O trabalho é um elemento de grande importância para a construção da dignidade humana, afinal, é através dele que nos tornamos úteis e nos sentimos capazes. Contudo, existem situações em que a carreira segue por caminhos tortuosos e acaba prejudicando o equilíbrio e bem-estar do indivíduo. Nesses casos, pedir demissão para cuidar da saúde acaba sendo uma medida necessária. Continue acompanhando para saber quais são os sinais de que essa escolha deve ser feita, além de dicas para se planejar para isso.

Pedir demissão para cuidar da saúde: 5 sinais de que é hora de tomar essa decisão

A saúde deve ser sempre uma prioridade em nossas vidas, afinal, sem ela, não temos como trabalhar, ter momentos de lazer, desfrutarmos de bons momentos ao lado da família e amigos, enfim, ela é a nossa base. Por essa razão, quando algo começa a colocar a saúde em jogo, é importante refletir para identificar o que precisa ser feito para que isso deixe de acontecer. Confira, a seguir, cinco sinais de que é hora de pedir demissão para focar no próprio bem-estar.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

1 – Está estressado durante a maior parte do tempo

Pense bem, você passa pelo menos um terço do seu dia no trabalho, se estiver insatisfeito com ele, isso acabará te deixando extremamente estressado. Afinal, estar em um ambiente que não suporta, fazendo algo que não gosta, é realmente estressante. E o resultado é que acaba levando essa irritação para casa, comprometendo o bom relacionamento com os familiares, amigos e toda a sociedade, porque acabará descontando o que está sentindo no seu cônjuge, nos filhos, nos vizinhos, nas pessoas do trânsito.

2 – Sente-se triste ao final do domingo

É natural que as pessoas, de um modo geral, se sintam mais animadas no final de semana. Afinal, são dois dias que se tira para descansar, estar com a família e fazer o que quiser sem horários. Contudo, não é natural sofrer com o fim do domingo por pensar que na manhã seguinte irá iniciar mais uma semana de trabalho. Se, ao ouvir a vinheta do Fantástico, você se deprime, saiba que esse pode ser um forte indício de que o seu trabalho não está te fazendo bem.

3 – Não suporta os colegas de trabalho

Ninguém precisa ser o melhor amigo de todos os colegas de trabalho, mas é importante manter uma relação saudável, afinal, uma função depende da outra para ser realizada com sucesso. Caso sinta que a relação entre você, seu chefe e os colegas está insustentável e que não consegue mais continuar nesse ambiente, esse pode ser mais um sinal de que, talvez, o melhor a fazer seja pedir demissão para cuidar da saúde.

4 – Percebe que está o tempo todo desanimado

PSC

Na vida, passamos por momentos de altos e baixos, e é totalmente natural estar mais animado em uns dias do que em outros. Entretanto, quando o desânimo se torna um padrão é necessário ligar o sinal de alerta. Se sempre que pensa no seu trabalho se sente desanimado e sem nenhuma expectativa de querer evoluir, aprender coisas novas, realizar projetos, é mais um indício de que precisa repensar sua carreira.

5 – Começa a notar que a insatisfação está gerando sintomas físicos

Por fim, o último sinal de que pedir demissão pode ser a melhor escolha a ser feita é quando começa a perceber que toda a insatisfação e estresse que sente em relação ao trabalho começa a gerar sintomas físicos. Insônia, dores de cabeça frequentes, alterações no apetite, como falta de vontade de comer ou exageros usados como válvula de escape, estresse e depressão estão entre os sinais mais comuns da somatização gerada por problemas emocionais.

O que considerar antes de pedir demissão?

Sabemos que pedir demissão não é algo tão simples, afinal, envolve muitas questões, sendo a principal delas a necessidade, pois é do trabalho que vem o sustento da grande maioria das pessoas e imagino que com você não seja diferente. Antes de ir até o departamento de recursos humanos da empresa e dizer que deseja sair, é essencial que se planeje para que a solução não acabe se transformando em um novo problema.

A seguir, veja quais são os pontos que deve considerar antes de tomar uma decisão e colocá-la em prática.

1 – Pense se está ao seu alcance mudar a sua relação com o trabalho

Antes de determinar que o problema realmente está no seu trabalho, é interessante fazer uma autorreflexão para verificar o que você pode fazer para melhorar sua relação com sua função, a empresa e os colegas. Em muitos casos, uma mudança de postura do próprio funcionário já o ajuda a se sentir melhor.

2 – Verifique a possibilidade de tirar férias

Uma boa opção para refletir com calma e conseguir se planejar é tirar férias. Desse modo, verifique essa possibilidade, pois essa pausa será de grande ajuda para descansar a mente, cuidar da saúde e se planejar para as mudanças que pretende realizar.

3 – Faça um check-up e cuide da sua saúde mental

Pode acontecer de o trabalho não ser exatamente o culpado por tudo o que está sentindo e sim um sintoma de uma questão maior. Por essa razão, é interessante que faça um check-up para verificar se o desânimo que está sentindo é fruto de alguma questão hormonal, uma depressão ou outros problemas. Lembre-se que corpo e mente devem ser considerados, pois ambos são partes da sua essência.

4 – Comece a procurar outras oportunidades de trabalho

Pedir demissão sem ter nada em vista pode ser complicado, principalmente se não tiver uma reserva financeira ou outro plano para se manter até encontrar um novo trabalho. Desse modo, é indicado que comece a busca por novas oportunidades antes de tomar qualquer atitude. Assim poderá realizar a mudança com mais tranquilidade.

5 – Planeje-se financeiramente para a mudança

Todos deveriam ter uma reserva financeira, afinal, nunca se sabe o dia de amanhã. Se você ainda não tem, comece a sua o quanto antes, guardando uma quantia todos os meses. Hoje, existem diversas opções de investimento bastante interessantes para que reserve uma quantia e possa usá-la em casos de emergência. Com isso, conseguirá realizar mudanças na sua carreira sem medo de não ter como se manter.

Evite permanecer em um trabalho que não te faz feliz, porque isso pode acabar comprometendo a sua saúde. Reflita, se planeje e tome uma decisão consciente, você pode e deve buscar uma oportunidade profissional que te preencha e te proporcione satisfação.

Copyright:  1475976143 – https://www.shutterstock.com/pt/g/trismegist