Você já ouviu falar em pessoas veganas, não é mesmo? Basicamente, são indivíduos que evitam a alimentação e o uso geral de produtos que tenham origem animal ou que empreguem animais em alguma das suas fases de produção. São diversos os motivos que levam uma pessoa a agir dessa forma, mas o principal deles é o respeito pelas diferentes formas de vida na Terra, com a consciência de que é preciso minimizar a exploração dos recursos naturais.

O veganismo é um movimento que tem atraído cada vez mais olhares ao redor do mundo, a ponto de haver até mesmo empresas inteiras desejando aderir ao conceito. Mas o que exatamente seria uma empresa vegana? É o que você vai conferir no artigo a seguir!

O que é uma empresa vegana?

Há muita confusão acerca dos conceitos de produto cruelty-free, produto vegano empresa cruelty-free e empresa vegana. Por isso, vamos esclarecê-los na sequência.

  • Produto cruelty-free: é aquele que não foi testado em nenhum momento em animais. Geralmente, contém um símbolo de coelho indicando essa característica;
  • Produto vegano: além de ser obrigatoriamente cruelty-free, o produto vegano não contém nenhum componente de origem animal e não explora animais em nenhuma fase da sua produção. É feito com componentes de origem vegetal.
  • Empresa cruelty-free: trata-se de uma empresa que não testa nenhum dos seus produtos em animais, em qualquer etapa de produção. No entanto, é comum que as empresas desenvolvam linhas cruelty-free, mas continuem com outras linhas de produtos ou marcas que testam em animais. É o caso da Dove, que é cruelty-free, mas que pertence à Unilever, que contempla outras marcas que não agem da mesma maneira;
  • Empresa vegana: uma empresa vegana, além de ser cruelty-free (não testar em animais), tem 100% dos seus produtos sem qualquer componente de origem animal. Não se trata de uma linha ou de um produto específico: nada que a empresa produz tem componentes de origem animal ou explora animais nas suas atividades.

As oportunidades do mercado de empresas veganas

A quantidade de pessoas que têm adquirido consciência sobre a necessidade do consumo consciente e do respeito aos animais tem crescido consideravelmente nos últimos anos, em um processo que ocorre simultaneamente em diversos países. Atentas a essa mudança de pensamento, muitas empresas têm aderido ao veganismo, a fim de conquistar esse público e também para fazer a sua parte em relação ao bem-estar da vida na Terra.

Contudo, trata-se de um nicho que ainda está em expansão. Portanto, ainda é preciso investir em comunicação para esclarecer o que é uma empresa vegana e quais são as vantagens que esse estilo de vida tem a oferecer à sociedade. Entre elas, podemos citar:

  • Redução do consumo de matéria-prima e recursos naturais em geral;
  • Adoção de políticas empresariais voltadas ao reflorestamento e ao respeito à natureza;
  • Diminuição do desmatamento destinado à pecuária;
  • Redução do sofrimento animal;
  • Estímulo ao consumo consciente;
  • Redução da poluição e incentivo à adoção de medidas sustentáveis.

5 dicas para uma empresa vegana de sucesso

Se os desafios de ser uma empresa 100% vegana são muitos, as vantagens que elas proporcionam à sociedade também não são poucas. Por isso, é bacana que mais empreendedores invistam nesse tipo de iniciativa. Diante disso, se você pensa em aderir a esse tipo de empreendedorismo, confira as 5 dicas que separamos na sequência.

1. Defina a missão, a visão e os valores da organização com coerência

A missão, a visão e os valores de uma organização são os 3 pilares que compõem a sua identidade institucional. Se a empresa é vegana, ela precisa deixar esse aspecto claro nessa identidade, afinal de contas, é a partir dela que todos os demais objetivos e atividades da organização vão se desenvolver. Sem que esses valores estejam claros, o cliente não perceberá a empresa como vegana, e tudo o que ele quer é comprovar que os produtos da empresa são coerentes com o estilo de vida dele.

2. Acredite de verdade nessa ideia

O veganismo é uma mudança considerada radical na sociedade contemporânea. É realmente difícil pensar em produtos e em etapas de produção que não envolvam animais de maneira alguma. Portanto, saiba que aderir às empresas veganas apenas por “modismo” não vai funcionar. Para fazer um projeto ousado como esse dar certo, é fundamental compreender a importância e acreditar no significado que o veganismo carrega consigo, no que diz respeito à qualidade de vida na Terra.

3. Integre o veganismo em todos os processos organizacionais

Faz sentido que uma empresa com produtos veganos os distribua com tração de cavalos? Faz sentido que uma empresa alegadamente cruelty-free desmate e não reponha o que extraiu da natureza para fabricar os seus produtos? É claro que não!

O veganismo envolve todo um estilo de vida voltado à preservação ambiental. Em uma empresa, isso deve incluir a economia de energia, o reflorestamento, a reciclagem, a destinação adequada dos resíduos sólidos, o fim das embalagens descartáveis, e por aí vai. Todos os processos organizacionais devem colocar em prática essa crença.

4. Pense também em quem não é vegano

Muitas vezes, as empresas veganas deixam de crescer porque focam apenas em quem já é adepto do veganismo. No entanto, é importante olhar também para quem ainda não aderiu a esse estilo de vida. Pessoas que ainda não são veganas podem conhecer iniciativas do meio, como o “Dia Mundial sem Carne”, para descobrir as vantagens dessa filosofia. Assim, adote esse tipo de iniciativa, com o objetivo de atrair quem ainda não faz parte do público da empresa, mas que pode se interessar por ela.

5. Invista em comunicação

Por fim, lembre-se de que, para fazer o seu negócio crescer, você deve fortalecer os seus valores e os diferenciais dos seus produtos em todas as suas formas de comunicação. Por isso, explique o que faz da sua empresa uma organização 100% vegana e por que isso é importante. Explore isso no site, nas redes sociais, nos blogs, nos e-mails, enfim, em todos os canais de comunicação que sejam estratégicos. Isso ajuda não apenas a fortalecer a empresa, mas também a divulgar esse estilo de vida.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre o veganismo e sobre as empresas veganas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!