Imagine que você acorda numa segunda-feira para ir ao trabalho. Pega um trânsito considerável. Quando está quase chegando à empresa, percebe que esqueceu o celular em casa. Volta para pegá-lo, pega mais trânsito e chega atrasado. Toma uma bronca do chefe porque perdeu uma reunião importante. Ao chegar em casa ao fim do dia, ainda tem que levar o filho pequeno, com febre, ao hospital.

Você já teve um dia desses? Como essa sucessão de eventos negativos faz você se sentir? Burro? Azarado? Fracassado? Abandonado pelo universo? Talvez esses pensamentos negativos tenham surgido na sua vida nesses momentos difíceis, o que é normal no calor do momento. No entanto, não podemos acreditar de verdade neles. Em outras palavras, é preciso desenvolver um mindset positivo. Você sabe o que isso quer dizer? Então, continue a leitura deste artigo e descubra!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Um mindset positivo

A palavra “mindset” tem sido muito utilizada atualmente, especialmente nas áreas de desenvolvimento pessoal, coaching e psicologia. Traduzindo-a do inglês para o português, ela nada mais é do que “mentalidade”, isto é, o conjunto de características que compõem a mente de uma pessoa, o que inclui: crenças, maneira de pensar, valores morais etc.

Um mindset positivo, portanto, nada mais é do que um olhar mais otimista, lançado sobre os diferentes eventos da vida — mesmo aqueles mais complicados, como os do início deste artigo. Uma mudança de mindset não ocorre da noite para o dia, mas há alguns comportamentos que podem ser treinados, de modo que você consiga ser mais positivo com o passar do tempo. A seguir, você confere 7 dicas para desenvolver um mindset positivo. Vamos lá?

1. Tente analisar a situação desagradável de outra forma

Você esqueceu o celular em casa? Ao menos você tem um celular para lhe ajudar nas tarefas diárias. Você pegou trânsito? Ao menos você o enfrentou dentro de seu próprio carro, e não no desconforto de um ônibus lotado. Você levou bronca do chefe? Ao menos você tem um emprego para sustentar a si e aos seus familiares. O seu filho está doente? Ao menos você tem uma família que o ama e pode socorrê-los em um hospital de qualidade, com médicos capacitados.

PSC

Percebe como um mesmo fato, mesmo o mais desagradável, pode revelar nuances positivas? É claro que, no calor das emoções negativas, pode ser difícil encontrar esse lado “iluminado”. Contudo, experimente fazer este exercício: ao vivenciar uma situação ruim, procure identificar algo de bom que existe nela. Isso é profundamente transformador!

2. Aceite que todo mundo tem dias ruins

Quando estamos vivendo um dia negativo, parece que o de todas as outras pessoas está maravilhoso, não é mesmo? Às vezes, acabamos de receber uma notícia péssima, enquanto os colegas acabaram de receber notícias ótimas. É como se todo mundo estivesse feliz, e o universo tive voltado a sua ira especificamente contra você.

Não caia nessa ilusão. A vida de todo mundo, sem exceção, é feita de momentos bons e de momentos ruins. Sabe aquele seu amigo que só posta fotos namorando e viajando nas redes sociais? Pois é, ele também pode ter dezenas de problemas sobre os quais você não faz a menor ideia. Entretanto, da mesma maneira que você não publica os seus problemas nas redes, as outras também não o fazem, dando a falsa ideia de que a vida de todo mundo é perfeita, menos a sua.

Não acredite nisso e não se compare aos outros! Na internet, todo mundo é lindo, inteligente, sensato e feliz, mas a vida real não é assim.

3. Agradeça diariamente

Algo que pode tornar o seu mindset mais positivo é agradecer diariamente por tudo aquilo que você já possui. Casa, comida, roupas, carro, emprego, saúde, acesso a bons hospitais, boa escolaridade, acesso à informação, família, amigos, computador, celular, eletricidade, água encanada, até o ar que você respira pode ser motivo de agradecimento.

Na correria do dia a dia, acabamos não percebendo quantas coisas possuímos e quantas pessoas gostariam de estar em nosso lugar. Quando agradecemos por tudo isso diariamente, reforçamos em nosso cérebro que temos muito mais a agradecer do que a pedir. Isso produz em nós uma sensação de bem-estar e de paz, o que, em longo prazo, permite que desenvolvamos uma mentalidade mais otimista.

4. Substitua o mindset fixo pelo mindset de crescimento

Sim, existem dois tipos de mindset. O mindset fixo é aquele em que uma pessoa desenvolve crenças rígidas, que não podem ser alteradas. “Pessoas de sucesso já nasceram com talentos específicos”, “as pessoas só enriquecem quando têm sorte”, “eu sou azarado”, “as coisas dão errado em minha vida porque eu não sou inteligente o bastante”, “as chances de dar certo são tão pequenas que é melhor nem tentar”. Essas são as crenças típicas de uma pessoa com um mindset fixo.

O mindset de crescimento, porém, é aquele em que as crenças de uma pessoa não são absolutas e estão abertas às mudanças, conforme novos conhecimentos sejam adquiridos. “A situação está difícil, mas eu posso lidar com ela”, “eu ainda não sei fazer, mas vou adquirir o conhecimento necessário”, “hoje foi um dia difícil, mas amanhã será melhor”, “eu posso ser uma pessoa de sucesso e vou trabalhar para isso”. Percebe como as crenças são diferentes e muito mais positivas?

5. Entenda que a falha não é o oposto do sucesso

Uma das crenças mais comuns daqueles que têm um mindset fixo e negativo é a ideia de que o mundo se divide entre os bem-sucedidos e os fracassados. Isso não é verdade. A falha não é o oposto do sucesso, mas apenas uma etapa que o antecede.

Se você ler a biografia de pessoas que fizeram a diferença na história da humanidade, perceberá que elas foram pessoas comuns, que tinham falhas, que cometeram erros, que pensaram em desistir, mas que perseveraram até alcançarem os seus objetivos. Não há pessoas predestinadas ou não à felicidade. Tudo depende de nossos esforços e dos conhecimentos que adquirimos.

6. Tenha pessoas que o inspirem

É importante ter ídolos ou mentores. Essas pessoas já conhecem o “caminho das pedras”, e seguir os seus passos pode ser uma importante dica para quem deseja alcançar o sucesso. Mais do que isso, ter pessoas que o inspiram também é um fator para desenvolver um mindset positivo.

Esses indivíduos que despertam admiração e inspiração podem motivá-lo a dar o melhor de si e também a lidar adequadamente com os dias difíceis e com os problemas. Inspire-se nessas pessoas para ser mais otimista. Procure seguir os passos delas, mas lembre-se de trilhar a sua própria jornada.

7. Reconheça a importância das dificuldades

Você já parou para pensar em como seria a vida se ninguém tivesse problemas ou dificuldades? À primeira vista, a ideia pode parecer maravilhosa, mas isso não é verdade. Sem dias ruins, ninguém daria valor aos dias felizes, pois todos seriam iguais, e, na verdade, ninguém teria a menor noção do que é felicidade.

Além disso, sem os problemas, ninguém pensaria em sair da zona de conforto. Ninguém desenvolveria a criatividade, ninguém adquiriria novos conhecimentos, ninguém administraria as próprias emoções e ninguém seria resiliente. Aliás, você sabia que é exatamente nos momentos difíceis e problemáticos que os nossos neurônios fazem conexões novas e mais fortes? É isso mesmo: quanto mais adversidades você supera, mais inteligente e emocionalmente equilibrado você fica!

Lembre-se de que a inteligência, o sucesso, o equilíbrio emocional e as habilidades de relacionamento não são fixos. Tudo isso pode e deve ser aprendido e desenvolvido, o que ocorre, principalmente, nos momentos mais difíceis.

Que este artigo tenha servido como luz para os seus problemas, de modo que você desenvolva um mindset positivo e otimista, mesmo nas horas mais adversas. Se você gostou desta reflexão, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais, levando uma palavra de alegria aos seus amigos e familiares!

Imagem: Por KieferPix