Conflitos familiares são naturais, afinal, são várias pessoas juntas compartilhando necessidades e interesses. Mesmo que compartilhem laços familiares e valores, devemos sempre nos lembrar que são indivíduos diferentes. Dessa maneira, o objetivo não deve ser não ter divergências e sim saber lidar com elas positivamente.

Continue lendo para entender como os conflitos familiares costumam ocorrer e conferir dicas de como agir nesse tipo de situação.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Como ocorrem os conflitos familiares?

Os conflitos em família podem acontecer entre irmãos, pais e filhos e entre outros familiares, dependendo de como os indivíduos se organizam. Às vezes, há divergências entre a vontade de um e de outro, planos, custos, questões de saúde, são muitas as situações que podem resultar em atritos.

No núcleo familiar, embora haja amor e afinidades, também há várias pessoas que pensam de formas diferentes. Afinal de contas, cada indivíduo é único e o fato de terem recebido a mesma criação não muda isso. Dessa maneira, mesmo que todos tenham o desejo de fazer o bem, podem ter visões distintas disso e é daí que surgem os conflitos.

Irmãos que têm pais idosos com algum problema de saúde, por exemplo, podem divergir em relação à forma de tratamento ou para dividir os cuidados. Assim como filhos adolescentes podem querer fazer coisas que seus pais não concordam. Há, ainda, questões relacionadas à divisão de herança, que é algo que costuma gerar atritos.

PSC

Se os envolvidos não souberem lidar com a situação de forma positiva, um simples problema pode se transformar em mágoa e causar o rompimento. Por se tratar de uma família, um conflito entre dois membros pode impactar na relação dos demais e ter consequências muito ruins.

Dá para resolver conflitos familiares de forma respeitosa, mantendo a calma, ouvindo o outro lado e, assim, chegando a um consenso. Mas, para isso, é importante que os envolvidos estejam dispostos a dialogar e ceder, porque é assim que essas questões podem ser solucionadas.

Formas de lidar com conflitos familiares positivamente

Os conflitos podem acontecer em maior ou menor grau, dependendo de cada família e do temperamento de seus membros. Quando ocorre em excesso é ruim porque desgasta a relação. Por outro lado, não ter qualquer conflito nunca é algo que merece atenção, pois pode ser que existam pessoas deixando de se expressar para evitar atritos.

Se brigar em excesso é ruim, deixar de falar sobre o que incomoda também é. É preciso haver o equilíbrio para que os membros da família tenham liberdade para falar sobre o que incomoda para que, assim, possam resolver. Veja, a seguir, algumas atitudes capazes de auxiliar.

1. Adotar o hábito de ouvir

Parece óbvio sugerir que as pessoas ouçam umas às outras. Entretanto, a verdade é que muitas vezes queremos apenas falar e nos esquecemos que precisamos entender o outro. Por isso, reflita sobre seu atual comportamento em família. Acha que tem ouvido seus familiares como deveria? Se a resposta for não, acalme-se, comece agora e faça o melhor que puder, pois é assim que as mudanças acontecem.

2. Evitar iniciar uma conversa quando um dos envolvidos está irritado

Essa é uma dica que vale para qualquer tipo de situação. Jamais devemos tentar resolver algo com uma pessoa que está irritada ou quando somos nós que estamos nesse estado. Então, ao perceber que seu familiar está alterado, ou se for você, espere, diga que poderão conversar em outro momento. Com calma ficará muito mais fácil chegar a um consenso.

3. Entender com clareza qual é o problema

Às vezes, os sentimentos se misturam e as pessoas não conseguem ao menos entender exatamente qual é o problema. Por isso, é fundamental parar para refletir e compreender o que exatamente está acontecendo. A partir desse entendimento, conseguirá encontrar a melhor forma de agir e, certamente, em várias situações verá que não vale a pena brigar.

4. Reconhecer os próprios erros

Essa é uma atitude bastante desafiadora para muitas pessoas, mas fundamental para resolver atritos. Portanto, antes de olhar para as atitudes do outro, pense sobre as suas. Você agiu de alguma forma que possa ter gerado o conflito? Poderia ter feito algo diferente? Reconheça seus erros, quando houver, e não hesite em pedir desculpas.

5. Manter sempre a calma e o respeito

Independentemente do que aconteça, é fundamental manter a calma e o respeito. Sem esses dois elementos dificilmente será possível resolver um conflito. Afinal de contas, pessoas que estão alteradas e desrespeitam seus familiares não conseguirão compreender o outro lado. E sem compreensão não há formas de encontrar um meio termo que fique bom para todos.

6. Exercitar o perdão

Assim como falamos anteriormente, é preciso reconhecer erros e, além disso, saber perdoar quando foi outra pessoa que errou. Guardar mágoas não faz bem para ninguém, pelo contrário, gera sofrimento, dor e, no caso de familiares, compromete a relação.

Se você guarda algum tipo de mágoa antiga por um familiar, aproveite para repensar isso e perdoar. Certamente irá se sentir muito mais leve depois de se libertar desse ressentimento. Será como se desprender de correntes e restabelecer os laços com alguém que faz parte da sua história.

7. Respeitar as individualidades de cada familiar

Por fim, é sempre importante lembrar que pessoas da família são seres humanos e que possuem suas individualidades. Por isso, jamais tente impor suas ideias e vontades aos familiares. Busque compreender como eles se sentem e respeite isso. Da mesma forma, mostre que também precisa ser respeitado e que é assim que poderão se relacionar positivamente.

Não existe ser humano perfeito e, por isso, não existe família perfeita. As divergências sempre irão acontecer, isso é natural, entretanto, é preciso que todos saibam se respeitar. Onde há respeito, empatia e amor, nenhum tipo de atrito é capaz de abalar a relação entre familiares.

Apenas um adendo importante a ser feito é que dentro de famílias também podem existir pessoas tóxicas. Se, mesmo se esforçando, não conseguir manter uma relação positiva com um familiar, talvez o melhor a fazer seja se afastar. Afinal, insistir em algo que não te faz bem não vale a pena.

Tem mais alguma sugestão de maneira de lidar com os conflitos familiares? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para enviar este artigo no grupo da sua família, para que todos reflitam a respeito do assunto.

Imagem: Por fizkes