Para que uma empresa consiga fechar negócio com um cliente, é fundamental conquistar a confiança dele. A confiança é um fator que se obtém como resultado de uma série de fatores, como pontualidade, qualidade dos produtos e serviços, atendimento, respeito aos preços e condições de compra prometidos, entre outros. Sempre que a empresa peca em algum desses quesitos, mesmo que os outros estejam ótimos, ela pode perder completamente a confiança do consumidor.

Quando isso acontece, é bastante difícil recuperar a credibilidade junto a esse cliente. Por isso, o melhor a se fazer é agir com responsabilidade desde o início do relacionamento com a pessoa. Isso se faz de diferentes formas. Neste artigo, reunimos 6 estratégias muito importantes que toda empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, precisa colocar em prática a fim de evitar a desconfiança. Para conhecê-las, continue a leitura a seguir!

1. Ofereça um atendimento de qualidade

Tudo começa pelo atendimento ao cliente. Não há nada pior para um consumidor do que conversar com um atendente que é mal-humorado ou que não sabe como ajudar o cliente. Por isso, treine muito bem as pessoas que lidam diretamente com o público, de modo que elas sejam sempre prestativas e simpáticas com as pessoas.

Lembre-se de que isso deve ocorrer em todos os pontos de contato entre a empresa e o público, o que inclui as lojas físicas, os telefones, os chats no próprio site, as mensagens de texto e as redes sociais. Dar respostas atenciosas, úteis e sem demora é algo que conquista o cliente e o satisfaz. Aliás, saiba que o atendimento pode ser o grande critério de desempate entre você e o concorrente. Portanto, para que você não perca essa batalha, invista em um atendimento de alta qualidade.

2. Demonstre que você é autoridade no assunto

Uma maneira de mostrar ao cliente que ele pode confiar em você é demonstrar a sua experiência e o seu conhecimento em sua área de atuação. Por isso, se você tem um currículo vasto, bons resultados obtidos por outros clientes, certificados e premiações, não hesite em exibi-los. Você pode, por exemplo, emoldurar esses certificados na parede da sua empresa, mas também pode comunicar esses resultados excelentes por meio de e-mails, website, artigos de blog e posts em redes sociais.

Além disso, por falar em todos esses meios de comunicação, utilize-os para compartilhar dicas, tutoriais e informações relevantes sobre a sua área de atuação. Essa publicação constante de conteúdos de qualidade faz com que você mostre à sociedade que você realmente sabe do que está falando. Além do mais, publique comentários positivos que receber dos seus clientes e, se possível, faça um bom trabalho de assessoria de imprensa, divulgando os seus conhecimentos na mídia.

3. Coloque-se à disposição do cliente

PSC

Uma pessoa que sabe que pode entrar em contato com a empresa a qualquer hora e lugar, sabendo que será atendida, certamente confiará na instituição. Por isso, é muito importante que você divulgue à sociedade todos os canais de comunicação da sua empresa, como: endereço, telefones, website, SAC e redes sociais. Tenha profissionais atuando em cada um desses canais de comunicação, de modo que respostas confiáveis e rápidas possam ser obtidas.

No próprio ponto físico, certifique-se de que o cliente se sinta confortável. Faça o possível para que ele espere o mínimo possível de tempo para ser atendido. Além disso, ter um local onde ele possa aguardar descansado, de preferência com acesso a água e café, também demonstra o quanto a empresa se preocupa com o conforto e com o bem-estar do seu público. Nunca é demais lembrar que as primeiras impressões podem ser definitivas, portanto, atenda cada pessoa da melhor forma possível.

4. Simplifique os processos

Não há nada pior para um cliente do que ter que lidar com processos extremamente burocráticos e complexos em uma empresa. Se o cliente já forneceu os dados dele uma vez, a instituição deve fazer o possível para que não seja preciso solicitá-los novamente. Além disso, é importante que o máximo possível de questões seja resolvido por um mesmo atendente. É terrível começar a ser atendido por telefone, ser transferido para um chat e depois ainda ter que enviar um e-mail com a solicitação.

O mesmo vale para os sites, aplicativos e sistemas de pagamento: é importante que o cliente consiga encontrar o que deseja e realizar a operação necessária em poucos cliques, de modo que não perca o seu tempo e o seu bom humor. Na própria loja física, também é importante manter os produtos e as informações organizados, sempre com preços atualizados e visíveis, de modo a garantir a transparência do processo.

5. Aja com transparência

Por falar em transparência, é esse o quinto item da nossa lista. Parece óbvio dizer isso, mas toda empresa deve cumprir aquilo que promete. Se o preço do produto é 15 reais, o cliente não pode ser cobrado em 16 reais quando chegar ao caixa. Se o cliente comprou uma blusa verde e deseja que ela seja entregue em até 5 dias úteis, ela não pode chegar à residência dele na cor vermelha no 6º dia útil. São questões assim que podem demonstrar descuido ou até mesmo má-fé, destruindo a confiança.

Sendo assim, é essencial manter alinhada toda a comunicação ao cliente que parte de campanhas publicitárias, do site da empresa e dos próprios atendentes. Não pode haver divergência entre esses diferentes canais e definitivamente não deve haver nenhum tipo de informação inverídica ou que induza o consumidor ao erro. Seja honesto e sempre ouça o que o cliente tem a lhe dizer. É com base no depoimento dele que você conseguirá melhorar continuamente.

6. Não se esqueça do pós-venda

O pós-venda é a continuidade da comunicação e do relacionamento com o cliente, depois que ele já comprou algo. Geralmente, esse processo é feito por mensagens de texto, telefonemas ou e-mails. Ele consiste basicamente em pesquisas de satisfação para saber se o consumidor ficou feliz com o produto recebido ou com o serviço prestado. Além disso, também é comum que, nessa comunicação pós-venda, haja recomendações personalizadas de outros produtos e serviços, geralmente com brindes e condições especiais.

Isso demonstra que a empresa conhece os interesses desse cliente e está se esforçando para que a relação com ele continue, num processo conhecido como fidelização. Fidelizar um cliente é muito mais fácil e barato do que conquistar um cliente novo. Portanto, cuide de todas essas etapas para mantê-lo satisfeito e confiante na seriedade da sua organização.

Para concluir, lembre-se de que um cliente satisfeito e que confia em sua empresa certamente será alguém que fará uma propaganda espontânea positiva de você para outras pessoas. Dessa forma, entenda que estabelecer um relacionamento de confiança com o seu público é um fator decisivo para o seu crescimento e para o seu sucesso.

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