A motivação é a força interior que nos leva a fazer algo. Precisamos de motivação para levantar da cama, para estudar, para trabalhar, para investir dinheiro, enfim para absolutamente tudo aquilo que fazemos.

No trabalho não é diferente. É claro que uma remuneração bacana é um importante fator motivacional, mas há vários outros pontos em jogo para motivar uma equipe. O clima organizacional, a assistência do líder, a possibilidade de crescimento na carreira e a definição de metas realistas também têm um grande poder sobre a motivação das pessoas.

Se você é um líder e deseja fortalecer a motivação dos membros da sua equipe, confira as 7 dicas a seguir.

1. Crie um “inimigo” comum

É sabido que as pessoas fortalecem os seus laços de amizade e de companheirismo quando percebem que possuem um inimigo em comum. É claro que, no ambiente de trabalho, isso não significa que você deve pegar alguém da empresa e falar mal dessa pessoa para a sua equipe.

O “inimigo” aqui seria algo que una toda a equipe, o que pode ser uma meta, a superação da concorrência, a superação de uma outra equipe, enfim, uma competição saudável. Esse tipo de argumento estimula cada indivíduo a dar o melhor de si, dentro de seu escopo de atividades e de competências profissionais.

Assim, as metas e os desafios representam importantes fatores motivacionais. Alguém que tem uma meta a ser batida trabalha com muito mais afinco do que alguém que apenas realiza de forma mecânica as suas atividades. Mesmo que você lidere uma equipe que realiza atividades burocráticas e repetitivas, invente algum tipo de meta sobre a produtividade de cada funcionário. Parece bobo, mas funciona!

2. Defina metas de curto prazo

PSC

Uma questão que precisa ser analisada com cautela pelos líderes de equipes é a definição de metas. Em muitas empresas, impera a cultura de definir metas semestrais ou anuais. É claro que isso é importante para os objetivos organizacionais. No entanto, do ponto de vista motivacional dos funcionários, é interessante desmembrar essas metas maiores de longo prazo em metas menores que possam ser acompanhadas semanalmente ou mensalmente.

Isso ocorre devido a um fator psicológico. Quem vê a meta lá no fim do ano pode não agir com o mesmo empenho de quem vê que a meta já está ali no fim do mês. Por isso, defina metas de curto prazo também — que serão menores, obviamente! Isso faz muita diferença no fator emocional das equipes e, consequentemente, beneficia a sua produtividade.

3. Quebre a rotina da sua equipe

Sempre que uma equipe se vê mergulhada em tarefas rotineiras, repetitivas, burocráticas e sem grandes “aventuras” em seu dia, ela perde motivação. Por isso, é importante que o líder encontre maneiras criativas de modificar a rotina dessas pessoas. O fator novo sempre é algo estimulante.

Assim, há algumas sugestões bastante úteis nesse sentido. Diversas empresas têm aderido à prática da ginástica laboral como atividade integradora. Trata-se de uma prática de exercícios físicos adaptados ao ambiente de trabalho, geralmente ministrados por educadores físicos.

Dinâmicas de grupo, trabalhos fora do local de trabalho, palestras e participação em eventos também podem ser experiências muito enriquecedoras e que permitem que os funcionários saiam um pouco de sua rotina. É claro que esse tipo de atividade não pode ser realizado sempre, mas uma vez ou outra já promove certo ânimo aos trabalhadores.

4. Crie momentos de integração e de recreação

Os exemplos acima são experiências que não apenas divertem o grupo ao sair da rotina, como também promovem integração, ou seja, o fortalecimento dos laços estabelecidos entre as pessoas.

Dentro da própria empresa, esses momentos também podem ser realizados. Confraternizações com os outros departamentos, festinha para os aniversariantes do mês e um café da manhã de vez em quando podem ser grandes fatores motivacionais.

Esses momentos permitem que as pessoas conheçam umas as outras e interajam com elas fora do assunto “trabalho”. Esse estreitamento de relacionamentos é bacana, pois, além de permitir que amizades sejam construídas, ainda torna o ambiente de trabalho muito mais harmônico e comunicativo.

5. Dê feedbacks com frequência

Quando um profissional sabe que o seu líder está atento ao seu desempenho e preocupado com a sua evolução, ele naturalmente trabalha com mais motivação. Por isso, é muito importante que o líder seja alguém acessível, que explique o que deve ser feito, que oriente, que tire dúvidas e que ofereça feedbacks.

O feedback é uma pequena reunião entre o líder e o seu funcionário, em que o gestor avalia o desempenho do empregado. Nessa reunião, o líder comunica tudo aquilo que ficou acima do esperado, dentro do esperado e abaixo do esperado na atuação do funcionário. Naturalmente, esse processo deve ser conduzido de forma muito respeitosa e amigável, em que o líder mostra que deseja a evolução do seu liderado, e não ficar apontando falhas de forma destrutiva ou ofensiva.

Quando o funcionário conhece bem os aspectos que estão agradando ao seu líder e os pontos em que precisa melhorar, ele se sente valorizado e acolhido. Naturalmente, isso se reverte em um funcionário mais motivado e mais comprometido com o seu desenvolvimento constante no dia a dia da profissão.

6. Invista em treinamento e desenvolvimento

Por falar em desenvolvimento constante, será que você, enquanto líder, tem oferecido à sua equipe as ferramentas necessárias para que ela evolua? Tem distribuído atividades estimuladoras e compatíveis com o perfil de cada profissional? Tem oferecido algum tipo de curso, formação ou aprimoramento de competências? Tem promovido ou estimulado a participação de funcionários em eventos e treinamentos relevantes à área profissional?

Todas essas ações fazem parte da área de T&D (treinamento e desenvolvimento de recursos humanos). Empresas que investem nessa área ajudam a construir carreiras de sucesso e, consequentemente, alcançam resultados mais expressivos. Quando um profissional sabe que pode evoluir naquela empresa, ele fica nela, reduzindo a rotatividade de empregados. Portanto, jamais se esqueça de que toda empresa depende das competências daqueles que nela trabalham.

7. Comemore cada conquista

Por fim, lembre-se sempre de reconhecer as conquistas de cada um de seus funcionários e da equipe como um todo. Mesmo aquilo que parece pequeno, mas que é positivo, merecer ser reconhecido em grupo.

Esses reconhecimentos não são bajulatórios, nem sem motivo, mas expressam que você, enquanto líder, percebe e fica feliz com as conquistas dos membros das suas equipes. Isso motiva todas as pessoas a darem o melhor de si. O reconhecimento por meio das palavras e dos gestos e tão importante quanto aquele que recebemos por meio da remuneração financeira.

E você, como tem visto as iniciativas de motivação de equipes no seu ambiente de trabalho? Tem mais alguma dica de como ela pode ser promovida nas empresas? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, compartilhe este artigo com todos aqueles que possam se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por fizkes