Afinal de contas, quem não possui o emprego dos sonhos, não é mesmo? Aquele emprego com o qual sempre sonhamos e que , em certos casos, parte de um desejo que nos acompanha por toda a nossa infância.

Trabalhar com o que gosta e, além disso, ser bem remunerado é o objetivo de quase todas as pessoas e é o que nos motiva a desenvolver nossas habilidades promovendo melhoria e desenvolvimento das nossas capacidades, até mesmo porque conquistar essa vaga não é uma tarefa fácil.

Inclusive, é algo que acompanha a nossa jornada, sobretudo quando esse sonho se inicia quando ainda somos muito novos. Percebemos, à medida que vamos crescendo e adquirindo mais maturidade, que atingir certos patamares e conquistar cargos elevados, de bastante prestígio, é um verdadeiro desafio. 

Entretanto, isso não é razão para desistir, muito pelo contrário. É sim possível conquistar o emprego dos seus sonhos, mas para isso é preciso muita dedicação e força de vontade. E para contribuir com esse seu sonho eu resolvi compartilhar uma lista com 7 dicas incríveis e que definitivamente irão te ajudar nessa jornada. Confira agora mesmo! 

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

7 dicas para te ajudar a conquistar o emprego dos sonhos

1. Autoconhecimento

A primeira dica não poderia ser diferente. Antes de correr atrás de qualquer objetivo é preciso conectar-se profundamente consigo mesmo. O motivo disso é muito simples, o autoconhecimento nos torna capazes de reconhecer quais são os nossos verdadeiros desejos, aquilo que realmente almejamos.

PSC

É preciso reconhecer a si mesmo antes de ir à luta, caso contrário você enfrentará batalhas que não são suas, e , no fim das contas, quando atingir esse objetivo perceberá que está muito aquém daquilo que realmente gostaria para a sua vida.

2. Planeje-se

Agora que você já sabe realmente o que você quer, é preciso agir para conquistar esse tão sonhado objetivo. E o ponto inicial para isso está no planejamento. É preciso planejar muito bem como você irá traçar a trajetória que te levará ao topo.

Lembre-se que para conquistar o emprego dos seus sonhos será preciso, muito provavelmente, bem mais do que anexar um currículo e encaminhá-lo. A trajetória faz toda a diferença e, além disso, existem alguns fatores que podem ser cruciais para te ajudar nessa jornada como por exemplo:

  • Pesquisar sobre o cargo que você almeja, identificando bem quais são as exigências solicitadas e também, se possível, qual é, comumente, o perfil das pessoas contratadas para essa vaga;
  • Quais empresas oferecem esse cargo, quais são suas características básicas, além de identificar sua missão, visão e valores;

3. Identifique quais são seus pontos de melhoria

Ainda pensando em autoconhecimento, identificar e reconhecer quais são os seus pontos de melhoria é muito importante, sobretudo quando já temos bem definido aonde queremos chegar.

Afinal de contas, quando sabemos qual é o nosso objetivo e também o que precisamos aprimorar e desenvolver para chegar lá, torna-se muito mais simples estabelecer quais são as nossas metas.

Pensando por esse lado, de promover melhorias e desenvolvimento pessoal e profissional, existem pontos que merecem certo destaque. Habilidades que, independente da área que você deseja atuar, ou até mesmo do cargo, poderão contribuir para sua busca do emprego dos sonhos.

São elas:

  • Autoconfiança;
  • Empatia;
  • Proatividade;
  • Liderança;
  • Inteligência emocional;
  • Resiliência;
  • Flexibilidade;
  • Comunicação;
  • Competitividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Integridade.

Podem parecer muitas, não é mesmo? Mas não se assuste. Em suma, são habilidades que correlacionam entre si e que fazem parte da sua construção pessoal e profissional.

À medida que você desenvolve uma delas, como a liderança por exemplo, as outras desenvolvem-se em conjunto, consequentemente.

 4. Crie boas redes de contato fortalecendo o seu network

A premissa é muito simples, ninguém consegue chegar a lugar algum fazendo tudo sozinho. Isso é válido tanto quando falamos de questões pessoais quanto profissionais.

Mas não se engane, quando falamos de network não quer dizer que isso lhe fornecerá alguma espécie de favorecimento, definitivamente essa não é a ideia.

Na verdade o network contribui com a sua carreira a fim de estabelecer boas relações interpessoais e que, no decorrer de sua jornada profissional, poderão trazer inúmeras vantagens como:

  • Compartilhamento de conhecimento;
  • Feedbacks mais contundentes e assertivos;
  • Apoio, como na apresentação de um novo projeto, por exemplo;
  • Desenvolvimento de trabalho em equipe.

5. Faça cursos e busque aprimorar-se

Nas dicas acima já falamos sobre algumas habilidades, inclusive citei uma lista com algumas delas que definitivamente poderão te ajudar na sua trajetória profissional.

Habilidades comportamentais importantíssimas para a vida de qualquer pessoa. Mas não são as únicas que devem ser aprimoradas e desenvolvidas.

É necessário também investir em habilidades que irão lhe fornecer o conhecimento técnico necessário para assumir a vaga com a qual você sempre almejou em sua vida.

Portanto, faça quantos cursos forem necessários, aplique-se e busque aperfeiçoar-se para que o seu sonho esteja cada vez mais próximo.

6. Não se esqueça da sua saúde

Buscar o emprego dos sonhos pode não ser uma tarefa fácil, a depender de quais são as suas metas e objetivos. Dessa forma, saiba que essa busca poderá lhe render uma trajetória cansativa e com muitos obstáculos.

Independente de que a motivação esteja sempre em alta é preciso saber que a saúde de qualquer pessoa possui limites. Negligenciar isso é correr o risco de que essa jornada se torne bastante prejudicial, do ponto de vista físico e mental.

Estresse e ansiedade são os principais vilões e, uma jornada nociva, podem culminar ainda em problemas mais graves como a síndrome de burnout e a depressão, por exemplo.

7. Positividade, afinal, você é realmente capaz!

Não desista dos seus sonhos, se for algo que você realmente deseja para a sua vida lute para que esse sonho possa definitivamente concretizar-se.

Portanto, confie em si mesmo, mantenha a cabeça erguida e pense positivamente. Ter essa mentalidade irá contribuir gerando energia e motivação para que você dê o seu melhor em prol dos seus objetivos.

E aí? Qual é o emprego dos seus sonhos? Você já está trabalhando em um plano para alcançá-lo? Espero que as minhas dicas possam contribuir para a sua jornada. Deixe seu comentário, caso tenha alguma dica em mente e se você gostou desse conteúdo compartilhe em suas redes sociais. Um grande abraço.