Hoje em dia, é raro encontrar alguém que não esteja presente em ao menos uma rede social. Esses sites foram originalmente projetados como plataformas de relacionamento entre as pessoas. No entanto, com o passar do tempo, as empresas também entraram no jogo, publicando conteúdos relevantes e sendo úteis (e até mesmo divertidas!) para comunicar-se com os seus respectivos públicos.

Mesmo os pequenos empreendedores também passaram a usufruir dos benefícios das redes sociais, como plataformas eficazes na divulgação dos seus negócios. Todavia, algumas pessoas, mesmo bem-intencionadas, podem não ter o conhecimento adequado para utilizar as redes e, por isso, perdem em alcance e engajamento para a concorrência.

Neste artigo, selecionamos 6 falhas muito comuns nas páginas dessas redes, especialmente do Instagram. Fique atento à lista a seguir para identificar se você tem cometido algum desses erros. Siga em frente e tenha uma boa leitura!

1.Comunicar-se com frieza

Muitos empreendedores de primeira viagem acreditam que para produzir conteúdos nas redes sociais, basta copiar os conteúdos dos sites. Contudo, é preciso que nos lembremos de que os sites das empresas são espaços mais técnicos e informativos, enquanto as redes sociais são ambientes de mais liberdade e menos frieza.

Sendo assim, é importante que os administradores das páginas entendam que é preciso produzir conteúdo relevante e informativo, mas fazê-lo de forma leve, afinal de contas, as pessoas acessam as redes sociais para relaxar e se divertir.

Dessa forma, esteja atento aos memes do momento, às músicas que estão em alta e aos assuntos de que todos estão falando. Crie publicações com essas referências, mas adaptando-as ao seu nicho e ao seu conteúdo. Além disso, não tenha medo de expor o seu rosto em lives e stories, por exemplo. Isso humaniza a sua marca e favorece a criação de uma conexão mais forte e íntima com o seu público.

2. Publicar sem constância

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Infelizmente, é uma típica realidade brasileira a necessidade de o pequeno empreendedor precisar fazer “um pouco de tudo”. Esse cenário faz com que essas pessoas não tenham constância na publicação de conteúdos em suas redes sociais, pois elas só postam “quando dá tempo”.

O problema dessa atitude é que, sem frequência, as pessoas deixam de se interessar pela sua página, o que leva o algoritmo das redes a entender que o seu conteúdo não é relevante. Isso pode nem ser verdade, mas o fato de você não postar com regularidade leva o sistema interno das redes a reduzir o seu alcance de publicações.

Portanto, se você deseja verdadeiramente crescer e divulgar a sua imagem por meio das redes sociais, tenha um calendário de publicações. Não existe uma frequência ideal, mas é preciso ser minimamente constante, evitando postar tudo em um dia só, mas deixando de publicar nos demais.

3. Ter medo de ser repetitivo

Muita gente comete esse erro: deixar de publicar um conteúdo pelo simples fato de que aquele tema já foi abordado em outra ocasião. De fato, repetir um assunto muito recente não é legal, mas, se já houve um intervalo de tempo considerável, não há problema algum em tocar no tópico novamente.

Em primeiro lugar, nem todos os seus seguidores podem ter visto aquela publicação. Em segundo lugar, mesmo que já tenham visto, sempre é possível abordar o tema novamente, mas com alguma novidade ou atualização. Por fim, lembre-se de que as páginas recebem novos visitantes e seguidores diariamente, de modo que retomar determinados assuntos é importante para contextualizar esse novo público.

Portanto, faça resgates de temas, sobretudo daqueles que obtiveram bons desempenhos no passado. Contudo, certifique-se de ter deixado um intervalo de tempo bom para fazer essa repetição e procure adicionar uma novidade ou uma maneira diferente de tocar nesse assunto.

4. Querer inovar a todo tempo

A inovação é algo muito importante nas estratégias de redes sociais, tendo em vista que ela oferece algum destaque ao seu conteúdo, diferenciando-o do da concorrência. No entanto, é importante compreender que quem inova demais, uma hora perde a efetividade desse recurso.

Fazer o “arroz com feijão”, como se diz popularmente, também é importante. Publicar conteúdos mais sóbrios e simples, intercalando-os com posts mais complexos e criativos, é o que causa impacto e surpreende o público. Entretanto, se a sua página sempre quer “inventar moda”, uma hora ela vai deixar de surpreender as pessoas, levando você a um enorme bloqueio criativo.

Ser criativo é importante, mas você não precisa reinventar a roda. Um trabalho simples, mas constante e bem-feito faz muita diferença. O importante é que você conheça as necessidades do seu público, fale a língua dele e publique conteúdos que vão ao encontro das suas dores.

5. Encarar todo mundo como “inimigo”

Quando uma pessoa começa a publicar os seus conteúdos nas redes sociais, é comum que ela comece a enxergar quem também faz isso como inimigo. No entanto, isso nem sempre é verdade.

Se você tem um canal sobre receitas culinárias, por exemplo, entenda que a página de um nutricionista não necessariamente é um concorrente. Você já pensou, por exemplo, que poderia fazer lives, acompanhado desse nutricionista, criando receitas saudáveis? Esse tipo de parceria é muito benéfico, pois permite que o público de uma página conheça a outra, e vice-versa, de modo que todo mundo sai ganhando.

Com os concorrentes diretos, realmente pode ser mais difícil, mas, em áreas “vizinhas” à sua, certamente é possível encontrar alguma possibilidade bacana de parceria. O importante é tirar o véu do preconceito e entender que nem todo mundo nas redes sociais é um inimigo a ser derrotado.

6. Desejar ser perfeito

O medo da rejeição é uma característica tipicamente humana, de acordo com a psicologia. Esse medo se manifesta também nas redes sociais. As pessoas têm um receio muito grande de receber críticas ou mesmo de que ninguém curta os seus posts, interaja com os seus stories ou assista às suas lives.

Quanto a isso, entenda que, em começo de carreira, é bastante comum que não haja muita gente interagindo mesmo, mas pense nos atores mais bem-sucedidos do mundo: eles também tiveram que fazer várias peças de teatro com meia dúzia de pessoas na plateia. Portanto, preocupe-se em fazer o seu trabalho com qualidade, pois o crescimento do público virá com o tempo.

Já no que diz respeito ao medo das críticas, entenda que elas virão de qualquer jeito, você errando ou acertando. Ninguém é unanimidade, pois é impossível produzir algo que agrade a todos. Dessa forma, lembre-se de que as críticas só são bem-vindas quando forem construtivas. Se alguém quiser apenas o ofender (o que, infelizmente, é bastante comum na internet), ignore a pessoa e foque em quem curte o que você faz.

Resumidamente, não queira agradar a todo mundo, entenda quem nem todo mundo é seu inimigo nas redes sociais, inove apenas quando for necessário, não tenha medo de repetir temas, publique de forma constante e humanize o seu conteúdo. Seguindo as dicas acima, certamente você encontrará ótimos resultados na sua estratégia de redes sociais!

E você, querida pessoa, tem cometido algum dos erros citados acima? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!