A psicologia é uma área do conhecimento dedicada ao estudo da mente humana, sobretudo no que diz respeito aos seus processos de aprendizagem, de processamento dos acontecimentos e de administração dos sentimentos e emoções decorrentes. Ela é extremamente necessária no diagnóstico e no tratamento de transtornos da mente e também na promoção de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal, de maneira geral.

Há diversas vertentes e linhas de estudo dentro da psicologia. Uma delas é a psicologia positiva, que se tornou conhecida entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000. Essa modalidade tem se mostrando muito benéfica, não apenas na vida pessoal, mas também na vida profissional dos indivíduos. Para saber mais sobre o conceito de psicologia positiva e sobre a sua aplicação dentro das organizações, continue a leitura deste artigo.

O que é a Psicologia Positiva?

A Psicologia Positiva é um ramo da psicologia, desenvolvido por Martin Seligman, psicólogo estadunidense. Segundo esse autor, a psicologia era demasiado focada no estudo e no tratamento dos transtornos da mente, como a depressão e a ansiedade. É claro que é muito importante auxiliar as pessoas a lidarem com os seus sofrimentos. No entanto, na visão do autor, a psicologia não deveria ter apenas o objetivo de curar doenças, mas também de ensinar as pessoas a viver com mais felicidade.

Para Seligman, ter saúde mental não significa apenas não adoecer, mas ser verdadeiramente feliz. Por isso, ele propôs ideias que logo constituíram um novo subcampo da psicologia, que ficou conhecido como “psicologia positiva”. Esse subcampo possui ideias mais dedicadas à felicidade, ao bem-estar, às forças pessoais e à prosperidade.

É por meio dessas ideias que se defende atualmente que alguém não precisa estar com suspeitas de um transtorno psicológico para recorrer ao auxílio de um psicólogo. A psicologia existe para que as pessoas tornem-se ainda melhores, mesmo que não estejam doentes. Para resumir as principais ideias da psicologia positiva, Seligman criou o modelo PERMA, que reúne o que, na visão dele, são os 5 elementos essenciais para uma vida de bem-estar:

  • P — Positive Emotion (emoções positivas);
  • E — Engagement (engajamento);
  • R — Relationships (relacionamentos);
  • M — Meaning (significado);
  • A — Accomplishments (realizações).

Como a psicologia positiva pode ser aplicada à vida profissional?

Os cinco princípios básicos apontados por Seligman podem proporcionar felicidade a um indivíduo, não apenas em sua vida pessoal, mas também em sua vida profissional. Confira, a seguir, os meios pelos quais cada um deles pode ser aplicado dentro das organizações.

1. Emoções positivas: pense e aja com otimismo

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O sucesso na vida profissional de qualquer pessoa depende da sua capacidade de acreditar em seus próprios potenciais. É assim que conseguimos enviar currículos, participar de entrevistas, assumir cargos, propor ideias, executar tarefas e crescer na carreira. Cada uma dessas etapas exige emoções positivas, ou seja, otimismo.

Ter pensamentos positivos não significa ignorar os riscos e abandonar as preocupações, mas confiar que, fazendo o que for preciso, a nossa inteligência será capaz de encontrar soluções. Esse pensamento ajuda na produção de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, que nos deixam mais alegres e tranquilos.

Esses pensamentos positivos também nos tornam mais confiantes, criativos e determinados na conquista dos nossos objetivos. Assim, eles permitem que desenvolvamos a resiliência, que é o nosso poder de superação quando as coisas não saem do jeito que as planejamos.

O entusiasmo, a motivação e a vontade de crescer são forças que precisam ser alimentadas diariamente por qualquer pessoa. Além disso, elas tornam os ambientes organizacionais mais leves, descontraídos e amigáveis, o que é fundamental para a execução de um bom trabalho.

2. Engajamento: dedique-se com atenção focada

O entusiasmo e o otimismo são importantes, mas, sozinhos, eles não permitem que uma pessoa ou organização alcance os seus objetivos. É preciso haver engajamento, isto é, concentrar-se na atividade em questão, com dedicação e atenção focada.

Pessoas que são felizes no trabalho sentem prazer na execução das suas atividades. Isso faz com que elas mergulhem em seus afazeres de forma tão intensa, que praticamente deixam de perceber o que se passa ao seu redor — esse fenômeno é conhecido como “estado de flow”.

Segundo a psicologia positiva, esse estado só é obtido quando o indivíduo descobre o que verdadeiramente gosta de fazer e o que realmente sabe fazer, aliando os dois fatores. Quando uma pessoa descobre e desenvolve constantemente as suas competências, habilidades e pontos fortes em geral, ela será capaz de conectar-se plenamente com aquilo que faz, alcançando resultados cada vez melhores.

Em contrapartida, quando fazemos as coisas apenas por obrigação, sem interesse e sem aptidão, o trabalho naturalmente perde qualidade e felicidade.

3. Relacionamentos: construa vínculos positivos

Em qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional, não há como negar que todos nós precisamos uns dos outros. Ninguém é bom em tudo, de modo que aquelas habilidades que não são fortes em nós podem ser encontradas nos colegas. É por isso que as organizações são compostas por indivíduos diferentes, por departamentos diferentes e por atividades diferentes.

Essas diferenças podem ser desafiadoras, afinal de contas, lidar com a diversidade pode ser conflituoso de vez em quando. No entanto, diferenças que se somam produzem resultados que jamais seriam alcançados pelas pessoas individualmente. Dessa forma, toda organização de sucesso deve preocupar-se em integrar os seus colaboradores, estimulando a ajuda mútua e o aprendizado que podem extrair convivendo com quem pensa diferente.

Além desse eterno ensinar e aprender que a coletividade promove, também é fato que o convívio agradável entre colegas pode despertar vínculos de amizade. Eles não apenas tornam o dia a dia mais alegre, como motivam as pessoas a tornarem-se melhores diariamente, a partir do exemplo do outro. Isso promove paz, bem-estar, felicidade e união no grupo.

4. Significado: trabalhe com propósito

As pessoas são mais felizes e dedicadas quando percebem que as suas atividades têm um propósito útil. Isso ocorre quando o médico cura a doença, quando o professor percebe que o estudante adquiriu o conhecimento, quando o jornalista leva a informação correta à sociedade. Trabalhar com propósito é isto: descobrir a sua função de existir neste mundo, ou de que forma a sociedade melhora a partir do seu trabalho.

Por que você trabalha? Por que você estuda? Por que você dedica em média oito horas do seu dia à sua vida profissional? É claro que o dinheiro é o que garante o nosso sustento, mas não é interessante que esse seja o único motivo pelo qual alguém trabalha. É preciso encontrar um propósito maior, que de fato faça as pessoas felizes no dia a dia profissional.

Assim como as empresas, as pessoas também devem ter uma missão, ou seja, uma razão de existir em seu trabalho. O despertar dessa missão faz o indivíduo trabalhar com mais alegria.

5. Realizações: faça acontecer

O trabalho nas organizações não é apenas uma obrigação, mas também um meio pelo qual as pessoas podem mostrar-se úteis, inteligentes, criativas, persistentes, resilientes. Ele permite que cada indivíduo demonstre os seus conhecimentos e competências, produzindo algo útil para a sociedade. Esse senso de realização torna as pessoas mais felizes dentro das organizações.

O alcance de objetivos, a superação de dificuldades e o crescimento na carreira tornam cada pessoa alguém mais motivado para o trabalho. Quando os profissionais acumulam realizações, é sinal de que a organização como um todo também é uma instituição realizada. Além disso, esse acúmulo de vitórias constrói um passado vencedor, um presente motivador e um futuro promissor.

Assim, cabe às organizações celebrar e reconhecer as vitórias dos seus projetos, já definindo quais serão os seus próximos passos. O sucesso não pode parar!

Agora que você já conheceu um pouco sobre a psicologia positiva e já conferiu como os seus cinco princípios básicos podem ser aplicados no ambiente organizacional, responda: é possível aplicá-la em seu ambiente de trabalho e em sua carreira? De que forma? Deixe a sua opinião em um comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos aqueles que também possam se beneficiar deste conteúdo. Publique-o nas suas redes sociais!

Imagem: Por WAYHOME studio