Os stories são um espaço muito especial de redes sociais populares, como o Facebook e o Instagram. Por meio deles, as pessoas publicam os chamados conteúdos efêmeros, ou seja, aqueles que só estarão ali disponíveis por 24 horas e, depois, desaparecerão.

Há pessoas que afirmam que ficam mais tempo checando os stories daqueles que seguem do que o próprio feed principal. Por esse motivo, os produtores de conteúdo têm começado a olhar para essa seção das redes com muito mais carinho e atenção.

No entanto, infelizmente, ainda há produtores de conteúdo que cometem alguns errinhos básicos nesse campo. Seja por falta de experiência ou por desatenção junto ao comportamento do público, o fato é que precisamos conhecer esses equívocos para aprender a evitá-los. Portanto, se você deseja fazer um bom uso dessa ferramenta estratégica, continue a leitura do artigo a seguir para conhecer os 5 erros que mais reduzem as visualizações dos seus stories!

1. Repostar o conteúdo de outras pessoas em momentos inadequados

De fato, fazer parcerias nas redes sociais é algo muito interessante, pois é uma estratégia que permite que o seu público conheça outra página e que o público dessa outra página conheça você. No entanto, entenda que existe hora certa para ativar essas parcerias.

Se você, por exemplo, já começar o dia repostando em seus stories o conteúdo de outra pessoa, isso provavelmente vai fazer com que os seus seguidores deixem de acompanhar os seus stories para conferir o conteúdo dessa outra página.

Sendo assim, utilize esse recurso com moderação, de preferência já pelo fim do dia, quando os seus seguidores já acompanharam boa parte dos seus stories. Aí sim você pode “se dar ao luxo” de republicar um post de outra página. Tudo é uma questão de saber a hora certa de fazer determinados movimentos, com o objetivo de não perder as suas visualizações.

2. Abrir caixas de perguntas sem qualquer contexto

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Essa estratégia é muito comum, e você certamente já viu até mesmo celebridades muito bem-sucedidas na web cometendo este equívoco: abrir caixinhas de perguntas sem qualquer preparação. Aliás, essas pessoas simplesmente abrem a caixa para que os seguidores façam perguntas sobre absolutamente qualquer assunto, sem qualquer orientação.

Se você é um produtor de conteúdo que leva a sério a sua atividade, precisa aprender a “preparar o terreno” antes de lançar mão desse recurso. Por isso, faça posts e stories em sequência sobre um tema específico e, depois dessa introdução, abra a caixinha, de modo que os seus seguidores tenham ali um espaço para tirar as dúvidas sobre aquele tema específico.

A menos que você tenha milhões e milhões de seguidores, é fato que as caixinhas de perguntas que foram contextualizadas antecipadamente tendem a receber mais interações do que aquelas que não têm tema ou apelo algum.

3. Fazer muitos stories de uma vez

Quando as pessoas acessam os stories em suas páginas no Instagram, elas querem saber um pouquinho da vida de cada um, e não perder meia hora em um único perfil. Por isso, evite fazer uma sequência muito longa de stories de uma só vez, pois isso será cansativo para que o seguidor acompanhe, podendo levá-lo a desistir e pular para a próxima página.

Tenha em mente que os stories são um formato de conteúdo que tem a rapidez em sua essência. Não é à toa que eles têm duração máxima de 15 segundos. Portanto, distribua a sua publicação de stories ao longo do dia, de modo que não haja um excesso deles de uma só vez.

Além disso, é importante diversificar o formato de conteúdo publicado nos stories, oferecendo algum tipo de interatividade sempre que possível e legendando o seu conteúdo para que as pessoas saibam o assunto do vídeo e decidam se querem ou não acompanhá-lo. Se só você ficar falando em 30 pequenos vídeos de 15 segundos em sequência, as pessoas dificilmente prestarão atenção.

4. Não permitir que as pessoas interajam

Por falar em interação, existem muitos produtores de conteúdo que utilizam as redes sociais como um programa de televisão. Só eles falam e esperam que a audiência se comporte como uma massa passiva, que só recebe o conteúdo e não faz mais nada. Na televisão, é assim que funciona, mas, nas redes sociais, a dinâmica é muito diferente.

Nesses sites, as pessoas gostam de interagir, ou seja, de dar a sua opinião, testar os seus conhecimentos, fazer perguntas, enfim, de se sentir mais ativas junto das páginas que seguem. As redes sociais são canais de relacionamento, e não apenas de informação.

Por isso, diversifique os tipos de conteúdo que você posta, incluindo enquetes, testes e caixinhas de perguntas. Esses recursos são incentivos para que as pessoas continuem acompanhando o seu conteúdo, pois elas sabem que ali haverá participação, e não vídeos monótonos e sem interatividade.

5. Não conhecer todos os recursos que os stories oferecem

Os stories são uma seção extremamente rica em recursos. Por meio deles, você pode publicar vídeos curtos, imagens estáticas, textos, notícias, links, enfim, basicamente tudo aquilo que desejar. Além disso, há uma série de ferramentas extras que tornam a sua produção ainda mais rica.

Estamos falando dos memes, dos gifs, das figurinhas, das músicas, da escolha de cores e fontes, dos filtros e dos efeitos especiais — como o zoom e o boomerang. Assim como as ferramentas de interatividade, esses recursos quebram a monotonia de quem faz sempre aqueles stories tradicionais, com fotos e vídeos. Parece pouco, mas essas ferramentas produzem resultados mais dinâmicos, que prendem a atenção do público.

Se você publica conteúdos nos stories, mas sente que as visualizações deles caem ao longo do tempo, é sinal de que você está cometendo ao menos um dos erros acima. Agora que você já conhece os principais equívocos dessa seção, faça uma análise criteriosa sobre os conteúdos que você tem publicado nela, em sua página. Verifique como tem sido o seu desempenho em relação aos 5 pontos citados acima. Por fim, faça as modificações necessárias a partir de agora para obter melhores resultados!

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