Empreender é uma arte. Não se trata apenas de abrir uma empresa e delegar poderes, mas sim de um estilo de vida completo. O empreendedorismo é a capacidade de oferecer às pessoas produtos e serviços que resolvam as necessidades delas, ao mesmo tempo em que o empreendedor prospera pessoal e profissionalmente a partir da sua empresa.

Podemos falar muitas coisas sobre o empreendedorismo, menos que ele seja fácil ou simples. Contudo, para aqueles que encontram nessa atividade o seu propósito de vida, separamos algumas dicas que têm tudo para enriquecer o seu progresso e proporcionar resultados extraordinários. Ficou curioso? Então, confira as 7 dicas que selecionamos a seguir!

1. Ler muito

Um empreendedor precisa saber se comunicar adequadamente com diferentes grupos de pessoas diariamente: clientes, funcionários, fornecedores, sócios, parceiros etc. Nesse sentido, a leitura é uma grande aliada, afinal de contas, ela estimula o raciocínio lógico, impulsiona o pensamento criativo, aumenta o vocabulário e ainda facilita a fixação das regras gramaticais.

Além disso, o ato de ler amplia os horizontes dos nossos conhecimentos. Por isso, os empreendedores devem ler sobre tudo: ficção, biografias, notícias, artigos acadêmicos, enfim, obter diferentes informações que possam enriquecer a sua formação profissional e o seu desenvolvimento pessoal. A leitura muda as pessoas e oferece a maior ferramenta de todas: o conhecimento.

2. Elaborar um bom planejamento

Já citamos aqui no blog que o conceito de planejamento consiste em um processo de 3 etapas: 1- identificar o seu estado atual; 2- determinar o seu estado desejado (objetivo a ser alcançado); 3- relacionar todas as tarefas que deverão ser executadas para conduzir você do estado atual ao estado desejado.

Todo e qualquer indivíduo precisa fazer isso na sua vida pessoal, mas, no caso dos empreendedores, isso também deve ser feito na condução das atividades da empresa. Para isso, é fundamental realizar pesquisas de mercado, acompanhar as tendências do momento, monitorar a concorrência, conhecer o comportamento do seu consumidor e desenvolver ações compatíveis com esse perfil.

3. Administrar bem o dinheiro

PSC

Toda empresa tem propósitos específicos de oferecer algo de bom à sociedade e, dessa forma, melhorar as vidas das pessoas. Todavia, além desse propósito, também não podemos nos esquecer de que o lucro é um dos seus objetivos, afinal de contas, as empresas que estejam no vermelho não prosperam e ainda podem deixar de existir.

Por conta disso, é fundamental administrar bem o dinheiro, separando as contas da pessoa física das contas da pessoa jurídica. Todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai devem ser rigorosamente registrados e acompanhados, a fim de identificar a situação financeira da organização e os possíveis problemas que precisam ser resolvidos o quanto antes.

4. Fazer atividades físicas

A prática regular de atividades físicas apresenta uma série de benefícios à saúde. No que diz respeito à saúde física, é sabido que o exercício melhora o metabolismo, a respiração, a circulação e o desempenho muscular. Muitas doenças podem ser prevenidas com o fortalecimento do sistema imunológico que a atividade física proporciona. Isso é ótimo para que o empreendedor tenha vigor e disposição para o dia a dia, evitando os afastamentos.

Além disso, o exercício físico oferece uma série de benefícios para a mente, como o alívio do estresse e a produção de neurotransmissores que geram uma sensação de prazer e bem-estar, auxiliando no combate à ansiedade e à depressão. Todo empreendedor e todo indivíduo de maneira geral precisam de saúde física e mental, de modo que a prática de atividade física é condição indispensável para este fim.

5. Ter tempo para relaxar

Engana-se quem pensa que a vida de um empreendedor é só trabalhar, trabalhar e trabalhar. É fato que essa vida demanda muita dedicação, mas isso é diferente de negligenciar o sono, o descanso, o relaxamento e o lazer.

Os períodos de descanso são tão importantes quanto os períodos produtivos. É no descanso e no lazer que recuperamos as energias físicas e mentais necessárias para um novo período de trabalho. Portanto, mesmo os mais bem-sucedidos empreendedores sabem organizar o seu tempo, permitindo-se descansar, dormir, passar um tempo de qualidade com a família, sair com os amigos, viajar, passear, ter hobbies, enfim, vivenciar atividades relaxantes, que geram ânimo e motivação.

6. Definir metas grandes e claras

Todo empreendedor precisa ter metas grandes e claras para o seu empreendimento. Já citamos aqui no blog quais são as características de um bom objetivo, mas não custa lembrar que um objetivo de sucesso segue a sigla em inglês SMART:

  • Specific: específico e detalhado;
  • Measurable: mensurável, cujo progresso pode ser acompanhado ao longo do tempo;
  • Achievable: alcançável e realista;
  • Relevant: relevante, ou seja, que de fato tenha um propósito e o faça sentir-se feliz com o caminho escolhido;
  • Timebound: com um prazo de tempo definido.

Com essas 5 características, o empreendedor conseguirá definir um estado desejado para si e para a empresa que comanda.  Sem objetivos, não há sucesso.

7. Manter o foco nas tarefas mais valiosas

Nenhum empreendedor deve microgerenciar, ou seja, preocupar-se com as minúcias do trabalho de cada colaborador. O empresário deve ter uma visão ampla do negócio, dedicando-se às questões mais centrais e importantes e delegando tudo aquilo que for mais específico ou que envolva detalhes.

É claro que um empreendedor deve supervisionar os seus liderados, mas ele deve fazê-lo de forma objetiva, sem ocupar-se com esses detalhes. Para isso existem os supervisores de área e os profissionais especialistas. O que importa para o empreendedor é ter a visão do todo do seu negócio, sabendo a quem delegar cada demanda.

Um empreendedor de sucesso certamente segue as 7 dicas que citamos acima: ele lê muito, planeja as suas atividades, administra as finanças, pratica atividades físicas com regularidade, aproveita o tempo de descanso e lazer, define metas claras e mantém o foco nas tarefas mais essenciais. Colocando essas recomendações em prática, não há dúvida de que você também será um grande empreendedor!

E você, querida pessoa, tem perfil empreendedor? Em quais dos aspectos acima você se dá bem? Em quais ainda pode melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!