportar e superar os problemas com sabedoria. Ele também deve desenvolver a automotivação para seguir em frente com o seu trabalho, espalhando essa motivação aos demais colaboradores, mesmo nos momentos de adversidade. A vida de qualquer líder tem perdas e ganhos, de modo que é fundamental lidar adequadamente com esses dois lados da moeda.

4. Relacionamentos positivos

PSC

Ter boas relações é fundamental para ter sucesso na liderança. Além de ser uma estratégia efetiva, os relacionamentos interpessoais positivos com a equipe e com os superiores ajudam na integração, na colaboração mútua e na construção de um ambiente mais produtivo, onde essas conexões fortalecem o liderar e potencializam os resultados da sua gestão. Liderar é, acima de tudo, conquistar a confiança dos liderados, que enxergam no líder alguém responsável e inteligente.

5. Capacidade de tomar decisões estratégicas

A vida de um líder depende constantemente de tomar decisões. Esse processo envolve levantar as possibilidades, avaliar os prós e os contras de cada uma e, enfim, escolher a que parece mais promissora na resolução do problema em questão. Mesmo que a escolha final seja de responsabilidade de um líder, é importante ser democrático e consultar as pessoas da equipe. Cada uma tem habilidades e conhecimentos distintos, de modo que a diversidade pode facilitar a escolha.

6. Desenvolvimento contínuo

É completamente equivocada a ideia de que, uma vez que uma pessoa tenha assumido um cargo de liderança, ela não precisa mais se desenvolver. Pelo contrário, é aí que esse profissional mais deve participar de cursos, treinamentos e eventos, não apenas em relação à sua área do conhecimento, mas também em relação ao exercício da liderança em si. O desenvolvimento contínuo fortalece a atuação dos líderes, além de mantê-los atualizados acerca das melhores práticas referentes às suas posições.

7. Feedback constante e humanizado

O feedback é uma reunião entre o líder e os seus liderados, geralmente individual, realizada com o objetivo de comunicar ao colaborador a sua avaliação de desempenho. Não se trata de ofender, humilhar e reclamar dos erros. É claro que é importante comunicar os pontos em que o desempenho ficou abaixo do esperado, mas com respeito e com sugestões de ações práticas para que uma melhoria ocorra. Além disso, também é essencial reconhecer os pontos positivos do profissional, como fator de motivação.

8. Leader coaching

Incluir a cultura, as ferramentas e os métodos do coaching no processo de liderança e no desenvolvimento das habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais do líder: essa é a essência do leader coaching, uma estratégia efetiva e um diferencial competitivo dos líderes atuais.

Por tudo isso, se você deseja maximizar os seus resultados como líder e aumentar a sua performance profissional, invista na formação Leader Coach Training e maximize as suas estratégias de liderança. Esta é uma formação extraordinária, focada no desenvolvimento de líderes 360º. Por meio das suas ferramentas e técnicas, o coaching auxilia os gestores a desenvolver os seus dons, talentos, visão, estratégia e habilidades em todos os sentidos. Invista em LCT!

As 8 dicas acima são apenas pontos de partida para quem realmente deseja exercer a liderança de modo estratégico. As empresas em geral precisam de líderes que não apenas demonstrem conhecimento e habilidade nas suas respectivas áreas, mas também que compreendam a importância e a essência de ser líder. Liderar não é simplesmente ser chefe, mas ajudar, comunicar, delegar, corrigir, motivar, ouvir, decidir, servir de exemplo, fazer-se presente e preocupar-se com a evolução de todos!

E você, ser de luz, identifica em si mesmo algum dos traços acima? E na sua empresa, consegue perceber as estratégias de liderança deste artigo sendo colocadas em prática? O que está bom? O que poderia ser melhor nesse sentido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!