Quando você ouve a palavra “marketing”, em que você pensa? Muito provavelmente, em uma empresa que investe grandes fortunas naquele filme publicitário que vai aparecer no intervalo da novela das nove, não é mesmo?

E se você soubesse que o marketing não se aplica apenas às marcas de produtos e serviços, mas também a pessoas comuns, como você? É verdade, aliás, esse é o significado do marketing pessoal.

O marketing pessoal permite que as pessoas saibam “vender a si mesmas” e, assim, crescer no mercado de trabalho. A questão é: você conhece as estratégias para fazer isso? Confira algumas dicas no artigo a seguir.

Entendendo o marketing pessoal

O marketing tradicional consiste num conjunto de estratégias que permitem que uma marca consiga vencer os seus concorrentes na conquista do consumidor. No caso do marketing pessoal, a dinâmica é parecida. Ele envolve uma série de ações que as pessoas, individualmente, podem realizar no sentido de tonarem-se mais atraentes aos empregadores ou aos clientes (no caso de profissionais freelancers, por exemplo).

Por isso, seja você um PJ ou um CLT, é importante saber como construir uma imagem de profissional dedicado e competente, independentemente da sua área de atuação. Assim, o objetivo do marketing pessoal é exatamente este: fortalecer a sua imagem em âmbito profissional, aumentando a sua competitividade no mercado de trabalho.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

7 dicas de marketing pessoal

Agora que você já compreende o conceito de marketing pessoal e qual é a sua importância, você deve estar se perguntando: quais são essas atitudes que podem fazer a diferença em minha carreira? A seguir, compartilharemos com você algumas dicas. Algumas delas podem parecer óbvias, mas, mesmo assim, muita gente se descuida nesses quesitos e, com isso, perde valiosas oportunidades. Vamos lá?

1. Cuide da sua aparência

Seja numa entrevista de emprego, seja no dia a dia de trabalho, as pessoas reparam na sua aparência. Críticas à parte, o fato é que as primeiras impressões continuam sendo decisivas. Por isso, procure vestir-se de modo adequado ao ambiente de trabalho, lembrando que algumas empresas permitem vestuário menos formal do que outras. De qualquer forma, é necessário informar-se antes.

Mulheres devem evitar maquiagens muito carregadas, decotes indiscretos, excesso de acessórios etc. Homens devem evitar as bermudas, utilizar roupas em tamanho adequado e não amassadas, ter as unhas bem cortadas e a barba aparada. São detalhes, mas que fazem muita diferença.

2. Modere o seu comportamento

Cada indivíduo tem as suas características dominantes da personalidade. Algumas pessoas são mais extrovertidas, outras menos. É claro que essas individualidades precisam ser respeitadas, e não existe um tipo de pessoa que seja melhor do que outro.

O que se recomenda sempre é a moderação. Todo mundo gosta de bater um papo descontraído com os colegas, mas existem momentos específicos para isso, como os horários do almoço e das pausas para o café. Na hora do trabalho, evite falar mais do que o necessário e administre as suas emoções. Gritos e palavrões, nunca! Seja educado e discreto.

3. Não confunda marketing pessoal com arrogância

No marketing pessoal, além de ser competentes, também precisamos parecer competentes. Isso significa que, além de obtermos bons resultados, é importante que as pessoas ao nosso redor saibam disso para que reconheçam a nossa qualidade profissional. Por isso, precisamos usar esse poder de convencimento e persuasão nas negociações e nas entrevistas de emprego.

No entanto, isso jamais deve ser confundido com arrogância. Não fique se gabando de seus feitos a todo instante. Quando surgir a oportunidade, numa entrevista ou reunião, toque no assunto, evidenciando as suas capacidades, mas sem vangloriar-se mais do que o necessário. Aliás, permita que o seu currículo e que as suas ações falem mais do que as suas próprias palavras.

4. Seja simpático e empático com todos

Qualquer carreira bem-sucedida fica extremamente manchada quando o indivíduo é grosseiro, rude, egoísta e antipático. Por isso, seja simpático com todos aqueles que estão à sua volta, independentemente do cargo que ocupem. Diga “bom dia”, “por favor”, “obrigado” e “com licença”. Se estiver enfrentando problemas pessoais, evite expressar o seu mau humor no trabalho. Tente ser simpático, solícito e sorridente.

Ninguém merece trabalhar com pessoas emburradas e que reclamam de tudo. Portanto, seja simpático para construir um clima organizacional agradável. Além disso, não se esqueça da empatia, que é a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Assim, você evitará o egoísmo e atuará sempre com respeito ao próximo.

5. Aja com ética

Por falar em respeitar o outro, é essencial que você aja com ética, ou seja, pensando nas consequências de tudo aquilo que você fala e faz. Comunique-se com clareza e, se tiver algum problema com alguém, procure resolvê-lo diretamente com a pessoa que o está causando, por meio do diálogo. Se não resolver, converse com o seu supervisor. No entanto, modere as palavras e não reclame no sentido de “queimar” a imagem dos colegas. Você não gostaria que fizessem isso com você, certo?

Além disso, há outras questões de ética que são super importantes, como comunicar-se com clareza, empregar um tom formal nas trocas de mensagens e e-mails, ser objetivo nas conversas, evitar ficar horas ao telefone tratando de problemas pessoais etc. Por fim, seja pontual. Evite os atrasos, a procrastinação das tarefas e os almoços que duram duas horas, OK? Isso indica total falta de profissionalismo.

6. Atualize-se diariamente

Todo bom profissional nunca deixa de aprender. Por isso, é muito importante ler livros e revistas sobre a sua área de atuação, frequentar eventos relacionados e fazer cursos de aprimoramento das suas competências.

Contudo, ser um expert em sua área de atuação não basta. É necessário ser alguém com conhecimentos gerais também. O que você sabe sobre educação? Economia? Política? Cultura? Tecnologia? Esportes? Esse conjunto de conhecimentos também revela a sua sabedoria, além de permitir que você interaja com os seus colegas sobre diferentes temas.

7. Atualize o seu currículo com frequência

O seu currículo é um registro da sua vida profissional. Como nunca sabemos quando as oportunidades surgirão, é interessante mantê-lo sempre atualizado, de acordo com os seus empregos, cursos e competências. Algumas profissões também exigem um portfólio, que é um conjunto dos principais trabalhos desenvolvidos — é o caso de jornalistas, escritores, publicitários, arquitetos, fotógrafos, artistas plásticos, entre outros.

Por fim, seja ativo também no LinkedIn, que é a rede social adequada para a publicação do seu currículo, para pesquisas de vagas de trabalho e para a condução de contatos profissionais. Deixe as fotos na balada e os comentários engraçadinhos para o Facebook e para o Instagram, OK? Respeite as características de cada rede social, afinal de contas, os recrutadores e supervisores estão de olho em todas elas!

Que as informações acima potencializem o seu marketing pessoal e permitam que os seus resultados sejam extraordinários na carreira! Se você gostou das dicas, ou se tem alguma recomendação adicional que queira dividir conosco, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais. Leve este conhecimento a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dele!

Imagem: Por fizkes