O Brasil é o país mais ansioso do mundo e um dos que mais sofrem com a depressão e com a síndrome de burnout (o esgotamento mental associado ao trabalho). Isso quer dizer que uma grande parcela da nossa população tem sofrido com problemas de saúde mental.

É claro que as causas desses problemas são muito diversas, mas é fato que dedicamos, em média, um terço do dia às nossas atividades profissionais, de modo que a correlação não pode ser ignorada. Sendo assim, as empresas precisam se dedicar à construção de um clima organizacional positivo, que torne a experiência de trabalhar ali agradável e benéfica à saúde física e mental.

Profissionais que gozam de bem-estar no corpo e na mente naturalmente serão melhores colaboradores, isto é, mais produtivos. Sendo assim, selecionamos neste artigo 7 dicas para que as empresas promovam o desenvolvimento da saúde mental no ambiente de trabalho. Confira!

1. Desenvolver e implantar um programa de saúde da mente

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer aos trabalhadores o que é a saúde mental e qual é a sua importância. Infelizmente, identificar a depressão ou a ansiedade, por exemplo, não é algo tão claro quanto uma gripe. Além disso, existe um preconceito imenso de que a pessoa que precisa cuidar da mente está ficando louca, o que não é verdade.

Sendo assim, é importante promover palestras e cursos, bem como distribuir materiais de apoio, citando a importância da saúde da mente e reforçando as práticas que previnem o aparecimento das doenças desse tipo. Esse processo deve englobar a todos, desde os diretores até os estagiários da empresa, em uma grande campanha de integração e informação. Ir a um psicólogo ou a um psiquiatra não é sinal de loucura, mas da busca pela saúde mental. Isso precisa ficar claro!

2. Readequar o estilo de trabalho

Um chefe que grita, uma pessoa que trabalha 12 horas por dia, uma remuneração baixa e uma infraestrutura insuficiente. Como é possível que alguém tenha saúde mental nesse contexto? É por isso que as empresas precisam readequar o estilo de trabalho.

PSC

Isso envolve treinar os gestores para desenvolver a inteligência emocional, definir cargas horárias adequadas de trabalho (sem que o colaborador receba telefonemas do chefe às 4h da madrugada), conhecer as competências dos funcionários, delegar tarefas de acordo com essas competências, oferecer a infraestrutura adequada para a realização de todas as atividades, desenvolver uma política adequada de remuneração e benefícios e administrar as demandas, de modo que nenhum colaborador fique sobrecarregado.

Outras medidas que podem ser adotadas nesse sentido são a contratação de novos colaboradores, a adoção dos horários flexíveis, a permissão para o home office em alguns dias da semana, entre outros.

3. Fazer parcerias com psicólogos

Assim como as empresas costumam fazer parcerias com planos de saúde, também é interessante criar essas parcerias com psicólogos. Não é interessante ter um psicólogo dentro da própria empresa, dado que, naquele ambiente, o funcionário pode não se sentir à vontade para se expressar.

A psicoterapia é a melhor maneira para tratar problemas da mente ou para prevenir que ocorram. Muitas vezes, tudo o que a pessoa precisa é de alguém que a ouça sem julgamentos e que a ajude a lidar com as suas angústias do dia a dia, de modo a encontrar meios práticos para amenizar o estresse, a ansiedade e os quadros depressivos, por exemplo. Por isso, fazer parcerias com psicoterapeutas experientes e com competência comprovada pode fazer muita diferença junto ao seu quadro de funcionários.

4. Promover atividades físicas

É fato que o corpo e a mente caminham de mãos dadas, de modo que o que se faz na saúde de um se sente no outro. Sendo assim, a ciência já comprovou que a prática regular de atividades físicas tem um impacto muito positivo na prevenção e no tratamento de problemas de saúde mental.

Infelizmente, o estilo de vida moderno é tão corrido que nem todos têm a oportunidade de praticar uma atividade física diariamente. Dessa forma, é interessante que a própria empresa ofereça sessões de exercícios físicos para os colaboradores. É o caso da ginástica laboral, ministrada por educadores físicos que criam rotinas de alongamentos específicos para evitar a tensão e as lesões típicas dos ambientes de trabalho. Além disso, grupos de corrida e parcerias com academias também podem ser boas ideias!

5. Realizar eventos de integração

É importante que as pessoas identifiquem o ambiente de trabalho não apenas como uma fonte de renda, mas também como um espaço para socializar, interagir e fazer amizades. Sendo assim, um café da manhã de vez em quando, uma confraternização para os aniversariantes do mês e um jantar ao fim do ano podem ser excelentes momentos para promover essa integração.

Além desses eventos, palestras e cursos fora da empresa, excursões e um simples happy hour permitem que os colaboradores criem laços de afeto entre si, o que favorece a sua motivação em fazer parte do grupo. Dessa forma, ir ao trabalho deixa de ser um fardo, pois também pode ser uma atividade bacana e prazerosa.

6. Adotar a meditação no trabalho

Você sabia que existem empresas que realizam o chamado “momento da meditação”? Seja no início, no meio ou ao fim do expediente, há organizações em que os funcionários fazem uma breve pausa no trabalho para meditar, fazer respirações conscientes, ouvir uma música relaxante e aliviar o estresse.

É sabido que a meditação, quando praticada em longo prazo, favorece a saúde mental, já que reduz a ansiedade e o estresse, ajudando as pessoas a focar no momento presente e a relaxar. Isso também permite que os indivíduos façam escolhas mais conscientes e que lidem melhor com as suas emoções no dia a dia, o que beneficia a convivência no ambiente de trabalho.

7. Criar um ambiente físico convidativo

Algumas empresas parecem verdadeiros presídios. São escuras, com baixa iluminação do sol, pouco arejadas e que confinam os colaboradores em cabines isoladas, quase sem interação. Isso não é um ambiente convidativo, não é mesmo?

Sendo assim, que tal pintar as paredes da empresa? Adicionar elementos decorativos? Colocar mais plantas nos departamentos? Abrir as janelas para manter o ambiente claro e arejado? Investir em móveis confortáveis? Oferecer a cada colaborador toda a infraestrutura de que ele necessita para realizar adequadamente as suas atividades, sem lesionar-se? Criar espaços de convivência, como jardins, salas de descompressão (inclusive com jogos) e refeitórios?

Parecem questões menores, mas a verdade é que elas fazem a diferença! Algumas empresas também têm aderido a outras iniciativas que tornam o ambiente organizacional mais agradável, como tocar música (baixa, é claro) nos momentos mais tranquilos do expediente e até mesmo adotar um animalzinho de estimação para a empresa (desde que ele tenha espaço e seja bem-cuidado por todos). São questões a se pensar!

Como você pode perceber, a relação entre a saúde mental e o trabalho é bastante intensa, mas pode ser extremamente positiva. Lembrando que uma pessoa passa em média 9 horas do dia na empresa (8 de expediente mais 1 de almoço), faz sentido que as organizações adotem essas medidas para promover mais saúde mental no trabalho.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre o tema? Como avalia a sua saúde mental no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!