Olá querida pessoa, 

Esse é o artigo 2 da série: 7 ações para vencer a crise. No primeiro vídeo da série eu falei sobre a importância de compreender seu contexto, a sua realidade e não somente pautar suas decisões com base nas mídias ou no que a maioria está falando ou fazendo.

A crise é real, no entanto, ela impacta mercados e empresas de formas diferentes. Existe uma série de variáveis que podem fazer da crise a falência do seu negócio ou uma força de crescimento e evolução. Tudo depende do contexto. Como eu disse no texto anterior: é necessário compreender para vencer.

Se você não viu o artigo anterior clique aqui neste link e você será redirecionado a ele. Eu tenho certeza que essa sequência de artigos sobre as 7 ações para vencer a crise vão te ajudar a ganhar resiliência e mais potência de realização durante e após esse período de desafio.

Neste texto eu quero falar sobre a segunda ação para vencer a crise que é saber suportar.

O que é saber suportar?

Isso mesmo. 

A palavra suportar também pode ser trocada por enfrentar ou encarar a crise… como você ficar mais confortável. 

O fato é que a crise já está acontecendo tanto pelo aspecto da saúde quanto pelo aspecto econômico. Nesse sentido, precisamos colocar nossos pés no chão e perceber que estamos sim passando por um desafio que não dá para ser ignorado. 

Encarar a crise de frente é dar a si mesmo a oportunidade de evitar situações que poderiam ser previstas e que você poderia ter agido em tempo hábil. 

É nada menos do que analisar os aspectos necessários para traçar um planejamento estratégico e agir enquanto pode. 

Negar a crise e ficar de braços cruzados não fará de você ou da sua empresa uma instituição blindada do caos. 

É preciso avaliar o cenário e definir um jogo tático, de preferência com seus colaboradores que são profissionais de confiança e conhecem bem seu negócio. 

Busque apoio também com seus fornecedores, patrocinadores, parceiros e outros pontos de conexão da sua rede de contato que podem ajudar seu negócio a sobreviver durante esse período de turbulência. 

Da mesma forma que sua empresa pode ser fortalecida, ela também pode fortalecer o mercado, gerando demanda através de um novo modelo de negócio que entrega novas possibilidades de soluções, ainda atuando no mesmo nicho. 

Encarar a crise não quer dizer necessariamente lutar ou sofrer. Você pode encarar a crise com sensibilidade, sensatez e olhar estratégico fazendo dela a sua aliada. 

Neste ponto, nem sempre o objetivo será o crescimento do negócio ou o aumento de faturamento, mas sim encontrar formas e caminhos para minimizar os danos da crise e evitar que sua empresa feche as portas durante esse período. 

Enquanto você está agindo para encontrar soluções, estratégias e adaptações necessárias do seu negócio, muito provavelmente já está ganhando mais espaço no mercado do que tinha antes ou está ganhando mais vantagem competitiva em relação a concorrência. 

O que é interessante avaliar é que fugir do problema não faz com que o problema se resolva. Muito pelo contrário, ele pode se agravar ainda mais. 

A fuga nunca deve ser uma opção. E por mais que doa, que te deixe desconfortável ou te que cause uma certa insegurança, é preciso agir…

Os corajosos terão longa vida durante a crise e se tornarão mais fortes depois dela. Isso não quer dizer que eles tiveram ausência de medo, mas agiram apesar dele.

E se na pior das hipóteses sua empresa vier a falência, compreenda que não foi você que quebrou, mas sim a empresa. Foi o CNPJ e não o CPF.  O ser humano e sua criação, seu legado, são perpétuos independente do seu tempo de existência.

Portanto, encare a crise. Bata no peito e assuma os riscos. Pratique a neuroplasticidade de conectar informações e possibilidades que antes não tinham correlação e que juntas podem se tornar uma solução inovadora ao seu negócio e aos seus clientes. 

Os riscos são necessários, mas você pode assumi-los de forma bem pensada e estratégica. 

Agir com coragem não quer dizer negar os fatos. Agir com coragem é calcular os passos. 

É entender que você as vezes precisará dar alguns passos para trás agora, para ganhar muito mais velocidade lá na frente. É recuar agora para avançar depois. Isso é encarar um problema de frente.

A vida requer constante movimento e tomadas de decisões a todo momento. Mesmo quando você opta por não decidir, a decisão já foi feita. 

Lembre-se que toda crise tem data para terminar e esse término pode estar mais próximo para alguns e mais distante para outros, tudo depende da postura e ação que você decide ter agora. 

Todos nós temos o livre arbítrio para escolher nossos caminhos e a pior decisão que um ser humano pode tomar é abrir mão da sua liberdade de escolha. 

Jamais deixe que façam suas escolhas por você. Assuma a direção da sua vida, da sua empresa e da sua história. 

Te convido a perceber esse momento com uma oportunidade de renascimento necessário para que você e sua empresa se apresentem ao mercado muito mais fortes, consistentes, maduros e endossados pelo nível de entrega em tempos tão desafiadores. 

Hoje você decide assumir o comando ou prefere deixar que a crise assuma o comando por você?

Esse foi o segundo artigo da série: 7 ações para vencer a crise.

Se você gostou, desse artigo, compartilhe com seus amigos gestores, empreendedores e responda aqui na caixinha de comentários a seguinte pergunta: Que medidas você está tomando para suportar a crise?

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