Em sua opinião, quais devem ser as atitudes de um líder? Quais comportamentos o gestor deve ter para ser uma boa referência para todos? Aliás, você enquanto colaborador ou mesmo liderança, já parou para pensar nisso? Saiba que é muito importante refletir sobre este assunto, pois quando não estamos na posição de gestão, estamos como liderados e, saber diferenciar bons e maus comportamentos, é essencial.
Mais do que suas palavras, são as atitudes de um líder que dizem realmente quem ele é. Neste sentido, existem determinadas condutas que falam por si só e que realmente lhe diferenciam dos demais profissionais de sua equipe. Por isso mesmo, trouxe algumas das características que evidenciam isso.
Contents
7 Atitudes de um Líder que Fazem Toda Diferença
Conheça exemplos de condutas que apenas um verdadeiro líder pode ter para se diferenciar dos demais e construir um grande trabalho na condução de pessoas e empresas:
Postura Assertiva
A postura de um líder é realmente diferente, pois mostra uma forma mais abrangente de ver o negócio, de se relacionar com as pessoas, de inspirar e motivar seus liderados a dar ser melhor e fazê-los cooperar, voluntariamente, para a construção dos resultados da empresa.
Visão Sistêmica
Isso significa ver o que ninguém mais vê; enxergar além do óbvio e, a partir disso, propor inovações e soluções para os problemas da empresa e das pessoas que apenas alguém que é realmente um líder nato poderia propor. Isso agrega bastante valor é também é o que confere sua autoridade.
Senso de Justiça
Um líder diferente também tem compromisso com a justiça, ou seja, é justo e jamais usa de favorecimentos para destacar este ou aquele liderado ou mesmo para encobrir seus erros. Acredita na meritocracia e que todos que fizerem sua parte e derem seu melhor, devem ser reconhecidos tanto por ele quanto pela empresa. E também que todos que errarem, devem ser repreendidos e corrigidos.
Inteligência Emocional
Enquanto a maioria faz tempestade em copo d’água diante de um problema, o líder tem autocontrole e inteligência emocional para pensar em soluções para as lacunas, ao invés de ficar parado reclamando sobre a situação. Isso faz com que nas crises, ele consiga passar maior tranquilidade a sua equipe e consiga manter o índice de produtividade dos seus profissionais sempre em alta. Este comportamento diferenciado também serve de bom exemplo aos demais, pois mostra como é possível resolver os problemas de forma assertiva e sem alardes.
Honestidade
Num país onde muitos se deixam levar por “vantagens”, o líder que é honesto e que age sempre de maneira correta, é sempre uma referência positiva a todos ao ser redor e, especialmente, aos seus liderados. Fazer o que é certo é sempre o melhor exemplo a dar, pois além de dito, é algo que é mostrado na prática. Isso faz com que seja admirado, seguido e respeitado.
Reconhecimento da Equipe
Enquanto muitos gestores tomam para si todos os méritos do grupo, um bom líder faz do reconhecimento da equipe, uma das principais marcas de sua gestão. Isso é essencial para que os profissionais sintam que seu trabalho está sendo visto, que tem importância, valor para a empresa e que, ao dar o seu melhor, terão o retorno que desejam do chefe e da empresa.
Foco em Evolução Contínua
Um líder nato é incansável, ou seja, está sempre em busca de evoluir como profissional e gestor e, para isso, não mede esforços para ter tempo para poder investir em seu aperfeiçoamento. Esta busca por agregar novos conhecimentos e experiências alimenta sua sede por resultados e inspira sua equipe a buscar sua evolução para ir além também.
Viu como algumas características são realmente marcantes quando tratamos da liderança? O inverso disso sempre traz problemas e dificulta a gestão de pessoas e o alcance efetivo dos resultados. Seja então o melhor líder que você pode ser para seus liderados e sua organização.
Para isso, minha dica é – invista em seu aperfeiçoamento e evolução contínua, conheça o Leader Coach Training – LCT, a formação que une técnicas, métodos e ferramentas de Liderança e Coaching para impulsionar os resultados da sua gestão.