Empresas que querem crescer e prosperar sabem que isso só é possível quando seus funcionários também estão motivados em fazer isso acontecer. Salários, benefícios e vantagens continuam sendo muito importantes, mas outros quesitos começaram a entrar na lista de interesses dos funcionários, como clima organizacional e semelhança de valores entre a organização e o colaborador.
Por falar em clima organizacional, ele é fator preponderante na retenção de talentos, evitando aquela rotatividade alta que desacelera o crescimento das empresas. Por mais que a preocupação com a cultura organizacional tenha aumentado recentemente, os empreendedores ainda cometem alguns erros nesse sentido.
Separamos 5 desses erros, os mais frequentes. Será que sua empresa comete algum deles?
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Achar que cultura é só lazer
Algumas empresas com filosofia mais moderna sabem que construir espaços de descompressão e convivência ajuda a criar um clima mais agradável. Por isso, criam ambientes com pufes, refeitórios, videogames e providenciam até a pizza para o happy hour.
É claro que esses itens são importantes para motivar e manter o ânimo dos profissionais. No entanto, eles não devem ser utilizados para “maquiar” jornadas de trabalho abusivas e funcionários sobrecarregados.
Cultura empresarial é muito mais do que salas de lazer, pois inclui também afeto, acolhimento e liberdade para que cada funcionário seja quem é. É uma relação de confiança, em que todos podem expressar suas opiniões, sentindo-se seguros.
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Pensar que cultura não é importante
Alguns empreendedores acreditam que a cultura organizacional é um acessório, algo não essencial. O que eles não sabem é que empresas com uma cultura sólida fazem com que seus funcionários acreditem verdadeiramente no trabalho que ali é feito e nos valores que ali são defendidos.
Em consequência, são pessoas que produzem mais e melhor. Pesquisas indicam que empresas desse tipo crescem duas vezes mais rápido do que aquelas que não priorizam a cultura organizacional. Sem falar que quando a marca sabe trabalhar bem esses valores em sua imagem institucional, ela se fortalece, atrai mais clientes, fideliza os que já existem e ainda conquista bons trabalhadores para seu quadro corporativo.
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Acreditar que não vale a pena porque é caro
Não. Você não precisa construir um ambiente à parte com home theater e videogames modernos para instalar a cultura organizacional na sua empresa. Um líder acessível a todos os funcionários que faz encontros semanais para comentar sobre o cenário atual da empresa já está promovendo uma cultura organizacional inclusiva e transparente ao mesmo tempo.
Além disso, é importante fazer feedbacks de tempos em tempos e sempre ouvir o que os funcionários têm a dizer. Realizar pesquisas e solicitar sugestões são sempre ótimas ações. Isso transmite confiança aos colaboradores, que se sentem parte da organização, e não apenas funcionários.
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Crer que cultura é só obrigação dos donos
É claro que quem implanta uma cultura numa organização são seus diretores. É deles que partem os exemplos e as maiores decisões, como inclusão, respeito à diversidade, transparência, ajuda mútua etc.
No entanto, para que todos esses valores “peguem”, é importante que os gestores os estimulem em cada funcionário, incentivando-os a abraçar a cultura da empresa, já que todos fazem parte dela. É assim que a cultura corporativa se fortalece, e a empresa toda ganha com isso.
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Querer criar uma cultura em 5 minutos
A cultura de um país não foi construída em um dia, nem em um mês, nem em um ano. Ela é resultado de ideias, valores, princípios e costumes de décadas ou séculos. Numa empresa, não é diferente. Leva tempo para que novos hábitos sejam postos em prática e para que todos os envolvidos adaptem-se a essa nova realidade.
Empresas levantam diferentes bandeiras, como da inclusão social, do combate ao preconceito, da transparência, da ecologia, entre outras. Isso tudo é fruto de muitas conversas, estudos e amadurecimento.
É preciso elaborar planos estratégicos e táticos, colocá-los em prática, monitorar seus resultados e fazer ajustes constantemente. Além disso, é importante que a cultura da empresa esteja sempre alinhada à sua missão, à sua visão, aos seus valores e aos seus objetivos.
Construir uma cultura é uma tarefa de anos, que se realiza passo a passo, sem pressa. Como se diz popularmente, é um “trabalho de formiguinha”, mas que vale a pena quando os resultados chegam.