O design é a parte da produção de conteúdo que se refere à escolha de fontes, à definição de cores da página, ao estilo visual das peças, ao uso de elementos gráficos, à diagramação dos elementos dos posts e à qualidade das imagens (em termos de resolução, tonalidade etc.).

Por isso, essa é uma parte muito importante da atividade nas redes sociais, afinal de contas, a estética é uma das questões mais importantes na hora de atrair o público. Entretanto, nem todo produtor de conteúdo tem essa consciência ou o conhecimento adequado para criar um design bacana. Por isso, reunimos neste artigo 7 erros bastante comuns em design nas redes sociais. Fique de olho neles para evitá-los. Confira!

1. Texto em excesso nas imagens

Sim, as pessoas são um pouquinho preguiçosas nas redes sociais quando o assunto é a leitura. Por isso, evite colocar nas imagens muitas palavras ou frases extensas. O ideal é que apenas os títulos dos posts apreçam na própria imagem, deixando as explicações mais extensas para as legendas.

Além disso, se você colocar muito texto na imagem, isso vai prejudicar a leitura dela, pois as palavras podem encobrir detalhes importantes da figura, deixando um aspecto poluído. Não se esqueça de que a ideia é que as pessoas apenas batam o olho na postagem e, se houver um título criativo, cliquem para ler a legenda. Utilize apenas o título, portanto, para chamar a atenção junto da imagem.

2. Escolha inadequada de fontes e tamanhos

Algumas fontes são muito artísticas, ou seja, ricas em detalhes. Por mais lindas que elas sejam, procure deixá-las apenas para os títulos. Nas redes sociais, é comum que as fontes não sejam muito grandes, de modo que a escolha de fontes rebuscadas pode impossibilitar ou prejudicar muito a leitura dos textos mais extensos.

Além disso, aproveitando a dica anterior de manter textos curtos, procure deixar as fontes maiores e legíveis. O texto muito extenso demanda que a fonte fique em um tamanho reduzido, o que até pode ser legível, mas demanda um esforço muito grande. E lembre-se: quanto mais esforço o público precisar fazer para acompanhar o seu conteúdo, maior é a chance de ele desistir.

3. Uso excessivo de determinadas cores

PSC

É fato que as cores de uma marca fazem parte da sua identidade. No entanto, isso não quer dizer que todo post nas redes sociais deve explorar sempre as mesmas cores. Isso produziria um resultado visual monótono e cansativo. Já imaginou como seria se a Ferrari utilizasse vermelho e amarelo em todas as suas publicações nas redes sociais?

Por isso, entenda que as cores não são a sua única marca. Invista em slogans, logotipos, símbolos e fontes específicas que identifiquem você. Sem depender exclusivamente das cores institucionais para criar a sua identidade visual, você terá mais liberdade para fazer variações nas tonalidades que usar, evitando a monotonia nos seus posts. Sem essa variedade, tudo vai parecer a mesma coisa, o que não será atrativo de maneira alguma.

4. Imagens em baixa resolução

Outro erro bastante prejudicial nas redes sociais é a utilização de imagens em baixa resolução. Sabe aquelas páginas que nem sequer disfarçam que copiaram imagens da internet? Pois bem, elas não fizeram um mínimo tratamento na foto, deixando-a desfocada ou distorcida.

Para evitar que isso ocorra, respeite sempre o tamanho sugerido para cada formato de post e sempre dê preferência aos formatos JPEG e PNG. Por fim, respeite as dimensões originais da imagem que utilizar, evitando ampliá-la, pois isso vai distorcer a figura e fazer com que ela perca a nitidez. Lembre-se sempre de acessar bancos de imagens de qualidade ou mesmo de produzir as suas próprias fotografias. Dá mais trabalho, mas o resultado é sempre muito superior.

5. Títulos não objetivos

Outra falha comum no design em redes sociais é não deixar claro o que é texto e o que é título. Os títulos das publicações devem aparecer nas capas dos posts, sendo considerados uma imagem, e não um texto. Por isso, deve haver riqueza de detalhes para colocá-lo em destaque, tendo em vista que é ele quem vai fazer o usuário decidir se vai ou não ler aquele conteúdo.

Dessa forma, certifique-se de que o seu título seja coeso, mas completo, dando ao público uma noção clara do tipo de conteúdo que está por vir. Você até pode ser um pouco misterioso em algumas situações, mas é preciso despertar a curiosidade no público, de modo que o seu título (e consequentemente o seu post) não passe batido. Certifique-se de que ele também não seja muito extenso, a fim de deixar o design o mais limpo possível.

6. Pouco contraste entre os elementos gráficos

Você já escreveu um texto em fonte amarela sobre uma superfície branca? Ou um texto na cor vinho sobre uma superfície marrom? Se a resposta for sim, certamente você percebeu que a leitura ficou muito difícil não é mesmo? Isso é o que acontece quando utilizamos cores muito parecidas ou igualmente claras/escuras uma grudada na outra.

Para que possamos visualizar adequadamente os elementos gráficos que compõem um post, inclusive as palavras, é importante colocar, lado a lado, cores contrastantes, ou seja, que sejam diferenciadas, de preferência colocando tons claros próximos de tons escuros. Os objetos de primeiro plano e o fundo do post devem contrastar, ou seja, devem ter um limite que os separa facilmente perceptível pelo público, facilitando a visualização e a compreensão do conteúdo.

7. Excesso de recursos visuais

Você já abriu os stories de alguma página e se deparou com uma profusão de imagens, textos, letras de músicas, gifs e figurinhas, tudo ao mesmo tempo? Ou já observou o feed de uma página e percebeu que havia nela um excesso de filtro em todas as fotografias publicadas? Certamente, o resultado estético disso tudo não foi bacana, não é mesmo?

Isso é o que acontece quando utilizamos recursos visuais em excesso. É importante utilizar essas ferramentas que as redes sociais oferecem para que elas destaquem ou complementem o conteúdo, mas nunca para que roubem o protagonismo dele. Por isso, utilize esses recursos com moderação. Se já há uma letra de música em seu story, há mesmo a necessidade de marcar a sua localização também?

Lembre-se de que a maior parte das pessoas acessa as redes sociais por meio dos aparelhos celulares, cujas telas têm dimensões reduzidas. Portanto, evite poluir as suas publicações com um excesso de elementos gráficos, pois isso pode produzir um post carregado e de difícil compreensão.

Esses foram 7 erros bastante comuns em design nas redes sociais. Tomar conhecimento deles e evitá-los em sua produção de conteúdo é uma estratégia importantíssima para que as suas publicações sejam mais atrativas, bonitas e de fácil compreensão.

Gostou das dicas acima? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!