O home office, ou trabalho remoto, é uma modalidade de condução da vida profissional que divide opiniões. Em tempos de isolamento social, ou mesmo como uma mudança natural do comportamento corporativo, o fato é que a quantidade de pessoas adeptas do home office não para de crescer no Brasil e no mundo.

Nesse sentido, é importante que as empresas e pessoas se adaptem a essa nova realidade. Trabalhar em casa pode ser algo positivo, desde que as pessoas respeitem os limites entre a sua vida pessoal e a sua vida profissional. Somente assim será possível manter a qualidade de vida. Nesse sentido, reunimos algumas dicas para ajudar quem estiver nesse processo. Confira-as no artigo a seguir!

O prós e os contras do home office

Entre as pessoas que criticam o home office, o principal argumento é a falta de limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Algumas empresas abusam nesse aspecto, enviando e-mails e demandas a qualquer hora do dia, como se o período do expediente não existisse.

Além disso, o próprio trabalhador pode não ter a disciplina necessária para cumprir a sua carga horária, sem cair na tentação de assistir televisão no sofá de casa, por exemplo. Por fim, a falta de contato com colegas pode ser algo desmotivador, já que a parte “social” do trabalho também é muito importante.

Por outro lado, os defensores do home office também apresentam bons argumentos. Entre eles, o que mais se destaca é o aumento no tempo livre. Nas grandes cidades, não é raro encontrar pessoas que perdem 3 ou 4 horas por dia no deslocamento entre a casa e o trabalho. Em home office, essas horas podem ser mais bem aproveitadas, seja cuidando melhor da casa e dos filhos, seja descansando ou fazendo alguma atividade de lazer.

Esse tempo “a mais” pode permitir que o indivíduo se organize para dormir melhor, alimentar-se melhor, praticar exercícios físicos, conviver mais com amigos e familiares, enfim, investir mais em sua qualidade de vida. Além disso, sem trânsito, sem transporte público e sem a tensão do ambiente do escritório, as pessoas conseguem trabalhar mais dispostas e menos estressadas.

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Dicas para trabalhar de casa com qualidade de vida

Entre os prós e contras, você provavelmente vai se identificar com um dos dois grupos — o dos críticos ou o dos apoiadores do home office. Contudo, independentemente da posição escolhida, saiba que, com algumas medidas básicas, é possível tornar essa experiência muito mais agradável e produtiva. Confira as 5 dicas a seguir.

1. Utilize equipamentos e ferramentas adequados

Toda empresa deve fornecer aos seus colaboradores tudo aquilo de que necessitam para executar os seus trabalhos com qualidade e sem prejuízo à saúde. Isso inclui computadores, notebooks, cadeiras e demais materiais necessários. No caso dos notebooks, eles são uma boa opção, pois podem ser levados do escritório para casa. Se isso não for possível, as empresas têm a opção de alugar notebooks e concedê-los aos seus funcionários.

Além disso, é fundamental que esses equipamentos estejam equipados com todos os programas necessários para a execução de um bom trabalho, o que inclui softwares de gestão de projetos e de reuniões online com o chefe e com os demais colegas.

As cadeiras devem ser confortáveis, afinal de contas, grande parte dos profissionais atuais passa horas na mesma posição. Para que não haja dores na coluna, nos joelhos ou nos quadris, é importante investir numa cadeira ergonômica, com regulagem de altura.

2. Organize a rotina

Todo expediente precisa de três itens básicos a serem definidos, mesmo em home office: horário de início, horário de almoço e horário de término. É importante que eles sejam definidos antecipadamente, de modo que nem a empresa seja abusiva com o colaborador, nem o funcionário “misture” a vida pessoal com a vida profissional.

Tendo um ambiente bem iluminado e adequado ao trabalho, o colaborador poderá executar as suas atividades normalmente, sempre respeitando os horários que foram definidos. O próprio funcionário deve ter uma agenda ou seguir um programa de gestão de projetos para saber exatamente o que deve fazer e em que prazo.

Além do horário de almoço, é importante que o trabalhador faça pausas a cada uma ou duas horas trabalhadas. Espreguice-se, tome um café, faça algo que o relaxe por 10 ou 15 minutos e retome as suas atividades. É humanamente impossível manter-se concentrado numa mesma tarefa por duas horas sem qualquer descanso.

3. Mantenha-se em contato com a sua equipe

Ser líder não é dar ordens e desaparecer. É preciso orientar, tirar dúvidas, prestar auxílio, fazer correções, reconhecer méritos e dar feedbacks de desempenho aos funcionários. Mesmo à distância, as lideranças precisam ser presentes e estar acessíveis aos seus funcionários.

Por isso, se você precisar de um auxílio remoto na execução dos seus trabalhos, não hesite em entrar em contato com os seus líderes da empresa. É obrigação deles estarem acessíveis a você e orientá-lo naquilo que precisar. Da mesma maneira, é sua obrigação prestar contas daquilo que faz e respeitar os prazos.

O ideal é que sejam realizadas reuniões no início do dia para alinhamento com toda a equipe. Se isso não for possível, que as reuniões sejam realizadas semanalmente, de preferência na segunda-feira. Além disso, é necessário manter-se disponível para conversas com os colegas, não apenas por uma questão de trabalho, mas também como exercício à sociabilidade.

4. Cuide da sua saúde física e mental

Para trabalhar adequadamente, ter saúde física e mental é primordial. Por isso, não assuma mais responsabilidades do que puder dar conta, nem faça horas extras exageradas ou expedientes aos finais de semana, salvo em caso de grande necessidade.

Não se esqueça de que existem outros aspectos da sua vida que também precisam da sua atenção: a sua família, os seus amigos, o seu lar, o seu bem-estar. Por isso, lembre-se das questões básicas de saúde física e mental, como: dormir e acordar sempre no mesmo horário, descansar adequadamente, praticar exercícios físicos de forma regular, alimentar-se com equilíbrio, entre outros.

Além disso, ao fim de um dia de trabalho, é importante ter uma atividade de lazer, com a qual você possa relaxar e reabastecer as suas energias para o dia seguinte. Isso pode ser feito com filmes, séries, música, uma caminhada pelas ruas do bairro, ou simplesmente um tempo de qualidade junto da família.

5. Evite as distrações

As distrações são qualquer coisa que possa tirar o seu foco no ambiente de trabalho, ou seja, barulhos, televisão, redes sociais, animais de estimação, vizinhos, enfim, todos esses fatores. Por isso, antes de iniciar o seu home office, peça a compreensão das pessoas de casa, avisando-lhes de que você estará, dentro da respectiva faixa de horário do expediente, cumprindo obrigações profissionais.

Programas de televisão, redes sociais e outras atividades da casa, que não sejam ligadas ao trabalho, devem ser feitas fora do horário do expediente. Nada de ir ao supermercado ou à academia enquanto estiver em horário de trabalho, OK?

Por isso, seja você um critico ou um incentivador do home office, saiba que ele pode, sim, oferecer mais qualidade de vida a você e à sua família, desde que você se dedique com responsabilidade e disciplina. Que as dicas acima sejam úteis a você nesse processo!

E você, o que pensa sobre o home office? Já teve alguma experiência nesse sentido? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Marish