Se você chegou até este artigo é porque é uma pessoa que tem objetivos e deseja alcançá-los, isso é fantástico! Entretanto, mais do que saber o que quer, é preciso ter consciência dos hábitos que podem atrapalhar as suas conquistas. Siga a leitura e saiba quais são as atitudes que deve evitar para construir uma trajetória de aprendizado e realizações.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

7 Hábitos que atrapalham conquistas e comprometem o desenvolvimento

Você está pronto para abandonar de vez hábitos que servem apenas para te sabotar e atrapalhar as suas conquistas? Dê esse passo e veja o quanto a sua vida pode se transformar!

1. Se inferiorizar

Quando a autoestima está baixa, é comum que a pessoa se inferiorize e mantenha um diálogo interno rude. Se esse é o seu caso, repense esse comportamento, porque, ao se colocar para baixo, irá acreditar cada vez mais que é incapaz de crescer. Pense bem, você falaria dessa mesma maneira com um amigo? Provavelmente não, então, por que fazer isso consigo mesmo?

O ser humano tem uma capacidade fantástica de aprender e se desenvolver, desfrute disso. Se acha que tem pontos que precisa melhorar, trabalhe-os, se dedique, você é capaz! Evite se autodepreciar, mesmo que esteja entre amigos, as palavras têm poder, lembre-se sempre disso.

2. Se comparar com os outros

Se comparar com os outros é uma das piores coisas que pode fazer, porque, em vez de te motivar, fará com que se sinta pior. A comparação com terceiros não é justa porque ignora o fato que cada indivíduo é único, todos não saíram do mesmo ponto de partida. Além do mais, as pessoas geralmente se comparam com outras que são bem sucedidas e já chegaram onde elas gostariam.

Se alguma vez já fez isso, evite repetir, prefira se comparar consigo mesmo, com a sua versão do passado. Dessa maneira, conseguirá verificar o quanto tem se desenvolvido ao longo do tempo. Caso tenha uma pessoa próxima que admire, use sua trajetória como fonte de inspiração, mas nunca de comparação.

3. Procrastinar

A procrastinação é o ato de deixar tarefas importantes para depois e desperdiçar tempo com coisas irrelevantes. Até certo ponto é algo natural, mas pode se tornar perigoso quando se transforma em hábito. Se você costuma navegar nas redes sociais ou realizar outras atividades sem importância quando deveria estar cumprindo suas tarefas, ligue o sinal de alerta.

Quem procrastina demais acaba deixando tudo para a última hora. Com menos tempo hábil, a qualidade das tarefas cai, o que pode ser bastante prejudicial. Para evitar isso, comece a eliminar as distrações do ambiente, como o smartphone e as notificações de mensagens, a TV e outros itens.

4. Alimentar pensamentos negativos

De modo geral, acha que tem mais pensamentos positivos ou negativos? Se forem negativos, pense na razão para isso. Será que não está alimentando essas ideias ruins? A intenção de adotar uma visão mais positiva sobre a vida não é fechar os olhos para os problemas e viver em um mundo de fantasia. O objetivo é manter o foco nas soluções em vez de apenas se lamentar pelos problemas.

Acredite, tudo na vida tem o seu lado bom, se você treinar a sua mente conseguirá enxergar essa outra face das coisas. Sempre que algo te chatear, pense no lado bom daquilo, muitas vezes a resposta não é óbvia, mas com um pouco de reflexão poderá encontrar essa resposta.

5. Depender da aprovação alheia

O ser humano é social por natureza, nós temos a necessidade de interagir com outras pessoas. Contudo, devemos tomar cuidado para que isso não se transforme em uma dependência de aprovação. Entenda, é natural querer saber a opinião de amigos e familiares sobre nossas escolhas, mas existe um limite para isso.

Ouça o que os seus entes queridos têm a dizer, pondere, mas lembre-se que a decisão final será sempre sua. Da mesma forma, caso esteja se dedicando a um projeto e não tenha apoio, siga firme, porque o importante é que você acredita que aquilo pode dar certo. Muitas vezes, essa falta de motivação externa não é maldade, pode ser apenas uma falta de visão.

6. Desistir ao cometer um erro

Os erros fazem parte da vida e estão presentes na trajetória de todos, sem exceção. Desistir após cometer um erro é abrir mão de todo o esforço que realizou para chegar até aquele ponto. Falhar não é sinônimo de fraqueza e muito menos de incompetência, trata-se de uma resposta de que aquelas ações que realizou não foram as mais adequadas para o objetivo em questão.

Em vez de desistir, prefira rever suas atitudes e identificar os aspectos que pode melhorar para uma próxima tentativa. Thomas Edson tentou mais de mil vezes até alcançar seu objetivo de criar a lâmpada elétrica. Já pensou se ele tivesse desistido na primeira falha? Pense nisso e siga em frente!

7. Não cuidar da sua saúde

Existem pessoas que estão tão focadas em seus objetivos que acabam se esquecendo de si mesmas. Embora a dedicação seja mesmo necessária para conquistar algo, a saúde é um elemento indispensável para realizar qualquer coisa. Quando foi a última vez que esteve em um consultório médico e fez um check up?

Evite deixar os cuidados com a sua saúde para depois, pois as consequências podem ser graves. Procure se cuidar hoje, alimentando-se de forma equilibrada, praticando atividades físicas, evitando a sobrecarga de tarefas. Assim, se manterá forte e saudável para encarar todos os desafios e superar um a um.

Hábitos são construções diárias que podem surgir tanto de forma automática quanto intencional. Se você tem algum hábito ruim que adquiriu sem perceber, decida se livrar dele intencionalmente, substituindo-o por atitudes positivas, que te ajudem a crescer.

Com foco, força de vontade e dedicação conseguirá se libertar de todos os costumes nocivos para o seu desenvolvimento. O importante é acreditar que é capaz e seguir em frente, caso falhe em algum momento, lembre-se da dica número 6 e simplesmente retorne ao caminho certo sem se culpar.

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Deixe seu comentário abaixo e passe a informação adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por fizkes