Vivemos um momento bastante conturbado na nossa história e ele não se resume apenas ao Brasil. Os problemas decorrentes do novo coronavírus são responsáveis por criar uma grande turbulência, sobretudo quando pensamos na saúde e economia.

Mas não para por aí, afinal de contas, as consequências geradas por esses fatores afetam diretamente a vida de cada um. Com tantas mazelas os níveis de estresse e ansiedade, da sociedade em modo geral, estão bastante elevados e prejudicam significativamente não apenas a saúde física das pessoas, mas também a mental.

Esse cenário causa um grande alerta e uma grande preocupação com o futuro. Saúde emocional, resiliência são termos que ganharam bastante notoriedade, afinal, de que outra forma senão através da Inteligência Emocional para superar essa fase?

Deste modo, é preciso buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento de um equilíbrio emocional que nos permita viver esse presente, mesmo conturbado como está, e, ainda assim, colher bons frutos.

É nesse sentido que a Atenção Plena surge como uma importante aliada. Confira, com a leitura deste artigo, quais são os grande benefícios que a Atenção Plena pode proporcionar, contribuindo com a nossa saúde física e emocional. 

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

7 Benefícios da Atenção plena para a sua vida

PSC

A atenção plena, também conhecida como Mindfulness, é uma prática que tem muito a oferecer para a nossa vida, conforme você perceberá no decorrer desse artigo.

Mas, para que isso ocorra é necessário dedicar-se verdadeiramente. Trata-se de um conjunto de técnicas milenar de origem no budismo e que foram disseminadas pelo mundo através da importante contribuição de Jon Kabat-Zinn, professor Emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina.

E por que ela é tão importante? Oras, ela permite que uma pessoa desenvolva um estado de profunda concentração, podendo assim concentrar-se verdadeiramente nos seus pensamentos. Essa capacidade permite que possamos agir diretamente sobre os nossos pensamentos negativos e muito mais.

Sem mais delongas, confira uma lista verdadeiramente extraordinária contendo 7 importantes benefícios concedidos pela prática da atenção plena para a sua vida.

1. Desenvolvimento do Autoconhecimento

O autoconhecimento nada mais é do que a habilidade de conhecer a si mesmo, entender e compreender quais são suas verdadeiras metas e objetivos, saber quais são seus pontos fortes e fracos e, com isso, ser capaz de aprimorar-se e desenvolver-se continuamente.

Nesse sentido, a Atenção Plena pode ser uma importante aliada pois, através de sua prática, ela permite que a pessoa seja capaz de aplicar mais foco sobre si mesma, ajudando no processo de descoberta sobre si.

2. Redução dos níveis de estresse e ansiedade

Como eu disse acima, logo no início do texto, vivemos em um momento que tem gerado bastante apreensão em todo o mundo. Como se isso não bastasse, precisamos lidar com rotinas que podem ser um verdadeiro desafio para o nosso corpo e mente.

Tudo isso é capaz de gerar um grande estresse, bem como o aumento dos níveis de ansiedade. O resultado disso? Problemas que podem assumir facilmente o status de doenças, sendo a depressão e a síndrome de burnout, alguns exemplos bastante conhecidos. 

Portanto, é preciso tomar precauções para que a situação não cresça e tome grandes e negativas proporções para a nossa saúde.

No que diz respeito a essa questão, a prática da atenção plena ajuda a manter o nosso foco no aqui e agora. Essa habilidade é capaz de gerar uma profunda capacidade de lidar com situações geradoras de estresse e ansiedade.

3. Aumento da capacidade de concentração

A concentração é algo que nos permite aplicarmos e dedicarmos com mais afinco em relação às nossas tarefas e atividades diárias.

E afinal, essa habilidade e a atenção plena andam lado a lado, pois a principal função do mindfulness é desenvolver a capacidade, dentro do ser humano, de ter mais foco.

Foco na sua respiração, foco no seu dia a dia, foco na sua vida pessoal, no trabalho e em qualquer área que você desejar.

Além disso, a prática por si só já requer certa disciplina, fator que contribui significativamente para o desenvolvimento da concentração.

4. Desenvolvimento da Inteligência Emocional

É por intermédio da Inteligência Emocional que somos capazes de lidar melhor com as nossas próprias emoções.

Deste modo, a atenção plena se torna uma importantíssima aliada, uma vez que, por intermédio dela, torna-se possível ter um olhar mais profundo e detalhado acerca de si mesmo, promovendo assim um grande autoconhecimento.

Essa capacidade é imprescindível pois ela permite que você se torne cada vez mais capaz de lidar com fatores negativos que prejudicam a sua vida, onde a resposta, para esses problemas, encontra-se dentro de ti.

5. Melhora desempenho nos estudos e outras atividades que requerem aplicação

Junto ao desenvolvimento do foco e a concentração, torna-se possível o desenvolvimento de outras questões. Um bom exemplo disso é a produtividade em atividades que demandam mais atenção.

6. Reduz drasticamente a procrastinação

À medida que aprendemos a nos concentrar mais e manter o foco nas atividades que realmente exigem certa atenção, somos capazes de aumentar efetivamente o nosso nível produtivo.

Isso é garantido, sobretudo, pelo fato de sabermos lidar melhor com o tempo que temos disponível, reduzindo assim, e talvez até eliminando, os períodos de procrastinação que não agregam para o nosso desempenho e, também, não agregam nem mesmo para o nosso descanso.

7. Contribui para um sono de melhor qualidade

É sabido de todos nós que uma noite mal dormida por ser bastante ruim, não é mesmo? Imagine isso ocorrendo com certa frequência? Episódios recorrentes de insônia são capazes de se tornarem um verdadeiro pesadelo na vida de muitas pessoas.

As consequências disso podem ser bastante prejudiciais para a nossa vida amorosa, nosso relacionamento com família e amigos, nossa produtividade no ambiente de trabalho e muito mais.

Deste modo, é preciso ficar de olho. A atenção plena é uma prática que contribui e muito para que uma pessoa controle de um modo mais adequado a sua rotina diária, incluindo também a sua rotina de sono.

E você? Conhece mais alguma contribuição da Atenção Plena? Compartilhe conosco nos comentários abaixo. E, caso você tenha gostado deste artigo, divulgue-o em suas redes sociais.

Imagem: Por Urte