Uma característica comum a todos os empreendedores de sucesso é: estão sempre com um bom livro em mãos. A leitura constante mantém a mente ativa, oferece repertório para o pensamento criativo, permite que novos conhecimentos e inspirações sejam adquiridos e ainda melhora a capacidade de comunicação – falada ou escrita.
Por isso, qualquer empreendedor que esteja em busca do sucesso precisa fazer da leitura um hábito. Por falar nisso, elencamos cinco leituras mais que obrigatórias para aqueles que fazem do empreendedorismo a sua profissão e o seu estilo de vida. Vamos lá?
-
Contents
“Geração de Valor” – Flávio Augusto
Geração de Valor é o nome do blog de Flávio Augusto, um dos maiores empreendedores do Brasil, fundador da escola de inglês Wise Up. Trata-se de uma série de três livros. O primeiro, “Geração de Valor – Compartilhando Inspiração” traz textos e charges bastante provocadoras do blog, mostrando como aquele menino que nasceu no subúrbio carioca questionou o senso comum e começou a pensar fora da caixa para empreender.
O segundo volume é “Geração de Valor – Plantando sonhos, colhendo conquistas”, que contém uma nova coletânea de textos e charges. Por fim, o terceiro e último volume, “Geração de Valor – É só o começo”, traz textos mais leves que instigam quem os lê a desenvolver suas capacidades e despertar seu empreendedor interno, que pode estar adormecido.
-
“Trabalhe quatro horas por semana” – Timothy Ferriss
Produtividade: esta é a palavra-chave do livro. Ao contrário do que o título possa sugerir, ele não vai fazer o leitor cair na ilusão de que é possível empreender trabalhando pouco. No entanto, ele permitirá que o empreendedor perceba que estar ocupado não é sinônimo de estar fazendo algo de útil. A ideia aqui é otimizar o tempo com técnicas sólidas para sua administração, de modo que as pessoas consigam trabalhar de forma inteligente, ao invés de “trabalhar muito”.
-
“O mensageiro milionário” – Brendon Burchard
Neste livro encantador, Brendon Burchard explora um tipo específico e em constante crescimento de empreendedorismo. Você não precisa vender um produto ou serviço para ser um empreendedor. É possível empreender simplesmente compartilhando os seus conhecimentos e as suas experiências de vida.
Independentemente de qual seja sua área de atuação, a obra mostra que ensinar algo a outras pessoas é uma forma válida para transformar vidas, encontrar um propósito e ainda ser muito bem remunerado por isso.
-
“Pai rico, pai pobre” – Robert Kiyosaki
Um dos grandes best-sellers da última década, “Pai rico, pai pobre” traz as diferenças na forma de pensar entre ricos e pobres. Na visão do autor, a raiz dessas diferenças está na educação financeira: o conjunto de conhecimentos sobre fontes de renda, empreendedorismo, gastos e investimentos.
A falta deste conhecimento é o que faz as pessoas trabalharem pelo dinheiro, e não o oposto: que seu dinheiro trabalhe para elas. Assim, a inteligência financeira é o fator decisivo para que as pessoas possam ou não enriquecer. O destino está nas mãos de cada um.
-
“O gestor eficaz” – Peter Drucker
Peter Drucker é considerado o pai da administração moderna. Por isso, esta é uma das obras mais lidas no mundo quando o assunto é administração de negócios. Em “O gestor eficaz”, Drucker mostra todos os seus conhecimentos nas práticas administrativas contemporâneas e defende que a simplicidade é a melhor maneira de encontrar a eficácia e a eficiência na condução dos negócios.
A obra é tida como um guia definitivo para quem tem sonhos empreendedores e deseja tirar as ideias do papel para concretizá-las num projeto de sucesso.
Que a lista acima seja proveitosa para você adquirir conhecimentos sólidos para ser um grande empreendedor. Boa leitura!