Algumas pessoas chegam ao fim do dia, do mês e do ano com a sensação de que não realizaram nem a metade das coisas de que gostariam. É como se o tempo não fosse suficiente ou como se a energia acabasse no meio do caminho. Em todas as áreas da vida, essas pessoas sofrem com um baixo desempenho em suas atividades.

Isso ocorre com você? Se sim, saiba que você não está sozinho. Na verdade, essa perda de rendimento é uma queixa muito comum. No entanto, as pessoas mais produtivas do mundo têm os seus truques de alta performance. Neste artigo, elencamos os 7 principais deles, que vão ajudar você a alcançar os seus objetivos em todas as áreas da sua vida — pessoal, familiar, profissional, financeira etc. Preparado? Então, boa leitura!

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

1. Cuide da qualidade do seu sono

Algumas pessoas vendem a ideia de que dormir da meia-noite às 5h da manhã é saudável e aumenta a nossa produtividade. Isso não é verdade. Dormir assim tão pouco é prejudicial à saúde física e mental das pessoas.

O período do sono é importante para a regeneração de todas as células do organismo, para a organização das informações do dia anterior e para a recuperação das energias físicas e mentais para o novo dia. Por isso, passar muito tempo acordado e pouco tempo dormindo pode produzir o efeito paradoxal de reduzir a produtividade das pessoas, ao invés de aumentá-la!

Dessa forma, jamais descuide da qualidade do seu sono. Deixe as atividades físicas e as refeições mais vigorosas para a manhã. À noite, faça atividades mais relaxantes e refeições mais leves. Durma o quanto o seu corpo precisar, mas sempre deitando-se e levantando-se na mesma hora, de modo a construir um hábito.

2. Conheça os seus picos de produtividade

PSC

Já falamos aqui no blog que as pessoas precisam conhecer a si mesmas, ou seja, desenvolver o autoconhecimento. No aumento da produtividade, isso é muito importante. Nesse sentido, os especialistas em produtividade afirmam que cada pessoa tem os seus picos de atividade, ou seja, aqueles momentos em que temos mais energia para realizar as tarefas. É importante saber quais são esses momentos para aproveitá-los melhor.

Algumas pessoas sentem-se mais enérgicas pela manhã, outras à tarde, e há até mesmo quem se sinta mais ativo à noite. Portanto, analise a sua energia ao longo do dia e conheça os seus altos e baixos. Deixe as tarefas de maior complexidade para os “altos” e as mais tranquilas para os “baixos”.

É por isso que acordar diariamente às 5h da manhã não é uma recomendação vantajosa para todos. Nem todo mundo se sente produtivo nesse horário. Portanto, conheça a si mesmo!

3. Tenha objetivos e planeje-se

Para que uma pessoa seja produtiva, ela precisa ter objetivos. Não adianta fazer milhares de tarefas, sem saber por que você as está realizando. É preciso que as atividades que fazemos façam sentido, o que só é possível quando temos objetivos claros.

Estudar inglês para ser promovido, praticar exercícios físicos para ter mais saúde, aprender a mexer num determinado software para facilitar o trabalho. Tudo aquilo que fazemos precisa ter um objetivo, caso contrário, a nossa motivação se esvai.

Após estabelecer os seus objetivos, é preciso planejar-se, ou seja, listar todas as atividades que você deverá executar para que esse objetivo seja alcançado. O planejamento das atividades precisa ser realizado em longo, médio e curto prazo — o ideal é que as pessoas saibam o que devem fazer em cada dia, semana, mês e ano. É claro que há situações imprevisíveis, que não estão sob o nosso controle. Mas aquilo que estiver deve ser planejado!

4. Faça atividades que elevem os seus níveis de energia

Há determinadas atividades que elevam os nossos níveis de energia, potencializam as nossas forças e aumentam a nossa atividade física e intelectual. Essas atividades variam muito, de acordo com o perfil do indivíduo.

As pessoas podem sentir essa elevação energética, por exemplo, quando conversam com as pessoas, tomam sol, fazem atividade física, meditam, leem um livro ou reflexão diária, brincam com um animal, fazem uma oração etc.

O importante é que você, por meio do autoconhecimento, encontre a atividade que promove em você mais bem-estar e energia. Preferencialmente, faça essa atividade no início do dia, de modo que você aproveite esse pico de energia pelo máximo possível de tempo.

5. Escale os seus negócios

Como posso fazer mais em menos tempo? Esse é o desafio de toda pessoa e de toda empresa na atualidade. Por isso, a vida de alta performance depende da nossa capacidade de escalar os nossos negócios, ou seja, de aumentar a produção sem aumentar os investimentos na mesma proporção.

A escalabilidade de um negócio pode ser obtida de diferentes maneiras, como a terceirização de determinadas atividades, o investimento em tecnologia e até mesmo a criação de franquias. Isso é bacana para as empresas, mas saiba que você, individualmente, também pode ganhar escalabilidade.

Isso é possível se você aprender a mexer nas tecnologias que facilitem o seu dia a dia, construir boas redes de relacionamento, estabelecer parcerias, comunicar-se com clareza, alcançar novos clientes, desenvolver um sistema próprio de trabalho, mensurar o seu desempenho e fazer as correções nas falhas que identificar. É um exercício contínuo e diário, mas que vale muito a pena!

6. Afaste-se dos gatilhos de procrastinação

O ambiente em que vivemos e até mesmo em que trabalhamos foi projetado para nos manter na zona de conforto. Os mecanismos evolutivos da nossa espécie ainda nos programam para descansar o máximo possível, comer o máximo possível e gastar o mínimo possível de energia. No entanto, já não somos mais homens e mulheres das cavernas, que precisam economizar tanta energia. Nós, pessoas da idade contemporânea, podemos e devemos estimular o corpo e a mente a serem ativos e saudáveis.

Por isso, identifique os gatilhos que mantêm você nessa zona de conforto e afaste-se deles. Televisão, redes sociais, sofá, cama, celular, carboidratos: tudo isso é maravilhoso, mas deixe esses itens para os momentos de descanso e relaxamento, e não para o período em que você deve manter-se produtivo.

7. Faça o que você ama e acredita

Por fim, você até pode seguir todas as dicas acima, mas elas serão inúteis se as atividades que você precisa fazer não fizerem sentido para você. Talvez você não precise amar o que você faz, mas deve encontrar um mínimo de prazer, propósito e autorrealização nas suas atividades.

Sem acreditar na utilidade das suas tarefas, você não terá motivação para realizá-las. Quando isso ocorre, naturalmente a produtividade cai. Por isso, só gaste energia com os projetos que fazem sentido para você, dentro dos objetivos que você definiu para as diferentes áreas da sua vida.

Que as dicas acima possam transformar a sua energia e a sua produtividade, canalizando-as numa vida de alta performance, tanto pessoal como profissionalmente!

E você, o que pensa sobre o assunto? Quais das dicas acima você já tem posto em prática? O que o está impedindo de adotar as outras dicas em sua rotina? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, se este artigo fez sentido para você, saiba que ele também pode ser muito útil para outras pessoas. Por isso, compartilhe-o com os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por TippaPatt