Muita gente acha que trabalhar com redes sociais é um trabalho puramente intuitivo e descontraído, em que a pessoa publica o que quer e ponto final. Isso não é verdade. Quando lidamos com as páginas de uma empresa, precisamos entender as redes sociais como um canal de produção de conteúdo e de comunicação institucional, o que é muito diferente do nosso perfil pessoal.
Se você administrar as redes sociais do seu negócio sem qualquer tipo de planejamento, entenda que elas jamais oferecerão a você os resultados que você espera. É um trabalho criativo, mas que também demanda técnica, planejamento estratégico e análise constante de dados. Agora você se surpreendeu, não é mesmo?
Portanto, entenda que o conteúdo de uma rede social não é publicidade pura. Ele deve atrair as pessoas interessadas em sua área de atuação, por meio de informações interessantes. Depois, aos poucos, você divulga o seu negócio e os seus produtos. É um processo gradual, que não pode ser invasivo, como o marketing tradicional.
Se você ainda tem dúvidas quanto a esse processo, saiba que você não está sozinho. Para ajudar-lhe nessa missão, separamos 7 dicas para que o planejamento de conteúdo deixe de ser aquele processo cansativo e torne-se algo rotineiro e mais fácil de executar.
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1. Conheça o seu público
O primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo é conhecer o seu público. Quais são as pessoas que têm potencial para seguir você? Por quê? Lembre-se de que os produtos, serviços e conteúdos que você oferece são soluções para determinados desejos e necessidades da sociedade.
Sendo assim, é importante que você conheça essas “dores” das pessoas e se posicione como alguém que poderá apontar o caminho para resolvê-las. Quanto mais você conhecer o seu público, mais fará escolhas sábias, não apenas sobre os temas dos seus conteúdos, mas também pela própria maneira de se comunicar.
2. Reúna as principais dúvidas sobre a sua área
Se você se sentir meio sem criatividade ou sem saber quais assuntos abordar em suas redes sociais, saiba que ter uma lista com as principais dúvidas sobre a sua área pode ser muito benéfico nesse sentido. Assim, as perguntas das pessoas que estiverem nas suas caixinhas de perguntas, comentários e direct messages podem virar pautas para os seus posts.
Por isso, anote todas as dúvidas que os seus seguidores mandarem a você. Se você ainda estiver iniciando as suas atividades nas redes, leia os comentários dos seus concorrentes. Ali, certamente estarão boas sugestões de tópicos a serem trabalhados.
3. Analise os posts com melhor desempenho
Como citamos no início do artigo, a análise de métricas é uma atividade essencial para que a sua produção de conteúdo seja eficaz. Assim, adquira o hábito de monitorar as métricas que as redes sociais oferecem. Isso permitirá que você identifique os assuntos, formatos e estilos de linguagem que melhor funcionam com o seu público.
Identifique em especial os posts que tiveram melhores desempenhos. Por que eles conseguiram resultados tão expressivos? Quais qualidades eles apresentam? Reflita sobre essas questões, pois elas apontarão a você a direção para que os seus conteúdos sejam cada vez mais bem-sucedidos.
4. Recalcule a rota quando necessário
Em contrapartida, haverá também momentos em que as métricas mostrarão que alguns posts obtiveram resultados negativos. Nesse caso, você deve fazer o questionamento oposto, ou seja, refletir sobre os motivos que levaram aquele conteúdo a não ser interessante para as pessoas.
Foi o tema? A linguagem? A imagem? A identidade visual da página? O horário de publicação? Faça testes para identificar como melhorar em todos esses quesitos. Recalcular a rota e mudar de estratégia é trabalhoso, mas é necessário quando os resultados não estão sendo como se esperava. É melhor do que insistir no erro, certo?
5. Crie um calendário editorial
O monitoramento constante de desempenho dos seus posts fornecerá a você alguns insights sobre as estratégias com melhores potenciais junto ao seu público. Isso permitirá que você seja mais organizado e efetivamente planeje os conteúdos a serem trabalhados, por meio de um calendário editorial.
O ideal é que você crie uma programação semanal, definindo os dias da semana e os horários em que publicará. Deverá estabelecer os temas das publicações e os seus formatos (posts tradicionais, carrosséis, stories, reels, lives etc.). Também é importante conhecer os objetivos de cada publicação: atrair, informar, entreter, converter etc. Tendo esse planejamento realizado com antecipação, você não perderá tempo pensando no que deverá criar no dia da publicação, pois essas decisões já terão sido feitas.
6. Organize o seu tempo entre planejamento e produção
Uma sugestão bacana nesse sentido é definir um momento da semana para planejar a produção, definindo os temas que serão abordados. Assim, no restante dos dias, você não precisará se preocupar com a escolha de temas e formatos, mas apenas com a criação propriamente dita dos posts.
Se conseguir delegar essas tarefas entre profissionais de marketing (de planejamento, de redação e de design), melhor ainda. No entanto, se você precisar dar conta de tudo isso sozinho, é importante definir um tempo para dedicar-se a cada tarefa. Querer fazer tudo ao mesmo tempo não é producente e pode prejudicar a qualidade dos seus posts.
7. Livre-se do perfeccionismo
Por fim, lembre-se de que a perfeição, por mais que seja almejada, não existe. Portanto, entenda que, mesmo com dedicação e planejamento estratégico, o trabalho com redes sociais lida com o comportamento humano, o que é algo difícil de ser previsto. Portanto, faça a sua parte, arrisque-se, diversifique os formatos, conheça as ferramentas que as redes sociais oferecem e extraia o melhor que conseguir de cada uma delas.
Tenha em mente que “feito é melhor do que perfeito”. Se você passar horas do dia em busca de um post que beira a perfeição, saiba que você jamais sairá do lugar e ainda tornará a experiência com as redes sociais extremamente frustrante. Dessa forma, permita-se errar, pois o erro é uma fonte de aprendizados e de aprimoramentos constantes.
O planejamento estratégico é uma parte essencial de qualquer ação de marketing, o que não exclui a comunicação e a produção de conteúdo nas redes sociais. Se você seguir as 7 dicas acima, será capaz de conferir mais profissionalismo à sua comunicação nesses canais. Isso tende a oferecer a você resultados muito melhores do que aqueles que ainda acreditam que a produção de conteúdo é algo meramente criativo e intuitivo.
E você, querida pessoa, o que achou das dicas acima? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar estas informações aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!