O período de férias é muito desejado pelas pessoas. É o tempo para descansar, curtir a família e os amigos, relaxar, passear, viajar, enfim, fazer tudo aquilo que não conseguimos fazer enquanto estamos plenamente dedicados ao trabalho.
O problema é que algumas pessoas têm dificuldade de se “desligar” completamente do trabalho. Nem que seja responder a um e-mail ou trocar mensagens de texto com os colegas do trabalho, o fato é que essas atitudes indicam que a pessoa tem dificuldade em se desconectar dos assuntos profissionais.
Assim, a pessoa pode estar à beira da piscina do hotel, mas falando com os colegas sobre algum projeto da empresa. Resultado: o indivíduo não conseguiu relaxar, não aproveitou as férias e ainda pode ter decepcionado os amigos e os familiares. Para evitar que isso ocorra, separamos 7 dicas para que você, enfim, consiga aproveitar as suas merecidas férias!
Contents
1. Avise a todos que sairá de férias
A primeira dica parece óbvia, mas algumas pessoas se esquecem dela. Comunique a todos do seu departamento que você estará de férias pelos próximos x dias, e não apenas o seu chefe. Assim, você não será pego de surpresa pelo telefonema de algum colega que simplesmente não sabia da sua ausência durante o período.
No último dia de trabalho, envie um e-mail aos colegas oficializando que você estará em férias, citando as datas de início e de término do benefício. Explique quais demandas você finalizou e comunique a todos sobre quem ficará responsável pelas suas atividades enquanto você estiver fora da empresa. Ressalte que você não terá acesso aos seus e-mails.
2. Defina uma reposta automática para o seu e-mail
Mesmo que você tenha comunicado o seu departamento inteiro sobre as suas férias, pode ser que você receba e-mails de pessoas de outras áreas da empresa, de outras instituições ou de clientes durante esse período. Para lidar com essa questão, existe a configuração da resposta automática, que é uma mensagem padronizada, disparada automaticamente a todos os que enviarem um e-mail a você durante as suas férias.
Nessa mensagem, que não precisa ser muito extensa, você deve explicar que está de férias, citar a sua data de retorno e mencionar a pessoa que momentaneamente o está substituindo, caso apareça alguma demanda urgente.
3. Desative as notificações do celular
Ainda que você tenha seguido as duas etapas anteriores, se você estiver de férias e começar a ver as notificações que aparecem no visor do seu celular, tanto de e-mails profissionais quanto do grupo do trabalho, provavelmente ficará tentado a ver do que se tratam.
A dica, portanto, é desativar essas notificações de e-mail corporativo e silenciar o grupo do trabalho. Dessa forma, apenas as notificações da sua vida pessoal aparecerão enquanto você estiver de férias. Se for algo realmente urgente, que só você seja capaz de resolver, espere que alguém da empresa faça uma ligação. Contudo, não caia na tentação de ver as notificações profissionais do seu celular. Desative-as!
4. Atualize o seu calendário
Algumas empresas utilizam ferramentas de gerenciamento de projetos e calendários compartilhados para administrar as tarefas que estão em andamento e as que ainda precisam ser desenvolvidas. Se a sua organização faz uso desses recursos, atualize o seu calendário, notificando a todos sobre o período em que você estará de férias.
Assim, você conseguirá “bloquear” esse período, de modo que ninguém delegue atividades a você ou marque reuniões, por exemplo, nesses dias em que você estará afastado da empresa. Essa é mais uma oportunidade para lembrar a todos de que você não estará envolvido em assuntos profissionais nos próximos dias.
5. Resolva as principais pendências antes de ausentar-se
Não há nada pior do que voltar ao trabalho após as férias e se deparar com uma pilha interminável de tarefas a serem executadas, pois foram se acumulando durante a sua ausência. Aliás, essa é uma preocupação que tira a paz de espírito, mesmo durante as férias.
Para evitar que isso ocorra, planeje bem a última semana de trabalho. Dedique-se ao máximo nesse período para resolver as suas pendências. Além disso, separe o último dia para conversar com a pessoa que ficará responsável pelas suas demandas durante a sua ausência, explicando os procedimentos e tirando as dúvidas dela.
Outra dica bacana é fazer uma lista com as coisas que você deverá fazer quando voltar ao trabalho. Deixe-a em cima da mesa. Essas medidas serão suficientes para que você consiga aproveitar as férias sem ansiedade e para que o retorno ao trabalho seja mais tranquilo.
6. Planeje as suas férias
Para aproveitar as suas férias, é importante que você as planeje com antecedência. Ficar em casa assistindo televisão pode ser entediante, o que desperta as preocupações com o trabalho. Em contrapartida, se você fizer uma programação de passeios, viagens e atividades diferenciadas, você conseguirá “transportar” a sua mente a essa nova rotina, favorecendo o “desligamento” completo dos assuntos do trabalho.
A mudança na rotina permitirá que a sua mente compreenda que você está de fato de férias. Isso permitirá que você consiga relaxar de vez, aproveitando os bons momentos desse benefício. Contudo, se você ficar deitado na cama olhando para o teto, certamente se lembrará de questões de trabalho, reavivando as preocupações e fortalecendo a tentação de checar as notificações.
7. Dedique-se à sua família e aos seus amigos
Por fim, lembre-se de que o segredo da felicidade é o equilíbrio entre as diferentes áreas de nossas vidas. O período de férias é exatamente um momento para que nos dediquemos plenamente à vida pessoal, vivendo bons momentos ao lado dos amigos e familiares.
As férias são um direito de todo e qualquer trabalhador, justamente para que descanse física e mentalmente e, assim, recupere as energias para retornar em um novo período produtivo. Contudo, enquanto isso não acontece, dedique-se à sua família e aos seus amigos. Eles são parte importante da sua vida, tanto quanto o seu trabalho.
Assim como a sua empresa merece que você esteja 100% focado durante o expediente, também a sua família merece que você esteja 100% focado nela durante as suas férias. Valorize esse momento e aproveite-o para descansar, relaxar e fazer todas aquelas atividades que você tem vontade, mas para as quais não encontra tempo enquanto está trabalhando. Aproveite. Você merece esse descanso!
E você, querida pessoa, consegue desligar-se plenamente do trabalho enquanto está de férias? Quais técnicas você utiliza para que isso ocorra? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar esta reflexão aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!