Dizem que, na história da humanidade, a maior dificuldade da nossa espécie nunca foi dominar um determinado conhecimento ou uma ferramenta nova, mas sim o ato de lidar com outro ser humano. Cada indivíduo tem a sua personalidade, os seus valores, as suas vivências e a sua maneira de ver e entender o mundo. Essas diferenças são o que nos enriquece coletivamente, mas também podem desencadear conflitos, caso não haja certa diplomacia.
Se os problemas de relacionamento já surgem de vez em quando dentro das famílias e dos grupos de amigos, imagine em uma equipe de trabalho! Nesse contexto, as pessoas são agrupadas por habilidades técnicas, e não por vontade própria, o que torna as relações mais desafiadoras.
Apesar dos desafios, entretanto, uma boa liderança pode tornar o relacionamento entre os membros do time um elemento de qualidade, que potencializa os resultados, em vez de gerar prejuízos. Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura e confira as 7 dicas que separamos, na sequência!
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1. Defina regras e valores de convívio
A melhor estratégia para que as pessoas convivam bem é adotar e reforçar constantemente determinadas regras e valores que devem ser respeitados. É por isso que as instituições defendem valores específicos nas suas identidades institucionais. Inspire-se nelas e faça combinados com a sua equipe.
Algumas regras que podem ajudar:
- Respeitar as diferenças e sempre dirigir-se aos colegas com educação;
- Cooperar, e não competir;
- Não mexer no que não é seu se não houver permissão;
- Não falar daqueles que não estiverem presentes (fofoca);
- Separar questões pessoais de questões profissionais;
- Ser assíduo, pontual e dedicado às suas atividades;
- Prestar contas acerca da execução das suas obrigações;
- Pedir ajuda diante de dificuldades e ajudar os colegas quando possível;
- Entender que nem sempre será possível fazer a sua vontade;
- Agir com ética e transparência em qualquer circunstância;
- Manter os ambientes limpos e organizados;
- Respeitar os horários de expediente e de pausas/refeições.
2. Ouça o que os seus colaboradores têm a dizer
Um bom líder não é apenas aquele que sabe dar ordens, mas, antes disso, é aquele que ouve e leva em consideração o que os seus liderados têm a dizer antes de tomar as decisões em nome da equipe.
Os liderados são as pessoas que colocam a mão na massa no dia a dia e que, portanto, têm um acesso muito mais direto às adversidades das suas respectivas atividades do que o próprio líder. Ouvi-los, portanto, é uma maneira de compreender melhor a rotina das pessoas que compõem o time e, consequentemente, de tomar decisões mais eficazes para melhorar a qualidade de vida dele. Assim, seja democrático e dê voz e vez para que todos possam se expressar, com igualdade.
3. Invista em comunicação interna
A comunicação é sempre a melhor maneira de prevenir os problemas e de resolvê-los, tão logo eles surjam. Sendo assim, estimule os liderados a interagir entre si e lembre-se que você também, enquanto líder, deve estar acessível e disponível para tirar as dúvidas e esclarecer o que for necessário aos seus colaboradores.
Nesse sentido, é fundamental investir em uma boa rede de comunicação interna. Nas equipes de trabalho, isso se faz por meio das reuniões e diálogos presenciais, mas também é interessar contar com outras ferramentas, como e-mails, quadros de avisos, telefones, grupos em aplicativos de mensagens de texto, entre outras tecnologias que permitem que as situações sejam solucionadas com mais facilidade, independentemente das barreiras do espaço e do tempo.
4. Oriente os seus liderados e compartilhe conhecimentos
Ser líder depende, conforme citamos, de ser acessível e presente no dia a dia da equipe. Não basta dar ordens e cobrar resultados. É preciso acompanhar a rotina, identificar as dificuldades dos colaboradores, orientá-los, corrigir as falhas, dar sugestões de melhorias, tomar decisões e dar o exemplo da conduta esperada.
Além disso, se você ocupa uma posição de liderança, muito provavelmente tem mais conhecimento do que os seus colegas — tanto no assunto de trabalho da equipe quanto na própria arte de lidar com outras pessoas. Sendo assim, não cultive essa sabedoria apenas para si. Compartilhe-a com a equipe inteira, investindo no desenvolvimento pessoal e profissional de todos. Uma dica especial é realizar, de tempos em tempos, dinâmicas de grupo que traduzam esses ensinamentos na prática.
5. Incentive a cooperação, e não a competição
Em qualquer equipe, sempre há alguma competição, sobretudo entre pessoas que ocupam o mesmo cargo para quando houver a possibilidade de uma promoção. É natural que isso aconteça, mas, mesmo assim, o líder deve deixar claro que os interesses coletivos devem se sobrepor aos individuais e que qualquer pessoa que inverter essa prioridade dificilmente alcançará os objetivos almejados.
Ensine os seus colaboradores que sempre que as pessoas cooperam umas com as outras, ajudando-as e compartilhando aquilo que sabem, a equipe como um todo alcança resultados melhores, o que pode significar a conquista de um reconhecimento e de melhores condições para todos. Explique que as recompensas virão para aqueles que as merecerem e que o egoísmo da competitividade não entra nesse mérito.
6. Analise o contexto antes de tomar qualquer atitude
Se você, enquanto líder, identificar uma situação conflituosa entre os seus liderados, chame os envolvidos para uma conversa particular. Dê oportunidade para que cada um, sem interrupções e de forma respeitosa, explique o que aconteceu. Avalie o ocorrido criteriosamente, tome a sua decisão e explique os motivos de tê-la tomado.
É importante ter esse momento de conversa e reflexão, pois ele é um convite para que a racionalidade volte ao momento. Em contrapartida, qualquer decisão tomada no calor do momento e no diz-que-me-diz pode ser precipitada e injusta. Sendo assim, avalie o contexto e tenha pulso firme ao fazer as suas escolhas.
7. Conduza os seus feedbacks de forma justa
Muitas vezes, os conflitos em uma equipe têm origem em vaidades, comparações, inveja e sensação de injustiça. Todos esses fatores podem ser anulados com uma única ferramenta: o feedback.
Para fazer um feedback justo e imparcial, explique aos seus colaboradores todos os critérios que serão utilizados na sua avaliação de desempenho. Ao fim do período de avaliação, chame individualmente cada colaborador para uma conversa particular. Nesse momento, relembre os critérios avaliados e comente o desempenho do liderado em cada um deles.
Assim, deixe claros os pontos fortes do indivíduo, com o reconhecimento das suas habilidades, bem como os pontos que precisam de melhorias, com sugestões de como fazer isso. Esse processo garante a justiça na avaliação de todos e previne os conflitos em geral.
Melhorar o relacionamento de uma equipe nem sempre é fácil. Há momentos em que precisamos mesmo desligar um membro e fazer uma nova contratação. No entanto, quanto mais você for seletivo na contratação e preciso nas atitudes do dia a dia, mais conseguirá tornar essa convivência mais harmoniosa. Para isso, coloque as 7 dicas acima em prática.
E você, ser de luz, como avalia o relacionamento nas equipes das quais faz parte? Qual das dicas acima você considera a mais importante? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!