Em qualquer organização, é fato que as circunstâncias podem mudar de uma hora para a outra. Especialmente nos tempos que temos vivido, marcados pelo dinamismo, pela velocidade na comunicação, pelo progresso científico e pelo desenvolvimento de novas tecnologias a cada instante, é preciso acompanhar cada mudança.

Como diz a biologia, quem evolui não necessariamente é o mais forte, mas quem melhor se adapta às novas circunstâncias. No contexto empresarial, não é diferente, uma vez que as instituições precisam ser adaptáveis, o que inclui os seus líderes. Neste artigo, você conferirá 5 dicas para que as lideranças consigam desenvolver essa característica. Boa leitura!

1. Adquira conhecimento

Para que um líder possa se adaptar a diferentes circunstâncias, ele deve, em primeiro lugar, adquirir consciência do que se passa ao seu redor. Por isso, todo líder de sucesso sabe tudo o que se passa não apenas dentro da sua empresa, mas também no ambiente externo.

Toda organização está exposta a diferentes variáveis externas, que incluem aspectos econômicos, políticos, socioculturais, tecnológicos, naturais, entre outros. Sendo assim, cabe aos líderes organizacionais monitorar a evolução do mundo em todas essas frentes, sobretudo naquelas que têm maior impacto sobre a sua área de atuação.

Portanto, tornar-se adaptável depende também de adquirir conhecimento e de pesquisar o que há de novo. É um trabalho constante e contínuo. Cada empresa precisa atentar-se ao que há de novo no Brasil e no mundo, não apenas em seu segmento de atuação, mas podendo também inspirar-se em outros. Além disso, é primordial que não apenas o líder adquira essa postura, mas também que influencie todos os membros da sua organização a serem também pesquisadores de tendências.

2. Recalcule a rota sempre que necessário

O trabalho de um líder demanda organização e planejamento. Por planejamento, entende-se a definição de metas e objetivos, desenhando também todas as ações estratégicas que serão desenvolvidas para que o alcance desse objetivo seja possível. Todas essas informações devem estar em um plano de ação, que orienta a atuação de cada membro da equipe.

PSC

Os líderes mais tradicionais têm um apego grande ao planejamento estratégico. Os líderes adaptáveis, por sua vez, devem continuar planejando as suas ações, mas compreendendo que a flexibilidade se faz necessária, sobretudo nesse cenário de inconstância que citamos no início do texto.

Por isso, sempre que o cenário sofrer alguma alteração ou que as ações desenvolvidas não surtirem o efeito esperado, entenda que recalcular a rota é preciso. As empresas de maior destaque na atualidade são persistentes, mas não insistentes. Isso quer dizer que elas não têm medo de fazer adaptações em seus planos, tão logo identifiquem que isso seja necessário. É preciso ter coragem para experimentar, inovar e entender que o erro pode ser uma importante fonte de aprendizados.

3. Explore diferentes ações

Isso nos leva ao terceiro comportamento típico dos líderes da atualidade, que é o de agir de forma exploratória. Isso não significa fazer qualquer coisa e ver no que dá, mas manter um leque de opções aberto, sabendo que é possível recorrer a diferentes estratégias.

Os líderes mais tradicionais não desenvolvem essa postura exploratória. Eles planejam um projeto do seu início ao seu fim, até alcançar o objetivo. Contudo, um líder adaptável segue uma dinâmica um pouco diferente. Ele planeja o início do projeto, executa algumas ações e analisa os resultados obtidos. A partir disso, planeja mais um pouco, realiza outras ações e novamente monitora os resultados. Esse processo ocorre de forma sucessiva, garantindo a flexibilidade necessária.

Cabe ao líder orquestrar esse movimento, que não depende apenas dele, mas de todos os seus colaboradores. Assim, ele deve construir um ambiente em que a equipe se sinta confortável o suficiente para correr alguns riscos calculados. Dessa forma, combate-se a rigidez das lideranças tradicionais, mas, ao mesmo tempo, garante-se que haja um método eficaz na conquista do objetivo definido.

4. Aja como um facilitador

Todo líder é uma figura de autoridade, que deve delegar tarefas, avaliar o desempenho dos colaboradores, corrigir os seus erros, reconhecer os seus méritos, enfim, assumir o controle da equipe. Isso, contudo, não quer dizer que é preciso ser autoritário para obter bons resultados.

Um líder adaptável exerce todas as funções acima, mas o faz com foco no desenvolvimento das pessoas que estão trabalhando com ele.  Ele deve ser acessível, ouvir o que os outros têm a dizer, ponderar as diferentes visões apresentadas e, por fim, propor o que deve ser feito. Ser adaptável, contudo, não significa dar uma resposta fechada. Muito pelo contrário, é comum que esse tipo de líder comunique a sua equipe acerca da existência de um plano A, plano B, plano C, e assim por diante.

Assim, o líder adaptável favorece o autogerenciamento da equipe. Isso significa que ele está sempre por perto para prestar assistência, mas jamais anula a autonomia dos colaboradores. Ele ensina, aconselha, tira dúvidas e quase sempre permite que decisões sejam tomadas coletivamente. Isso significa ser um facilitador!

5. Evite as visões extremas

Quando um líder adaptável precisa escolher entre duas opções muito diferentes entre si para tomar uma decisão, ele não necessariamente escolhe uma ou outra. É comum que os profissionais com essa característica consigam desenvolver uma terceira possibilidade, que mescle aspectos das duas opções prévias, sendo uma solução mais eficaz e eficiente do que seriam as opções anteriores de forma isolada.

Nem sempre é possível fazer isso, mas o líder adaptável consegue identificar as ocasiões em que existe essa possibilidade. Assim, ele deve ouvir os argumentos de cada lado envolvido com atenção, procurando extrair o que houver de melhor em cada um deles.

É importante ressaltar, porém, que essa postura dificilmente será desenvolvida da noite para o dia. Na verdade, trata-se de um exercício contínuo, que envolve enxergar as situações sob diferentes pontos de vista e libertar-se de crenças anteriormente tomadas como definitivas.  É algo complexo, mas que vale a pena. Seguir uma “fórmula pronta” sem reflexão, em cenários de pouca constância, pode ser um grande passo para o insucesso.

Resumidamente, podemos concluir que, para que um líder seja verdadeiramente adaptável, ele deve acompanhar o cenário em que está inserido, fazer alterações em seu planejamento sempre que necessário, explorar diferentes ações, agir como um facilitador e evitar as visões extremas. Seguindo essas dicas, certamente você será um líder mais flexível e pronto para lidar com diferentes circunstâncias.

E você, tem o que é necessário para ser um líder adaptável? Em quais dos traços acima você ainda precisa trabalhar mais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!