O alcance é uma métrica muito utilizada nas redes sociais. Ele se refere à quantidade de pessoas (seguidores ou não) que foram impactadas por algum post de uma página. Assim, uma página do Instagram pode ter 1000 seguidores, mas um post específico pode ter tido um alcance de 1200 pessoas, por exemplo.
Dessa forma, é importante agir no sentido de aumentar o alcance dos seus posts e da sua página como um todo. É esse o mecanismo que permite que você conquiste novos seguidores e, consequentemente, novos consumidores para o seu negócio.
No entanto, há algumas atitudes que os administradores de páginas do Instagram cometem que vão no sentido contrário, ou seja, que derrubam o alcance das publicações. Isso pode acontecer não apenas com quem é inexperiente, mas mesmo em grandes empresas. Por isso, é importante ficar atento a esses erros para evitá-los. Você tem ideia de quais seriam essas atitudes equivocadas? Então, confira a lista a seguir. Boa leitura!
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1. Colocar nos stories um post do feed
Muita gente tem esse hábito de colocar um post recém-publicado no feed também nos stories, na crença de que isso vai ampliar o alcance do conteúdo. A intenção até é boa, mas precisamos nos lembrar de que stories e feed são campos com características diferenciadas, que devem ser respeitadas.
Quando uma pessoa assiste aos stories, ela quer ver algo mais rápido e cotidiano. Se ela se deparar com um post do feed, provavelmente ela vai pular esse story ou vai clicar no post para conferi-lo, abandonando os stories. Se isso ocorrer, o algoritmo da rede vai entender que os stories pulados/abadonados não são relevantes, o que, paradoxalmente, vai diminuir o seu alcance.
Sendo assim, respeite as características de cada “parte” do Instagram, de modo que tanto o feed quanto os stories sejam atrativos para que as pessoas não abandonem um pelo outro.
2. Publicar conteúdos com marca d’água de outras redes
O Instagram já se pronunciou publicamente sobre o fato de o reaproveitamento de conteúdos de outras redes gerar algumas “punições” para quem publica no Instagram. É o que acontece com quem posta vídeos, por exemplo, com a marca d’água de outros sites, como o Tik Tok. Aliás, você sabia que o algoritmo do Instagram pode reduzir consideravelmente o alcance das publicações que simplesmente escreverem ou falarem o nome da rede rival?
Portanto, evite ao máximo possível falar ou escrever o nome de outras redes antes de publicar no Instagram. O mesmo vale para as marcas d’água e logotipos: retire-os antes de reaproveitar o conteúdo. Ao tomar esses cuidados, você “comunicará” o Instagram de que você não está “trabalhando para a concorrência”, de modo que o alcance e o desempenho geral da publicação não serão afetados.
3. Escrever CTAs múltiplos
CTA é um termo em inglês que significa “Call To Action”, ou seja, “chamada para ação”. Trata-se daquela frase com a qual as pessoas concluem os seus posts nas redes sociais, direcionando o usuário a uma ação específica, como: curta, comente, salve o post, compartilhe-o com os seus amigos, visite o nosso site, compre agora, inscreva-se e marque presença, e por aí vai.
O problema é que algumas pessoas colocam vários comandos em uma mesma CTA, como o clássico “curta, comente e compartilhe”. Acontece que, quando um usuário recebe vários comandos ao mesmo tempo, ele não saberá qual fazer primeiro, podendo inclusive não seguir nenhum dos comandos citados. Além disso, CTAs cheios de comandos podem dar a impressão de desespero por qualquer engajamento.
Sendo assim, o ideal é que você selecione apenas um comando para cada post, pois a comunicação fica mais clara e também fica mais fácil mensurar o desempenho desse CTA depois.
4. Criar apenas posts de vendas
O Instagram não é uma loja virtual, mas uma rede social. Isso significa que as pessoas até podem utilizar essa rede para divulgar os seus produtos e serviços, mas isso não deve ser feito exclusivamente de forma comercial, como se o site fosse uma grande plataforma de publicidade.
Você deve se lembrar de que as pessoas entram nas redes sociais por informação e diversão, de modo que o consumo é apenas um “acessório”. Sendo assim, é fundamental que você respeite as características dessas redes.
Portanto, publique conteúdos criativos, que explorem a informação (dicas, tutoriais, curiosidades etc.) e também a diversão (memes, músicas, histórias etc.). Você pode “embutir” nesses conteúdos os benefícios do seu produto, mas sem fazer do seu Instagram um catálogo de vendas, pois isso é extremamente desinteressante e não promove crescimento. Seja criativo e informativo na sua produção de conteúdo.
5. Usar os acessórios da ferramenta como soluções definitivas
Os usuários mais assíduos do Instagram sabem que existem algumas artimanhas para que o Instagram não puna com perda de alcance um desempenho ruim em uma página. Apagar os stories, abrir caixas de perguntas todo dia e fazer várias enquetes de uma vez são alguns desses recursos. Eles até podem funcionar por algum tempo, mas não são o que vai resolver os seus problemas de alcance.
Estimular a interatividade é bacana, mas desde que ela seja contextualizada. Não adianta nada abrir uma caixa de perguntas sem qualquer direcionamento relevante. As pessoas vão ficar “enjoadas” desse recurso e certamente perderão o interesse pelo seu perfil. Sendo assim, não tem jeito: é preciso rever o tipo de conteúdo que você posta, sempre focando em ser útil ou divertido — os dois, de preferência! Deixe para interagir com quem assiste os seus stories, por exemplo, até o fim.
6. Publicar com frequência irregular
Algumas páginas parecem escolher a segunda-feira para serem extremamente ativas na rede, mas “desanimam” no resto da semana. Fazem uma enxurrada de posts em um único dia e depois deixam o perfil adormecido nos outros. Isso é uma péssima estratégia, pois as pessoas não conseguirão prever quando a sua página terá conteúdos novos.
Em compensação, as páginas que seguem um calendário de publicações são regulares, de modo que os usuários entendem que todo dia haverá algum conteúdo por ali. Dessa forma, o nome da página estará sempre em alta, tanto na lembrança dos usuários como no próprio algoritmo das redes. Portanto, regularize a sua frequência de publicação, de modo que o seu alcance seja crescente.
Aumentar o alcance no Instagram depende basicamente de ser relevante, informativo, divertido e de comunicar-se de forma clara e constante com o seu público. Há diferentes ferramentas que as redes oferecem para que isso ocorra, como o feed principal, os stories, as lives etc. Contudo, não adianta nada conhecer todos os recursos do site se você não tiver algo verdadeiramente relevante para dizer. Planeje o seu conteúdo e seja consistente!
E você, identificou se tem cometido algum dos erros acima que podem prejudicar o alcance da sua página? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Imagem: Por Brilliantist Studio.