Se hoje só fossem concedidas a você as coisas pelas quais agradeceu, o que você teria? Diz-se que quando agradecemos, o universo entende que estamos prontos para receber mais e mais coisas boas — um bom motivo para fazer da gratidão um hábito, não é mesmo?

Além disso, diversos profissionais da saúde da mente defendem que pessoas que agradecem diariamente pelas coisas boas de suas vidas são naturalmente mais felizes, pois, mesmo tendo consciência dos seus problemas, não deixam de ver o lado bom de cada dia. Isso é um ótimo auxílio no combate à tristeza e à depressão, por exemplo.

É claro que os dias ruins existem, e ninguém tem a obrigação de ser feliz o tempo inteiro. No entanto, a gratidão ameniza até mesmo os efeitos negativos dos momentos difíceis. Neste artigo, você vai conferir 7 ações para praticar a gratidão todos os dias. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Comunicar-se com as pessoas

“Muito obrigado”. São apenas duas palavras. Então, por que será que é tão difícil dizê-las? É uma expressão tão simples, que pode ser dita quando alguém segura a porta do elevador para nós, quando um colega de trabalho nos ajuda em alguma dificuldade, quando um irmão nos dá um bom conselho, quando alguém nos perdoa por um erro que cometemos.

Manifeste a sua gratidão diretamente às pessoas. As chamadas “palavrinhas mágicas”, que aprendemos desde a infância, precisam ser utilizadas também na idade adulta. Um simples “muito obrigado” revela não apenas a sua educação, mas também a sua gratidão por ter aquela pessoa em sua vida. É algo tão simples, mas tão revelador, a que muita gente não dá o devido valor. Agradeça a cada pessoa que tiver um gesto positivo em sua direção!

2. Manter um diário

Você já pensou em escrever um diário? Muita gente acredita que isso é coisa de adolescentes, mas a verdade é que relatar o seu dia no papel pode ser um excelente exercício de autoconhecimento. Quando escrevemos aquilo que vivemos, conseguimos analisar os acontecimentos com mais tranquilidade, aliviando o coração e a mente.

PSC

Além disso, enquanto escrevemos tudo o que se passou, podemos ficar mais atentos a tudo aquilo que de fato temos a agradecer, mas que passou batido na hora em que aconteceu. Se você não quiser relatar todo o seu dia, ao menos anote no papel, ao anoitecer, três motivos pelos quais você pôde agradecer na data. Podem ser coisas simples, como um pôr do sol bonito. É também um exercício fácil, mas que pode fazer a diferença em sua percepção sobre a vida, quando feito em longo prazo.

3. Lembrar-se daquilo que um dia foi ruim

Você já se deu conta de que aquilo que você vive hoje foi um desejo, um pedido e até mesmo uma oração no passado? Infelizmente, é relativamente comum que as pessoas que alcançam os seus objetivos se esqueçam de fases em que a vida fora muito mais difícil. Não se esqueça desses momentos. Lembre-se de que, em algum dia do passado, você desejou ser quem é hoje.

Portanto, olhe para o passado com carinho, a fim de visualizar a sua evolução pessoal, isto é, os aspectos em que você conseguiu progredir. Não se trata de acreditar que o presente é perfeito, afinal de contas, você certamente ainda tem metas a conquistar. Contudo, olhar para trás também pode despertar a nossa gratidão acerca das coisas boas que hoje vivemos, mas que nos foram privadas algum dia lá atrás.

4. Agradecer diariamente antes de dormir

Antes de dormir, é importante colocar um ponto final no dia que se passou, de modo que possamos nos preparar para o próximo, que está por vir. Quer uma maneira melhor de encerrar esse período do que com um agradecimento?

Mesmo que nada de extraordinário tenha acontecido, você certamente tem razões pelas quais agradecer. Saúde física, saúde mental, moradia, segurança, alimentação, emprego, estudos, família, amigos, situação financeira, paz, amor e até mesmo o simples e valiosíssimo fato de viver em um país sem guerras — todos esses aspectos merecem um agradecimento diário. Infelizmente, muitas pessoas ao redor do mundo não têm a possibilidade de agradecer por esses itens.

5. Orar e meditar

A fé de uma pessoa é algo muito individual e particular. Sendo assim, o importante é que você se sinta bem com as suas crenças, sejam elas em Deus, em espíritos, nas energias do universo, e por aí vai. A oração não deve ser encarada apenas como uma comunicação voltada aos pedidos, mas também aos agradecimentos. Demonstrar gratidão é uma maneira de afirmar que você está pronto para crescer mais e mais.

Além da oração, você pode preferir meditar. Em uma breve pesquisa pela internet, você certamente vai se deparar com incríveis meditações guiadas, que têm a gratidão como o seu tema principal. Aproveite esse momento para fazer respirações tranquilas, desapegar-se das preocupações da rotina, acalmar o corpo e a alma e conectar-se com o universo e consigo mesmo. Ao fazer dessa ação um hábito, certamente, você será uma pessoa mais grata, tranquila, saudável e feliz.

6. Cuidar da própria linguagem

Tome muito cuidado com aquilo que você diz. As palavras, sejam elas escritas ou faladas, são uma materialização do pensamento e, por isso, carregam consigo energias que se voltam para nós. Dessa forma, a reclamação constante e as críticas que não são construtivas nos fazem focar os nossos pensamentos e atitudes no lado negativo da vida.

É claro que precisamos olhar para os problemas, mas no sentido de resolvê-los, e não de simplesmente admitir que a vida seja ruim e cruzar os braços. Assim, procure substituir o “está uma porcaria” pelo “vou agir para melhorar”. As pequenas adaptações na nossa linguagem e no nosso vocabulário têm o poder de moldar o nosso humor e o nosso comportamento. Portanto, canalize a sua linguagem para a expressão da gratidão, e não da lamentação.

7. Ser feliz

Por último, mas definitivamente não menos importante, é fato que ser feliz é a melhor maneira de demonstrar que você está grato por tudo aquilo que acontece. Ter palavras amigas, ser sorridente, agir com bom humor e valorizar cada momento ao lado dos amigos, da família e dos colegas de trabalho são expressões genuínas de felicidade e de gratidão por tudo isso.

Seja grato até mesmo pelos seus problemas. É claro que eles são desagradáveis no momento em que são vividos, mas, se não fosse por eles, você não teria desenvolvido as habilidades, os conhecimentos e as competências que o trouxeram até aqui, não é mesmo? Portanto, faça da gratidão um exercício diário e sinta os benefícios desse hábito em todas as áreas da sua vida!

E você, querida pessoa, agradece diariamente pelas coisas boas da sua vida? Quais das recomendações acima você considera as mais interessantes para manifestar a gratidão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!