Ser líder é muito mais do que estar no comando de uma equipe. É delegar tarefas, é dar conselhos, é prestar ajuda constantemente, é tomar decisões difíceis e fazer tudo isso sem perder a confiança e a criatividade. Especialmente na vida profissional, quem assume a liderança de um departamento ou de um projeto específico certamente encontra esses desafios pela frente.

O tema é tão rico que há até mesmo séries de televisão que têm a liderança como uma de suas personagens principais. Se você deseja ser um líder ou, caso já seja, refletir sobre a sua postura e inspirar-se na ficção, confira a lista a seguir com 7 grandiosas produções que abordam o assunto. Boa leitura e boa maratona!

1. Suits

“Suits” conta a história e o dia a dia de trabalho de um dos mais renomados escritórios de advocacia de Nova York. Entre os conflitos que a série aborda, a disputa pelo poder e as decisões de líderes sobre os seus liderados fazem parte do dia a dia da empresa.

Em um ou em outro momento, todos os personagens da série assumem algum tipo de liderança na empresa. Todos eles são profundos conhecedores das leis e, mais do que isso, sabem a hora de brigar para conquistar as suas metas e a hora de ceder em nome de um acordo pacífico. Algo que todo bom líder deve saber é negociar, identificando o momento de ser mais brando e o momento de ser mais firme.

2. La casa de papel

“La casa de papel” é uma produção que mostra uma quadrilha de assaltantes em roubos milionários. O objetivo talvez não seja dos mais nobres, mas o fato é que a série fala muito sobre planejamento, organização, delegação de funções e lealdade.

O líder do grupo, conhecido como “professor”, é extremamente metódico e estudioso, planejando meticulosamente os assaltos e definindo os papéis de cada membro da sua equipe. Ele treina e capacita todos os seus “funcionários”, delegando funções compatíveis com o que eles têm de mais competente dentro de si. Impressiona a sua capacidade de prever os passos que a polícia dará, já tirando da manga o plano B, o plano C, o plano D, enfim, quantos forem necessários.

PSC

O seu poder de comunicar-se com os membros do time, sem exaltar-se e sem desequilibrar-se emocionalmente, mesmo quando tudo parece desmoronar, é impressionante.

3. Brooklyn 99

Engana-se quem pensa que uma série de comédia não tem nada a ensinar sobre liderança. “Brooklyn 99” conta o dia a dia da mais maluca delegacia de polícia de Nova York. Cada funcionário da delegacia tem uma competência pela qual se destaca: a criatividade de Jake Peralta, a organização de Amy Santiago, as habilidades interpessoais de Gina Linetti, todos eles chefiados pela mão firme, mas bondosa, do capitão Raymond Holt.

A equipe, mesmo se metendo em muitas confusões, é funcional, pois o seu líder consegue explorar o que cada um tem de melhor, sabendo a hora de ser ousado e a hora de impor limites aos comportamentos dos colegas. O capitão Holt, estudioso e metódico, consegue cativar a equipe e conquistar o respeito e a responsabilidade na atuação de cada um.

4. Mad Men

Mais uma série ambientada em Nova York, mas desta vez nos anos 1960, “Mad Men” retrata o dia a dia de uma agência de publicidade, um negócio que estava começando a decolar nesse período. Ela mostra exemplos tanto positivos quanto negativos de liderança, já que muitos comportamentos considerados aceitáveis na época já não devem ser tolerados hoje em dia.

Um dos momentos mais emblemáticos da série se dá quando os líderes da agência cogitam a possibilidade de serem comprados por uma empresa maior do ramo. Enquanto os mais velhos pensam no lucro, os mais novos temem a perda de autonomia, dando início a uma discussão rica e polêmica. Assim, a série revela a essência da cultura organizacional, a necessidade de adaptar-se às novas circunstâncias e como os líderes devem atuar nesse momento.

5. How to get away with murder

Em “How to get away with murder”, a advogada e professora Annalise Keating reúne alguns dos seus melhores alunos para formar uma equipe de trabalho, assessorando-a em casos criminais. Como líder da equipe, Annalise compartilha os seus conhecimentos com os aprendizes, expondo os fatos, analisando as provas e avaliando as possíveis soluções, com base nas evidências.

Seguindo esse planejamento estratégico, a professora delega funções aos membros da equipe, ao mesmo tempo em que ensina a importância da cooperação, estimula-os a darem o melhor de si (muitas vezes de forma dura), mas também reconhece e recompensa o bom desempenho. É uma série que ensina como liderar, enaltecendo a necessidade do planejamento estratégico, mas também de adaptar-se às mudanças.

6. House of cards

“House of cards” é uma das séries mais conhecidas no mundo. Ela conta a história de Frank Underwood, um homem que tem sede de poder e que ambiciona a presidência. A série é muito interessante para compreender a importância de definir objetivos, de acreditar em si mesmo e de fazer de tudo para alcançá-los, sempre confiando em suas próprias capacidades.

Frank também se destaca por suas excelentes capacidades de comunicação e de inteligência emocional — aspectos que todo líder deve desenvolver. Contudo, a série também levanta a polêmica sobre os limites que não podem ser ultrapassados e sobre as questões do que é ético, moral e legal. Por isso, quem assiste a essa série deve ter em mente que nem tudo o que ali ocorre deve ser reproduzido. É necessária uma visão crítica sobre cada episódio.

7. Game of Thrones

Por fim, não poderíamos deixar de incluir em nossa lista o fenômeno “Game of Thrones”. Em ambiente medieval, disputas violentas pelo poder ocorrem com frequência, na ânsia de conquistar territórios. Cada um dos envolvidos na guerra tem as suas qualidades e as suas falhas, de modo que podemos aprender um pouco com cada um deles.

Ouvir o que os liderados dizem e aprender com eles é a lição de Daenerys. A ideia de que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades com as quais devemos arcar é o que aprende a vilã Cersei. Por fim, o herói Jon Snow ensina que para vencer é essencial conquistar o respeito e a admiração de todos aqueles que estiverem sob a sua responsabilidade.

As 7 séries acima são completamente diferentes entre si. Elas mostram o conceito e as características das lideranças em contextos, locais e épocas completamente distintos. Vale a pena assisti-las com atenção e com um pensamento crítico acerca do tipo de líderes que desejamos ser e de que as empresas e a sociedade em geral necessitam.

E você, querida pessoa, já assistiu a alguma dessas séries? Qual? Qual é a sua opinião sobre elas? Conhece mais alguma série com exemplos de liderança? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!