A pandemia do coronavírus (Covid-19) gerou uma grande crise econômica mundial. No Brasil, temos muitas pessoas que perderam seus empregos, outras que ficaram impossibilitadas de trabalhar e aquelas que estão enfrentando dificuldades para manter suas empresas em funcionamento.
É realmente um momento desafiador, entretanto, através de algumas medidas é possível contornar o problema e seguir em frente. Siga a leitura para conferir 6 dicas de Mentoria que te ajudarão a se fortalecer para enfrentar a atual crise.
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Oportunidades que vêm com a crise
A própria palavra crise já nos dá uma ideia de que se trata de um momento delicado e marcado por muitos desafios. Contudo, é exatamente em situações assim que muitas oportunidades surgem. A diferença é que elas não aparecem de forma clara, é preciso saber identificá-las para conseguir dar a volta por cima.
Essas oportunidades envolvem a situação atual e os hábitos gerados por ela. A crise que veio com a pandemia, por exemplo, tem como diferencial o fato de que as pessoas têm passado mais tempo em casa. Apenas essa mudança de comportamento dos consumidores já cria uma série de novos nichos.
É preciso enxergar mais longe e pensar além do óbvio para encontrar boas saídas para superar a crise. Uma forma de acelerar esse processo é recorrer à Mentoria, que é a prática em que uma pessoa mais experiente em determinada área compartilha seu conhecimento com outra. Assim, o mentorado consegue aprender através das experiências do mentor, encurtando o caminho do amadurecimento.
Dicas de Mentoria para superar a crise
Para te ajudar neste momento desafiador, preparamos algumas dicas de Mentoria para identificar oportunidades em meio à crise. Adapte as sugestões ao seu negócio e certamente conseguirá ter boas ideias!
1. Coloque-se no lugar do seu cliente e identifique as necessidades dele
A primeira atitude a se ter para que sua empresa continue vendendo é entender o seu cliente. Como mencionado, crises geram transformações na sociedade, o que resulta em novos comportamentos. Sendo assim, é preciso se colocar no lugar desse cliente e entender suas dores e necessidades.
A partir desse exercício, de se ver na situação do público-alvo, torna-se possível identificar novas maneiras de oferecer o que ele busca. Esse é um trabalho de pesquisa ao qual os empreendedores devem se dedicar, pois é a partir dessas respostas que as próximas medidas poderão ser tomadas.
2. Desenvolva soluções alinhadas com as transformações geradas pela crise
Imagine o seguinte exemplo: pessoas que frequentavam uma academia de ginástica e que, no momento, não podem ir até o estabelecimento por conta das determinações de distanciamento social. Entretanto, elas precisam continuar se exercitando, já que essa é uma medida fundamental para a manutenção da saúde.
Algumas possíveis saídas adotadas pelas academias poderiam ser: locação de equipamentos para os clientes, oferecer aulas online ou, ainda, nas cidades em que é permitido, o atendimento com hora marcada e com redução do número de alunos.
Cada negócio tem as suas possibilidades, confira outros exemplos:
Empresa de festas impossibilitada de funcionar durante a pandemia – Oferecer kits para festas pequenas em casa, com comes, bebes e itens de decoração.
Restaurantes – Oferecer entrega por delivery e encontrar alguma forma de se diferenciar dos demais, seja pela embalagem, entrega rápida, por oferecer um preço acessível, pratos diferenciados etc.
Salões de beleza – Oferecer kits para que as clientes realizem seus cuidados de beleza em casa, com instruções de como usar cada produto.
Esses foram apenas exemplos simples de soluções para contornar a crise e manter diferenciais competitivos. Para encontrar as melhores opções para o seu negócio considere o seu público-alvo, as necessidades dele, quanto ele pode pagar e assim por diante.
3. Identifique formas de reduzir custos
Em momentos de crise, uma das principais atitudes a serem tomadas é rever os custos. Afinal, por mais que se tenha atenção quanto a isso, sempre existem pontos em que é possível apertar um pouco mais. Para identificar esses pontos, faça uma análise criteriosa dos custos atuais da empresa e identifique aqueles que podem ser cortados, reduzidos ou adaptados.
4. Encontre outras formas de gerar receita
Se o principal produto ou serviço oferecido pela sua empresa não puder ser vendido durante a crise por conta da necessidade de aglomeração ou não estiver trazendo o resultado esperado, encontre outras formas de gerar receita.
É uma atitude muito mais inteligente mudar um pouco o foco, mesmo que momentaneamente, do que insistir em algo que não está dando certo. Pense fora da caixa e conseguirá encontrar algo que aproveite sua expertise e tenha mais chances de atrair público.
5. Invista em marketing
Na terceira dica mencionamos a redução de custos, que é mesmo necessária, mas deve ser feita de forma estratégica. Não dá para simplesmente cortar toda a verba de marketing porque ela envolve a divulgação, que é a forma através da qual os clientes conhecem uma empresa.
O que se pode fazer é adaptar, encontrando novas maneiras de comunicar os produtos ou serviços oferecidos ao consumidor de maneiras econômicas. As redes sociais, por exemplo, oferecem grandes possibilidades de se fazer marketing gratuitamente ou investindo pouco.
6. Evite entrar em um ciclo de negatividade
Por fim, é imprescindível que evite entrar em um ciclo de negatividade. Mesmo que o cenário do país seja delicado, se desesperar irá piorar muito as coisas. Então, o melhor a fazer é aceitar a realidade e entender o que está e não está ao seu alcance fazer. Tendo clareza em relação a isso poderá direcionar seus esforços ao que realmente pode transformar.
Acredite, através de planejamento, esforço e foco você será capaz de superar tudo isso e sair da crise ainda mais fortalecido. Afinal de contas, situações desafiadoras como essa aceleram nosso processo de crescimento e nos mostram que temos uma força muito maior do que imaginamos.
Você tem mais alguma dica a acrescentar ou deseja fazer um comentário sobre o assunto? Conte-nos sua opinião abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com amigos que também estejam buscando forças para enfrentar a atual crise econômica.
Imagem: Por FGC