O Instagram já é uma rede social extremamente popular no Brasil e no mundo. Além disso, ele não para de crescer. Além dos usuários comuns, muitas pessoas também têm criado páginas nessa rede para divulgar os seus negócios, afinal de contas, as redes contêm um imenso público com o qual é possível dialogar e promover vendas.

Por esse motivo, é comum que as pessoas desejem crescer cada vez mais nessa rede, o que fatalmente passa pela ideia de ter uma quantidade de seguidores cada vez maior. Contudo, é importante lembrar que mais importante do que a quantidade de pessoas que o seguem é criar conexão com as pessoas certas, criando uma comunidade de gente realmente interessada e engajada naquilo que você faz.

Neste artigo, reunimos 5 estratégias para quem deseja fortalecer a sua imagem no Instagram, por meio de uma sólida e rica produção de conteúdo. Confira-as na sequência!

1. Fique atento aos assuntos que estão em alta

As redes sociais, como o nome já indica, são um termômetro da sociedade. Isso quer dizer que os assuntos mais importantes e que mais têm atraído a atenção das pessoas nas rodas de conversa pelo mundo físico também são muito comentados no mundo digital. Portanto, as marcas que conseguem se posicionar nesses temas e criar conteúdo aproveitando o contexto conseguem obter maior visibilidade.

O que está em alta no momento? Alguma música? Evento esportivo? Reality show? Filmes recém-lançados? Aproveite todas essas temáticas e faça posts incluindo referências a elas. No entanto, não force a barra. Lembre-se de que é preciso adequar essas pautas do momento ao seu segmento de atuação. Não adianta simplesmente falar de futebol sem conectar esse assunto ao seu nicho. É importante, portanto, fazer uma contextualização dos temas para que o seu post faça sentido e não fique sem embasamento.

2. Publique com frequência

Não adianta nada você criar um post incrível na rede social, que faz muito sucesso, mas depois não aproveitar a atenção obtida. O trabalho em redes sociais não depende de um único tiro certeiro, mas de um trabalho constante, que alimenta com regularidade a audiência com conteúdos relevantes e de alta qualidade. Quando um usuário entra em uma página e percebe que ela não é atualizada há semanas, ele perderá completamente o interesse em segui-la.

Portanto, tenha um calendário de postagens. Mesmo que você não consiga definir uma frequência exata de publicações, não fique muito tempo sem postar. As atualizações em sua página fazem com que o seu perfil fique cada vez mais visível às pessoas, e quem não é visto não é lembrado. Além disso, quanto mais você postar, mais você perceberá os tipos de post que produzem melhores resultados e também aqueles que não oferecem o crescimento que você espera.

3. Faça networking

O processo de networking consiste em criar e cultivar uma rede de contatos. Nas redes sociais, o que inclui o Instagram, é fácil conhecer e conversar com pessoas que podem representar boas oportunidades de negócios. Isso vale para as pessoas do seu segmento ou mesmo de outras áreas, mas que podem realizar algum tipo de parceria. O ideal é que isso seja feito entre páginas com públicos-alvo parecidos, mas que não sejam concorrentes, como nutricionistas e academias de ginástica, por exemplo.

Conhecendo essas pessoas e cultivando um bom relacionamento com elas, você será capaz de propor lives conjuntas, menções em posts e até mesmo ações de marketing em parceria. Esse tipo de atitude faz com que os públicos das páginas parceiras sejam “compartilhados” entre elas, o que promove o crescimento dos dois lados. Por isso, fique atento às páginas de áreas “vizinhas” à sua e saiba criar e manter uma relação bacana com elas.

4. Monitore os concorrentes

Seja você iniciante ou experiente no Instagram, entenda que monitorar as ações da concorrência é muito importante. Essas páginas têm um perfil de público-alvo semelhante ao seu, de modo que acompanhar os conteúdos que elas produzem ajuda você a compreender os desejos e as necessidades dos seguidores desse nicho. Não se trata de copiar, mas apenas de verificar as temáticas mais abordadas.

Além disso, acompanhar os concorrentes permite que você também analise as forças e fraquezas deles, utilizando isso a seu favor. Por exemplo, se um concorrente não faz lives, essa pode ser uma oportunidade para que você mostre que a sua página é mais dinâmica e permite que um vínculo maior seja construído com a sua audiência. A dica, portanto, é inspirar-se naquilo que faz sucesso com os concorrentes e aproveitar as brechas que eles deixam, de modo a superá-los.

5. Explore as diferentes ferramentas da plataforma

O Instagram é uma rede social que oferece diversas possibilidades no que diz respeito ao formato do conteúdo publicado. Você pode fazer publicações tradicionais, carrosséis, stories, lives, reels, vídeos, parcerias com outras páginas, e por aí vai. Além disso, é possível utilizar diversos recursos nesses conteúdos, como áudios, memes, figurinhas, enquetes, testes, caixas de perguntas, e por aí vai. Portanto, antes de ser um grande produtor de conteúdo, conheça todas as ferramentas à sua disposição.

Cada um desses formatos tem as suas próprias características. Cabe ao produtor de conteúdo identificar se é preferível que o tema que ele tem em mente seja abordado em um story, em um carrossel etc. Lembre-se de testar todas as possibilidades e de identificar quais são as que oferecem um maior retorno junto ao seu público. Contudo, saiba que a variedade é sempre uma boa opção, dado que é preciso conquistar novos seguidores e, ao mesmo tempo, manter o relacionamento com que já o segue.

Crescer no Instagram é um projeto de longo prazo. Entenda que as “fórmulas mágicas” que algumas pessoas oferecem para conquistar milhões de seguidores da noite para o dia não se sustentam, sobretudo se você não tiver uma produção constante de conteúdo de qualidade. É um algo trabalhoso, mas que, aos poucos, vai dar a você os resultados que você tanto espera. Seja paciente, persistente e analítico com o seu desempenho. Assim, você vai crescer e ser bem-sucedido nessa rede!

E você, querida pessoa, como tem avaliado o seu crescimento no Instagram? Qual das dicas acima você entende que mais pode ajudá-lo nesse sentido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se interessar pelo tema? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!