Que o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, isso já deixou de ser novidade há um bom tempo. Mas não é só isso. A rede representa oportunidades incríveis para que as pessoas possam prosperar, divulgando os seus talentos, conhecimentos, produtos e serviços.

O que importa é que a pessoa encontre um nicho, ou seja, um segmento específico de atuação ao qual possa se dedicar. No Instagram, há pessoas falando sobre basicamente qualquer tema, incluindo maquiagem, bem-estar, decoração, moda, esportes, humor, e por aí vai.

Uma vez tendo escolhido o seu nicho, você deverá produzir conteúdos de qualidade para atrair um público que se interesse pela sua área. É um processo de longo prazo, mas que pode render excelentes frutos, desde que você seja estratégico em suas ações.

Por falar em estratégias, reunimos neste artigo 5 conselhos práticos para que você possa crescer na área escolhida por meio do Instagram. Confira-os na sequência!

1. Administre a sua necessidade de agradar a todo mundo

Quando nos expomos a uma grande quantidade de pessoas, é natural que o medo de ser julgado apareça. Estamos divulgando a nossa imagem, o nosso conhecimento, os nossos produtos e os nossos serviços a uma imensidão de pessoas que nem sequer conhecemos. Sim, isso pode ser assustador, especialmente no início.

Aprenda, contudo, a administrar essa ansiedade. Você não vai agradar a todo mundo, e nem precisa. O importante é satisfazer as pessoas que têm um interesse natural pelo seu conteúdo, pois são elas que representam as possibilidades reais de negócios.

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Se surgirem pessoas em sua página apenas para reclamar ou ofender, ignore-as, pois não vale a pena preocupar-se com elas. Além disso, mesmo entre os seus amigos, você também poderá encontrar aqueles que dizem que produzir conteúdo não é uma profissão séria. Ignore-os também e foque nos seus resultados!

2. Tenha referências para produzir o seu conteúdo

A produção de conteúdo depende da nossa capacidade de sermos criativos. A criatividade, no entanto, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é um dom que cai do céu. Ela depende do repertório mental que acumulamos, de modo que possamos consultar esse repertório para encontrar soluções inovadoras.

Um bom repertório é composto pelas músicas que você ouve, pelos filmes e séries a que você assiste, pelos memes dos quais dá risada, pelos livros que você lê, pelas exposições de arte e cultura que você acompanha, pelos cursos que você faz, pelos eventos de que você participa, pelas viagens que você realiza, pelas conversas que você protagoniza e também pelo conteúdo de outras pessoas que você consome.

Quanto mais você ampliar as referências que compõem o seu repertório, mais rica será a sua mente na hora de pensar em maneiras criativas de produzir o seu próprio conteúdo. Isso evitará que você faça aquilo que os seus concorrentes já fazem, encontrando diferenciais importantes para construir o seu nome.

3. Faça da publicação uma rotina

Quanto mais você publicar o seu conteúdo, mais prática você vai adquirir, afinal de contas, estará desenvolvendo as suas habilidades nessa profissão. Além disso, quando você tiver uma boa amostra de publicações, poderá monitorar as métricas de cada post, identificando quais assuntos, formatos, horários de publicação, estilos de linguagem, entre outras variáveis, mais fizeram sucesso junto ao seu público.

Por isso, é importante publicar diariamente, não apenas para que você exercite as competências básicas da produção de conteúdo, mas também para fazer testes e monitorar a resposta que o seu público dá. É por meio dessas análises contínuas que você vai identificar os formatos que mais geram resultados positivos.

Além do mais, em um ritmo de produção mais volumoso, você aprenderá a errar e a extrair lições dos seus erros, o que é perfeitamente natural e benéfico nessa área. O importante é combater o perfeccionismo e dar o melhor de si, mesmo que algumas falhas eventualmente aconteçam.

4. Deixe a procrastinação de lado

Esperar. Esperar até conquistar um bom público. Esperar até estudar e aprender tudo o que souber sobre o assunto. Esperar até ganhar experiência. Esperar até encontrar o estilo de linguagem verbal e visual perfeito para o público. Esperar até montar uma equipe de qualidade. Se você continuar esperando para que essas coisas aconteçam, jamais sairá do lugar.

Aliás, saiba que, quando o assunto são as redes sociais, o que ocorre é, na verdade, o processo inverso: é agindo, produzindo e publicando que você vai conquistar um bom público, aprender, ganhar experiência, lapidar as suas habilidades e encontrar o seu estilo ideal de comunicação.

Portanto, pare de esperar pelo momento perfeito, pois ele não existe. A procrastinação é uma das vilãs da produção de conteúdo. Por isso, mesmo que você não tenha experiência ou uma equipe sensacional de social media ao seu lado, comece hoje a fazer aquilo que estiver ao seu alcance. O sucesso no Instagram vem aos poucos, melhorando a cada experiência. Para isso, entretanto, você precisa começar!

5. Aprenda com quem sabe mais

Por fim, se você realmente se sente inseguro diante dos desafios de ser um produtor de conteúdo no Instagram ou se tem dúvidas sobre o assunto, lembre-se de que você não precisa dar conta de tudo sozinho.

Inspire-se em quem sabe mais. Utilize o poder do networking para conectar-se com quem tem mais experiência nessa trajetória. Tenha mentores e converse com eles sobre os seus medos, ideias, dificuldades e desejos. Essas pessoas, que já passaram pelos estágios iniciais, certamente entenderão tudo o que se passa em sua mente nesses momentos desafiantes.

Por isso, eles poderão auxiliá-lo, diante de toda a experiência que já acumularam em suas trajetórias. Você não precisa e nem deve copiá-los, mas apena tê-los como referências e exemplos inspiradores, de modo que você consiga adaptar os ensinamentos deles aos seus próprios caminhos, de forma original. É uma forma não apenas de facilitar a sua caminhada, mas também de acelerar o alcance dos seus objetivos!

Resumidamente, o que qualquer pessoa, independentemente do nicho escolhido, precisa fazer para crescer por meio do Instagram é: parar de querer agradar a todo mundo, acumular referências diversificadas em seu repertório mental, publicar com frequência, combater a procrastinação e ter mentores que o inspirem e o ajudem nas adversidades. Ao colocar essas dicas em prática, você certamente conseguirá ser muito bem-sucedido no Instagram ou em qualquer outro canal digital da sua escolha!

E você, querida pessoa, tem praticado as recomendações acima? Em quais delas você ainda precisa melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem: Por ADragan