São vários os conteúdos que existem em livros, cursos e artigos pela internet que são capazes de ensinar métodos para enriquecer. No entanto, muitas pessoas deixam de ganhar dinheiro, ou mesmo perdem aquilo que conseguem, por maus hábitos que já estão instalados.

Há cinco desses hábitos que são considerados os mais nocivos ao seu bolso. Você sabe quais são eles?

  1. Imediatismo

Já diz o ditado: o que vem fácil vai fácil. Você já percebeu a quantidade de celebridades instantâneas e ganhadores das loterias que afirmam ter enriquecido de um dia para o outro e perdido o que ganharam tão ou mais rapidamente? Isso acontece porque as pessoas são imediatistas e querem enriquecer para gastar, e não para construir um patrimônio que perdure por toda a vida.

Além disso, o imediatismo nos leva a escolhas erradas. Quantas decisões precipitadas não são tomadas todos os dias nas bolsas de valores em todo o mundo por acionistas que, ao menor sinal de oscilação, querem comprar ou vender ações? São incapazes de estudar e analisar as situações em longo prazo e, por isso, acabam perdendo boas quantias.

  1. Crédito

O crédito é um recurso que as pessoas podem utilizar em determinadas situações, desde que saibam planejar seu pagamento. O problema é que a maioria das pessoas que recorrem ao crédito não faz nenhum tipo de estudo e acabam mergulhados em dívidas.

Uma pessoa que contrai uma dívida de 2,5 mil reais, por exemplo, pode vê-la crescer como uma bola de neve e chegar a quase 3 milhões de reais em 5 anos, devido às taxas de juros. Por isso, a dica é sempre evitar o crédito, mas, se não tiver jeito, pesquisar e simular as opções com as menores taxas, sempre elaborando num bom plano de pagamento.

  1. Falta de prioridades

Se você tem uma dívida, pagá-la deve ser sua prioridade financeira. Não é o momento de investir, pelo simples motivo de que nenhuma aplicação vai crescer mais do que a sua dívida. Sim, a matemática é cruel neste assunto, pois os juros das dívidas são sempre maiores do que os rendimentos dos investimentos. Não caia nessa armadilha!

  1. Ações sem tag along

Tag along é um sistema para proteger acionistas minoritários de uma empresa, garantindo a eles o direito de deixarem a sociedade, se a empresa for adquirida por outro investidor.

O tag along garante que, mesmo que as ações mudem de mãos, os acionistas minoritários recebem uma porcentagem de 80% do valor pago por ação ao controlador. Isso evita muitos prejuízos.

  1. Falta de gerenciamento de risco

A ousadia às vezes é uma boa amiga no mundo das finanças, mas ela não deve virar rotina se não vier acompanhada da experiência. É muito fácil perder dinheiro e muito difícil encontrar um rendimento bom o suficiente para recuperá-lo. Portanto, é importante investir e diversificar suas opções para mitigar os riscos.

A ideia é procurar balancear os investimentos em renda fixa com renda variável, pois, em alguns momentos, um dos dois te proporcionará maiores rendimentos. Isso permite que, em longo prazo (lembra do imediatismo?), você consiga o que sempre desejamos: comprar por menos e vender por mais. Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta!

Evite cometer os cinco erros acima e, assim, você conseguirá obter resultados muito mais expressivos e benéficos para sua situação financeira.