Não há uma receita perfeita para empreender. As pessoas o fazem com métodos e estilos variados, dependendo das características do negócio ou mesmo de sua própria personalidade. Entretanto, há 5 aspectos que todos os empreendedores bem-sucedidos têm em comum. Será que você precisa investir mais em algum deles?

  1. Recursos Humanos

Empresas são feitas de pessoas. Você, como empreendedor, precisa saber disso muito bem e deve ser um líder, e não um chefe. Isso que dizer que você precisa conhecer as habilidades de cada funcionário, motivar suas equipes, tirar dúvidas e delegar as atividades diárias com base nas capacidades de cada um. Nesse sentido, é importante construir uma relação de confiança com cada membro de suas equipes, dando-lhes autonomia.

Como líder, você precisa fazer com que a comunicação seja clara, de modo que todas as equipes caminhem numa mesma direção. Além disso, para manter a produtividade de cada funcionário, é importante construir um clima organizacional de respeito e cooperação, especialmente instalando uma cultura empresarial bem presente. Isso produz nos colaboradores uma sensação positiva de pertencimento e acolhimento.

Por fim, a meritocracia é importante ao empreender. Dar feedbacks constantes ao desempenho de cada um, motivar as equipes, corrigir os erros e reconhecer os méritos de quem demonstra habilidade são elementos fundamentais para qualquer empreendedor.

  1. Recursos Financeiros

Além de pessoas, todo empreendimento precisa obviamente de dinheiro, mais especificamente, de lucro. No entanto, para que ele seja alcançado, há muitas informações que precisam ser analisadas com frequência. Você saberia dizer:

  • Quais são os seus melhores clientes?
  • Quais são os produtos ou serviços que te geram maiores receitas?
  • Quais são os seus custos e despesas fixos (incluindo aluguel, contas e salários)?
  • Quais são os impostos aplicados em sua área de atuação?
  • Qual é o seu ROI (retorno sobre investimento)?

Um empreendedor precisa saber essas informações e, preferencialmente, torná-las acessíveis aos seus colaboradores. Se todo mundo souber o momento atual da organização, fica mais fácil pensar em como fazê-la progredir.

Para mensurar todos esses dados e compreender o status do seu lucro líquido, é muito importante contar com uma boa ferramenta de gerenciamento financeiro. Mantenha as informações atualizadas e monitore-as constantemente.

  1. Potencial criativo

Você já deve ter ouvido falar que quem não cria copia, certo? Diante da concorrência acirrada que basicamente todo nicho enfrenta, as empresas precisam adquirir diferenciais competitivos. Isso se faz por meio de novos produtos, novos serviços, eventos, aplicativos, novas parcerias, enfim, alguma solução inovadora.

Há algumas empresas que simplesmente copiam ou fazem pequenas alterações em modelos de negócios consolidados no mercado, o que até pode dar certo por um determinado tempo. No entanto, o ideal é sempre aprimorar essas boas ideias, adaptando-as ao estilo do seu negócio e, principalmente, do seu cliente. Se for possível, crie algo 100% novo, nunca antes visto, que possa ser “imitado” por seus concorrentes. Isso lhe conferirá prestígio e liderança. Seja criativo sempre!

  1. Preços Justos

Qualquer negócio precisa de preços competitivos, mas que sejam justos aos olhos do consumidor. Para que seu negócio seja lucrativo, você precisa contabilizar todos os custos com: matérias-primas, funcionários, logística, impostos, custos de marketing, capital de giro, fornecedores, enfim todas as despesas que você possui.

Além disso, precisa analisar os preços praticados pelos concorrentes, de modo que você nunca cobre mais do que eles se seu produto não for realmente superior. Por fim, avalie também o ciclo de vida do seu produto, ou seja, se ele está em lançamento, amadurecimento, maturidade ou declínio. Analisando todos esses itens, você conseguirá encontrar valores competitivos, que te ofereçam lucro, mas que estimulem o consumidor à compra. Agregue valor ao que você vende e seja justo.

  1. Gerenciamento de Processos

Um empreendimento, independentemente de seu porte, precisa sistematizar sua produção. Seja uma fábrica, uma loja, um e-commerce, um prestador de serviços, enfim, toda e qualquer organização precisa de processos. Cada etapa do trabalho precisa de uma pessoa ou equipe responsável por ela, que saiba de onde a demanda veio, para onde deve ser encaminhada e em quanto tempo isso deve acontecer.

Quando essas coisas são bem definidas, é possível mensurar a produtividade da empresa, identificando os pontos que precisam de melhorias. Quando cada pessoa sabe exatamente o que fazer, toda a engrenagem da organização funciona de forma ordenada e em boa velocidade para crescer.

Os cinco pontos acima são aspectos essenciais para todo e qualquer empreendimento. Dedique-se a cada um deles e tenha sucesso!