Quem são as pessoas que inspiram você e que o motivam a ser alguém melhor diariamente? Geralmente, os indivíduos que nos inspiram são pessoas das nossas famílias, amigos, colegas de trabalho, profissionais que são referência em nossa área de atuação, esportistas, celebridades etc.

Podemos admirar uma pessoa por diversos motivos: pela sua simpatia, pela sua educação, pela sua lealdade, por seu desempenho profissional, por seus talentos, enfim, por uma série de razões. Essas pessoas despertam em nós a vontade de crescermos e de sermos alguém assim tão encantador quanto elas.

A boa notícia é que você que agora lê este artigo tem todas as ferramentas dentro de si para ser a inspiração de alguém. Se você duvida disso, talvez seja melhor olhar para si com um pouco mais de carinho. Pensando nisso, o fundador do Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, José Roberto Marques, desenvolveu “As 7 chaves para desbloquear o melhor ano da sua vida”, uma formação multifatorial, criada com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o sucesso em todas as áreas da vida.

Para que você possa obter esse sucesso e inspirar as pessoas ao seu redor, deixamos aqui 7 dicas, como um aquecimento para o que está por vir ao longo do programa.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

1. Demonstre empatia

Se você quiser inspirar as outras pessoas, precisa ser humilde e saber ouvi-las. É difícil admirar alguém que, mesmo sendo extremamente bem-sucedido, é soberbo e não se importa com as necessidades dos outros. As pessoas mais inspiradoras ao longo da história foram aquelas que souberam fazer a diferença — não apenas em suas próprias vidas, mas também nas vidas das pessoas ao seu redor.

PSC

Portanto, aja com empatia, ouça na essência as pessoas que convivem com você e, depois disso, ofereça a elas uma palavra de carinho, de ajuda, de ânimo e de motivação. O simples ato de saber ouvir, tão raro atualmente, já demonstra quem é uma pessoa de valor.

2. Acredite e defenda os seus valores

Por falar em valores, acreditar e defender os seus é uma maneira de inspirar as pessoas ao seu redor. Martin Luther King acreditava e defendia os valores da igualdade racial. Mahatma Gandhi defendia a não-violência na defesa dos direitos humanos. Esses são apenas alguns exemplos de valores que as pessoas podem defender na promoção de uma sociedade mais pacífica e feliz.

Você também precisa desenvolver os seus valores e princípios, com base naquilo em que acredita. Defenda esses princípios em todos os locais por onde passar — em casa, na rua, na escola, no trabalho etc. Desde que você não ofenda a liberdade do outro, é digno agir com lealdade aos seus propósitos. Isso é realmente inspirador!

3. Seja um exemplo a ser seguido

É importante defender os seus valores, porém, mais importante do que afirmá-los é demonstrá-los com atitudes no dia a dia. Uma pessoa que afirma ter certos princípios, mas que tem ações que demonstram o contrário, não é inspiradora de maneira alguma. Ao contrário, ela exibe incoerência e hipocrisia.

Atitudes valem mais do que palavras. Portanto, se você deseja inspirar alguém, seja o exemplo a ser seguido. Respeite as pessoas, discorde com educação, jogue o lixo no lixo, não julgue as atitudes do outro, administre as suas emoções. Como dizia Gandhi, “Seja você a mudança que tanto deseja ver no mundo”.

4. Aprenda constantemente

Pessoas inspiradoras não vivem apenas de ensinar, mas muito mais de aprender. Elas também têm os seus próprios mentores inspiradores e procuram seguir esses modelos. Aprender não significa apenas fazer cursos e ler livros, embora essas fontes de conhecimento também sejam muito importantes. Além deles, também podemos aprender conversando com as pessoas, viajando, conhecendo diferentes realidades, enfrentando problemas do dia a dia.

Pessoas inspiradoras não lamentam o que deu fracassou, mas investigam o porquê de ter dado errado, procurando extrair lições para fazer melhor futuramente. Adquirir conhecimento é algo a ser feito até o último dia de nossas vidas. É assim que evoluímos, que abandonamos crenças antigas e que as substituímos por novas opiniões, mais condizentes com o novo momento. Atualize-se e evolua sempre!

5. Compartilhe os seus conhecimentos com humildade

As pessoas verdadeiramente inspiradoras compartilham os seus conhecimentos. No entanto, elas não fazem isso de qualquer jeito. Quando ensinam alguém a fazer algo, jamais humilham ou ofendem o outro. Ninguém nasceu sabendo, de modo que precisamos ter paciência e humildade para compartilhar os nossos saberes.

Portanto, ao inspirar alguém, ensine o que você sabe e corrija com carinho. Não seja ríspido nem se coloque em posição de superioridade. A arrogância destrói a admiração que podemos sentir por uma pessoa, mesmo que ela seja sábia.

6. Comunique-se com clareza

Para inspirar os seus colegas, os seus amigos, os seus familiares e quem mais esteja ao seu redor, comunique-se com clareza. Os grandes filósofos, professores, médicos e líderes de empresas sabem que a forma como comunicamos algo pode ser tão importante quanto aquilo que é dito.

Por isso, seja claro e objetivo. Dê exemplos, faça comparações, questione e mostre os argumentos que você tem para defender os seus valores. Ao mesmo tempo, permita que as pessoas tirem dúvidas sobre eles e responda-as com boa vontade. O diálogo é uma força poderosa, por meio da qual podemos resolver problemas, conscientizar, ajudar, enfim, transformar a nossa realidade.

7. Seja um motivador e incentivador

Inspirar alguém não é dizer o que ela tem que fazer, mas dizer que você confia nas capacidades e competências dessa pessoa. Às vezes, tudo o que alguém precisa é de um abraço, de uma palavra de confiança e de alguém que o incentive.

Elogie o trabalho das pessoas do seu meio. Uma simples frase pode mudar totalmente o dia de alguém e elevar a sua autoconfiança e a sua autoestima. Portanto, como se diz popularmente, “Seja um incentivador de pessoas. O mundo já tem críticos demais!”.

As dicas acima foram apenas um aquecimento de tudo o que você vai aprender para inspirar pessoas no programa “As 7 chaves para desbloquear o melhor ano da sua vida”. Essa formação 100% on-line e gratuita vai transformar a sua vida e também as vidas das pessoas ao seu redor!

O movimento “7 chaves” vai ter início no próximo dia 11 de março, pontualmente às 19h57, horário de Brasília. Inscreva-se!

Imagem: Por PerfectDayToPlay